Os Principais Sintomas da Queilite Angular são variadas e importante para a saúde. Além disso, quilite angular ou comissurite angular também conhecida como boqueira, é aquela famosa feridinha dolorosa que ocorre no canto da boca. A Queilite Angular é uma dermatose comum, caracterizada por inflamação e fissura do ângulo dos lábios. Diversas situações podem propiciar o aparecimento dos sintomas da Queilite Angular, os mais comuns são o uso de aparelhos odontológicos ou dentaduras. Se as causas não forem atacadas, a lesão pode se perpetuar, tornado-se crônica.
A Queilite Angular é uma feridas que ocorre devido a um processo inflamatório no ângulo da boca. A lesões podem ser uni ou bilaterais. Idosos são os mais acometidos, mas os sintomas da Queilite Angular pode também ocorrer em jovens e crianças. O acúmulo de saliva no canto da boca parece ser o principal fator desencadeante, facilitando a maceração da pele, formação de fissuras e contaminação das feridas por bactérias ou fungos. Então, confira Os 7 Principais Sintomas da Queilite Angular.
Sintomas da Queilite Angular: Os principais sintomas da queilite angular incluem:
- Dor ao abrir a boca, como quando é preciso falar ou comer;
- Sensação de ardor;
- Aumento da sensibilidade do canto da boca;
- Secura da pele;
- Vermelhidão do canto da boca;
- Crosta no canto da boca;
- Pequenas rachaduras no canto da boca.
Esta ferida no canto da boca causa muito desconforto e a sensibilidade aumenta ao comer ou beber alimentos muito salgados, ácidos ou ricos em açúcar.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Causas da Boqueira: As causas da Queilite Angular actínica é causada pela exposição contínua ao sol e pode evoluir para o câncer. Ocorre com maior frequência em homens brancos, acima de 40 anos. A glandular pode ter causas genéticas, emocionais e acompanhar doença periodontal, dentre outras.
Os sintomas da Queilite Angular de contato é devida a substâncias que entram em contato com os lábios, como batom, pastas dentais, maquiagens, alimentos, além de instrumentos musicais de sopro ou objetos levados à boca de modo compulsivo.
A Queilite Angular, popularmente conhecida como “boqueira“, pode ser causada por bactérias, fungos, alterações nutricionais, constituição genética alérgica e outros fatores. O acúmulo de saliva no canto da boca parece ser o principal sintoma da Queilite Angular, facilitando a contaminação da ferida, geralmente pelo fungo Candida albicans.
Tratamento Para Boqueira: A primeira parte do tratamento para curar os sintomas da Queilite Angular é tentar eliminar ou corrigir problemas que estejam propiciando o seu aparecimento. Em muitos casos a simples eliminação dos fatores de risco é suficiente para curar a sintoma da Queilite Angular. Nos idosos, o uso de uma prótese dentária adequada pode ser a única medida necessária.
Em muitos casos, todavia, só conseguimos curar a sintoma da Queilite Angular com remédios. O uso de pomadas pode resolver o problema, mas é preciso antes investigar a presença de bactérias ou fungos nas lesões, pois a composição das pomadas muda conforme o germe que se quer tratar.
Se não houver infecção bacteriana ou fúngica, pomadas hidratantes e anti-inflamatórias, como óxido de zinco (presente no Hipoglós) ou Omcilon A Orabase são úteis. Cremes à base de vaselina também são uma opção.