Os Sinais de Câncer de Pele que Muitos Ignoram são bastante simples de identificar. Além disso, o Câncer da Pele é a neoplasia mais frequente nos país, com mais de 119 mil casos previstos em 2010, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença é causada por células que sofreram algum tipo de mutação e se multiplicaram erroneamente, criando um tecido doente, o tumor.
Se o Câncer de Pele for detectada no início, há grandes chances de cura, mesmo nas manifestações mais agressivas. Dentre as causas que potencializam a formação do tumor estão a idade e a fenotipagem, predisposição genética e, principalmente, exposição ao Sol. Além disso,a doença é mais comum em maiores de 40 anos e pessoas de Pele clara. Então confira Os 7 Sinais de Câncer de Pele que Muitos Ignoram:
Para identificar Sinais que possam indicar o desenvolvimento de Câncer de Pele existe vários métodos, um deles é o exame chamado de ABCDE, que inclui as principais características que, normalmente, aparecem nas manchas, pintas e sinais. Muitas vezes, o primeiro sinal de melanoma é uma mudança no tamanho, forma ou cor de uma mancha já existente. A regra “ABCDE” pode ser usada para lembrar o que deve ser procurado elas são:
- Assimetria – A forma de metade da mancha não coincide com a outra metade.
- Borda – As bordas são irregulares, entalhadas ou dentadas.
- Cor – É muitas vezes desigual. Tons de preto, marrom e canela podem estar presentes. Áreas brancas, cinza, vermelha ou azul também podem ser vistas.
- Diâmetro – O diâmetro maior que 6 mm.
- Evolução – A pinta vem mudando de tamanho, forma, cor, aparência, ou se desenvolve em uma área de Pele previamente normal.
Outros Sinais de Câncer de Pele que Muitos Ignoram são:
- Uma ferida que não cicatriza.
- Expansão do pigmento de uma mancha na Pele.
- Vermelhidão ou inchaço.
- Coceira, sensibilidade ou dor.
- Mudança na superfície da pinta.
Alguns Câncer de Pele não se enquadram nas regras acima descritas, por isso é importante informar ao médico quaisquer alterações em lesões de Pele ou novas lesões de aparência diferente do restante das pintas existentes. Mais além desse auto exame existem ainda outros sinais, que listamos para você saber como se prevenir desse mal terrível:
Sardas no Rosto : As sardas (ou efélides) são características de pessoas de Peles claras, ruivas e de olhos claros, e devido a esse fato essas pessoas devem ficar mais atentas, pois elas são um dos Sinais de Câncer de Pele. Isso não quer dizer que as sardas se tornarão um Câncer – as causas da formação de um e de outro são diferentes. No entanto, pessoas com sardas normalmente são mais sensíveis à luz solar, sofrendo um maior risco de desenvolver lesões solares.
Pele com Diferentes Tonalidades: As pessoas apresentam cores variadas na Pele devido à exposição solar. Poia essa concentração de melanina variadas, em determinadas partes do corpo é outro dos Sinais de Câncer de Pele que deve ser analisada por um dermatologista. No entanto, essa diferença de tonalidade pode ser genética e não indicar malignidade. De um modo geral, é importante que toda a Pele seja examinada, seja no consultório médico ou no autoexame em casa.
Pele Muito Clara: Para que a Pele fique bronzeada, a Pele precisa de melanócitos, células que são responsáveis por produzir o pigmento chamado melanina – que por sua vez dá cor à Pele. Pessoas de Pele clara têm menos melanócitos, e portanto irão produzir menos pigmento quando expostas ao sol. A melanina é o um protetor solar natural, e quanto mais o indivíduo possui melanina, maior a proteção ao se expor ao sol e menos dano ele terá.
Dessa forma, quem possui uma Pele muita clara sofre os danos da exposição solar mais facilmente, tendo portanto um risco maior tanto para o Câncer de Pele quando para o aparecimento de manchas e envelhecimento cutâneo. Por isso é importante que pessoas com a Pele mais clara visitem o dermatologista regularmente, ainda que não haja qualquer pinta ou sinal suspeito, uma vez que, essas características podem ser um dos Sinais de Câncer de Pele.
Pintas Concentradas em uma Área: Pessoas que possui uma alta concentração de pintas em determinadas partes do corpo, principalmente em áreas de maior exposição solar, como os ombros, devem considerar avaliação médica. O acompanhamento se faz necessário devido a maior possibilidade dessas pintas se transformarem em Câncer de Pele. Então fique atento a esse outro Sinal de Câncer de Pele:
Histórico de Queimaduras Solares: Os principais danos em nossa Pele afligidos pelo sol no geral são resultantes da exposição feita na infância, nos primeiros seis anos de vida – por isso, mesmo que você use protetor solar agora, deve considerar visitar um dermatologista se você tomava sol de maneira desprotegida, na infância. Pessoas com um histórico de intensa exposição ao sol e queimaduras que apresentaram bolhas de água na Pele na infância e adolescência, devem se atentar a este outro dos Sinais de Câncer de Pele.
Pintas Espalhadas Pelo Corpo: Outro dos Sinais de Câncer de Pele, é a quantidade de pintas, pois pessoas que possuem muitas pintas ao longo do corpo devem ficar atentos. Isso pode ser sinais de algum tipo de síndrome genética que envolve outros órgãos, às vezes, são as primeiras manifestações que chamam a atenção para um problema maior.
Mas pode ser que as pintas sejam apenas marcas genéticas sem comprometimento clínico, mas de qualquer forma devem ser avaliadas por um profissional. “Isso porque uma das muitas pintas pode passar a sofrer modificações que indiquem um Câncer, e a pessoa pode não perceber as mudanças.