Os 7 Sinais de DST que Muitos Ignoram podem ser uma ótima maneira de identificar uma DST. Além disso, os números são alarmantes. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde sugere que mais de 10,3 milhões de brasileiros já tiveram algum dos Sinais de DST que Muitos Ignoram.
Desse total, cerca de 18% dos homens e 11,4% das mulheres não buscaram atendimento médico. É importante ressaltar que os problemas causados pelas DSTs podem aumentar em até 18 vezes as chances de contrair o vírus da Aids (HIV).
Existem diversas DST, como a herpes, por exemplo, que apresentam Sinais que logo desaparecem, mas o vírus continua presente. Por isso é importante ficar sempre atento.
As DST são causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual, por meio do sexo sem proteção – sem o uso de camisinha – com uma pessoa que esteja infectada. Geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mulheres, em especial, devem ser bastante cuidadosas, uma vez que, em diversos casos de DST, não é fácil distinguir os Sinais das doenças das reações orgânicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher consultas periódicas ao médico. Algumas DST, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como a incapacidade de engravidar e até mesmo a morte. Entre as doenças classificas como DST estão a Aids, gonorreia, clamídia, HPV, sífilis, entre outras.
Emagrecimento Rápido: Um dos Sinais de DST que Muitos Ignoram bem característico é o emagrecimento rápido sem motivo aparente, que podem ser indicio de HIV. E os primeiros Sinais de infecção pelo HIV surgem cerca de 21 dias depois da contaminação, e são febre, mal estar e dor de cabeça, sendo normalmente confundidos com uma gripe comum. Apenas após cerca de 8 a 10 anos é que os Sinais desta doença voltam a surgir, sendo os mais comuns a febre alta persistente, dor de cabeça, emagrecimento rápido, cansaço, diarreia e manchas vermelhas na pele.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Dor Durante as Relações: Sentir dores durante as relações íntimas também são um dos Sinais de DST que Muitos Ignoram. Ardência e incômodo indicam que algo não vai bem, indicando algum tipo de feridas internas, causadas também por uma DST ou por infecções.
Verrugas: Esses Sinais de DST que Muitos Ignoram podem ser indicio de HPV, pois o HPV é causado pelo papiloma vírus humano e, no homem, o seu principal Sinal é o surgimento de verrugas no pênis, no escroto ou no ânus, assim como na boca e na garganta nos casos em que houve contato dessas regiões com as secreções da parceira ou parceiro infectado. Em alguns casos, estas verrugas podem não ser visíveis a olho nu, mas podem ser transmitidas pelo contato sexual desprotegido.
Dor ao Urinar: Quando esse Sinal é acompanhado por coceira e surgimento de bolhas e pequenas feridas Pode ser um Sinal forte de Herpes Genital. A herpes também é uma DST bastante comum, que costuma causar Sinais como coceira, dor ao urinar, mal estar geral, febre e surgimento de bolhas e pequenas feridas semelhantes a aftas na região íntima.
Corrimento Amarelado: O corrimento amarelado é um dos Sinais de DST que Muitos Ignoram, que pode indicar a Gonorreia. Os Sinais desta doença surgem cerca de 1 a 3 dias após o contato íntimo desprotegido e incluem dor ou ardor ao urinar, febre baixa e corrimento amarelado parecido com pus, no pênis. Além disso, quando há relações orais e anais também podem surgir dor na garganta e inflamação do ânus, por exemplo.
Feridas que não Doem: A sífiles é uma doença muito perigosa e um dos seus Sinais é o surgimento de feridas na região intima que não apresenta dor. Os Sinais da sífilis dependem do estágio em que a doença está, mas normalmente os primeiros sinais no homem são o surgimento de feridas na região íntima que não doem, caroços no pescoço que causam dor, dor de cabeça, mal estar geral e febre.
Cheiro Forte: Odores fortes e incomuns nas partes íntimas também podem ser um dos Sinais de DST que Muitos Ignoram. Médicos alertam que o odor pode estar ligado à proliferação de bactérias ou mesmo a uma infecção. A visita a um profissional precisa ser ainda mais emergencial caso o odor seja acompanhado por pus, ardência e irritação.