Os Sintomas da Tromboflebite que Você Não Deve Ignorar, porque essa é uma das doenças que atinge muita pessoas. Alem disso, a tromboflebite é a inflamação de uma veia causada por um coágulo sanguíneo. Normalmente ocorre nas pernas. Um coágulo de sangue é uma formação sólida de células sanguíneas que se aglomeram.
Os coágulos de sangue podem interferir com o fluxo sanguíneo normal em todo o corpo e são considerados perigosos. A tromboflebite pode ocorrer em veias perto da superfície da sua pele ou mais profunda, entre as camadas musculares.
Esta condição geralmente ocorre em suas pernas, mas é possível desenvolver tromboflebite em outras partes do seu corpo. Coágulos de sangue podem causar inchaço nas veias do pescoço ou braços, mas isso é raro.
A tromboflebite afeta as veias superficiais e é uma condição diferente da trombose venosa profunda (TVP). Os sintomas da tromboflebite incluem inchaço, vermelhidão e sensibilidade sobre a veia afetada.
Um coágulo sanguíneo provoca tromboflebite. A inatividade, como ser acamada após trauma ou cirurgia, é uma das principais causas de coágulos sanguíneos. Você também pode desenvolver um coágulo de sangue se você ficar quieto por muito tempo, como durante um passeio de avião ou um passeio de carro.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Levantar, esticar e mover seus pés periodicamente durante longos vôos ou passeios de carro pode ajudar a reduzir seu risco de coágulos sanguíneos. O movimento promove a circulação, o que desencoraja as células do sangue de se juntarem.
Você também pode desenvolver coágulos se você tiver ferido seus vasos sanguíneos. Trauma para o membro em questão pode causar ferimento em uma veia. Você também pode sofrer danos a um vaso sanguíneo por agulhas ou cateteres intravenosos (IV) durante um procedimento médico.
Este tipo de lesão é uma causa menos comum de coágulos sanguíneos. Os sintomas da tromboflebite dependem em parte do tipo que você tem. Você pode experimentar os seguintes sintomas perto da área afetada se você tiver qualquer tipo de tromboflebite:
- Dor;
- Calor;
- Ternura;
- Inchaço;
- Vermelhidão;
- A tromboflebite superficial às vezes faz com que a veia afetada se torne visivelmente engrossada e vermelha;
Em alguns casos, seu médico não precisará fazer nenhum teste importante para identificar o problema. A aparência da área e sua descrição de seus sintomas podem ser suficientes para diagnosticar essa condição.
Se a aparência e a descrição da condição não fornecem informações suficientes para que seu médico faça um diagnóstico, eles podem usar uma técnica de imagem para ver se um coágulo está presente. As opções incluem um ultra, som , uma tomografia computadorizada e uma ressonância magnética.
Em outros casos, seu médico pode optar por realizar um vetograma . Isso envolve a injeção de um corante em sua veia que aparece em raios-X. O seu médico irá então tirar imagens de raios-X para ver se você tem um coágulo.
Seu médico pode precisar remover a veia se a pessoa com tromboflebite superficial se tornar permanentemente feia ou dolorosa, ou se você tem essa condição na mesma veia mais de uma vez.
O procedimento é conhecido como decapagem de veias. Este tipo de procedimento não deve afetar sua circulação. As veias mais profundas na perna podem lidar com o aumento da quantidade de fluxo sanguíneo.
Os pacientes com tromboflebite superficial geralmente não precisam de diluentes de sangue. No entanto, se o coágulo estiver perto da junção de uma de suas veias profundas, os diluentes de sangue podem ajudar a reduzir o risco de o coágulo superficial se tornar TVP. Se a TVP não for tratada, pode levar a uma embolia pulmonar (PE) ou a um coágulo de sangue em seus pulmões.