Início » Doenças » Doenças Hormonais » Os 7 Sintomas do Desequilíbrio Hormonal nas Mulheres

Os 7 Sintomas do Desequilíbrio Hormonal nas Mulheres

Mulheres-hormonios

Os 7 Sintomas do Desequilíbrio Hormonal nas Mulheres esses Sintomas pode ser diferente em cada mulher. Alem disso, A idade, o ambiente em que vivemos e a predisposição genética são elementos que influenciam em grande média a boa saúde das mulheres e, sobre tudo, elas podem apresentar um desequilíbrio hormonal. O desequilíbrio hormonal afeta vários sistemas do corpo feminino. No entanto, são muitos detalhes que podem alertar-nos a pensar que algo está mudando em nossos corpos e temos de tomar medidas para garantir a aliviarão dos sintomas, tanto quanto possível.Sintomas do Desequilíbrio Hormonal

Como saber se eu sofro de desequilíbrio hormonal: Assim que você observar algum dos sintomas de desequilíbrio hormonal, você deve agir e não esperar o tempo passar para que não se torne mais grave. O melhor é consultar um médico regularmente e através de sua análise, verificar se os níveis hormonais estão adequados. Talvez seja melhor mudar alguns dos nossos estilos de vida praticando exercícios e retornando a uma dieta saudável, ou será necessário algum tratamento específico. Mas com certeza é possível para recuperar os níveis normais e seguir sorrindo para a vida.

O que causa desequilíbrio hormonal: Antes de comentar sobre os sintomas das mulheres que sofrem de desequilíbrio hormonal, devo explicar que esse desequilíbrio é causado por uma relação incorreta entre os níveis de progesterona e os níveis de estrogênio no corpo feminino. As variações no equilíbrio entre esses dois hormônios afetam a saúde das mulheres.

O estresse, a alimentação, o exercício e a ovulação ou a falta dela, provocará mudanças nas quantidades de hormônios de progesterona e estrogênio presentes no corpo da mulher. Passados os trinta anos das mulheres, elas começam a perder progesterona dezesseis vezes mais rápido do que qualquer outro hormônio feminino, enquanto o estrogênio mantém seus níveis normais.

Distúrbios do sono: Muitas mulheres acham difícil adormecer, principalmente nos dias anteriores à menstruação, o que pode acontecer devido à queda acentuada do hormônios progesterona. Os níveis de progesterona também baixam após o parto, mas aí você também tem um novo bebê em casa, que não lhe deixa dormir! A progesterona tem propriedades relaxantes e, portanto, quando seus níveis caem, isso pode fazer você se sentir inquieta e levar aos distúrbios do sono.

Perda da Libido: Os Sintomas do Desequilíbrio Hormonal nas Mulheres podem causar o baixo desejo sexual. Isto pode ser devido aos baixos níveis de estrogênio, mas o seu médico pode prescrever tratamentos como um creme vaginal localizado de estrogênio, um comprimido, um adesivo ou gel.

Alterações da Mama: Conforme envelhecemos, altos níveis de estrogênio podem fazer com que os seios fiquem sensíveis e doloridos, o que pode levar a nódulos, miomas e cistos. É por isso que é importante fazer exames anuais e mamografias. Conheça melhor os seus seios, fazendo o autoexame para verificar se possui nódulos ou qualquer coisa incomum. Embora nem todo nódulo ou mudança de mama sejam indicativos de câncer, é melhor prevenir-se e falar com o seu médico se sentir algo suspeito. fique atenta nos nas alterações da sua mama pois pode ser um dos principais Sintomas do Desequilíbrio Hormonal nas Mulheres.

Secura Vaginal: com a aproximação da menopausa, a redução dos níveis de estrogênio provoca alterações da parede vaginal. Isso pode causar secura, o que pode tornar o sexo desconfortável. Há lubrificantes disponíveis que podem aliviar o desconforto, bem como cremes intravaginais com baixa dose de estrogênio e testosterona – fale com o seu médico sobre as suas opções, A vagina Ressecada pode ser um dos Sintomas do Desequilíbrio Hormonal nas Mulheres.

Calorões e Suores Noturnos: Antigamente, pensava-se que níveis muito baixos de estrogênio eram o problema causador dos calorões da menopausa. No entanto, agora entendemos que a causa também pode ser muito estrogênio e pouca progesterona, ou outros desequilíbrios dos hormônios supra-renais, ovários, de tireoide, do pâncreas ou do trato gastrointestinal. Estes sistemas nem sempre se mantém em equilíbrio, e as mulheres são mais propensas a sofrer com isso conforme passam por mudanças da meia-idade, Senti muito calor poder ser um dos primeiro Sintomas do Desequilíbrio Hormonal nas Mulheres.

Dores de cabeça e enxaqueca: Na meia-idade, é comum que mulheres apresentem dores de cabeça freqüentes e até mesmo enxaquecas. Isto pode ser devido a desequilíbrios hormonais em torno de certos períodos do ciclo menstrual. Se você está sofrendo de dores de cabeça e enxaquecas, pode ser útil manter um diário de quando elas ocorrem. Desta forma, você poderá saber se esses dois fatos estão relacionados, e consultar um médico com essas informações em mãos.

Humor e depressão: Muitas mulheres na meia-idade experimentam mudanças de humor e sentem-se ansiosas em situações em que antes conseguiam agir com calma. Isto é provavelmente devido a um desequilíbrio hormonal, que pode estar ligado à menopausa.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.