Os Sintomas de que Você Está Perdendo a Audição Perder a audição com o passar da idade faz parte do processo natural de envelhecimento. Além disso, há casos em que a perda auditiva começa muito antes, por volta dos 40 ou 50 anos, e, quando chega à terceira idade, a pessoa está com a audição bem mais comprometida do que deveria. A prevenção é simples para a maioria dos casos: basta diminuir a música e aproveitar mais momentos em silêncio.
Conforme o motivo da perda auditiva, os tratamentos vão variar de cirurgia a uso de aparelhos auditivos. Se a perda ocorrer devido a infecção no ouvido, perfuração do tímpano, tem a opção cirúrgica. Mas, se for decorrente de uma perda auditiva, que vai se desenvolvendo ao longo do tempo, a pessoa vai precisar do aparelho. O importante é fazer o diagnóstico e descobrir a causa para evitar uma perda auditiva. O uso do aparelho auditivo é fundamental, para manter as condições cognitivas do cérebro. O aparelho reflete no funcionamento cerebral, em questões de atenção, memória, rapidez de raciocínio. As pessoas perdem isso muito mais cedo quando têm uma perda auditiva precoce.
Causas de que Você Está Perdendo a Audição: A perda auditiva pode ser causada por uma variedade de fatores e condições:
- Idade;
- Ruído alto;
- Infecções da orelha;
- Trauma do ermão – Colesteatoma, que é o crescimento da pele através de um buraco no tímpano;
- Doenças ou infecções como sarampo, sífilis, caxumba e meningite;
- A doença de Meniere, que é um distúrbio da orelha interna que causa o zumbido Nos ouvidos, tonturas e audição que entra e sai;
- Tumores;
- Tendo algo preso no ouvido;
- Certos medicamentos;
- Genética;
- Doenças auto-imunes.
Sintomas da Perda de Audição: Os Sintomas de que Você Está Perdendo a Audição podem ocorrer gradualmente, ou podem vir de forma rápida e feroz. Quando Você Está Perdendo a Audição ocorre, as pessoas tendem a encontrar maneiras de lidar com isso, mas é importante que você procure ajuda médica se você reconhecer algum dos sinais médicos, emocionais ou sociais de perda auditiva. Então, confira agora Os 7 Sintomas de que Você Está Perdendo a Audição:
1. Dor / pressão em uma ou ambas as orelhas é um dos Sintomas de que Você Está Perdendo a Audição;
2. Tonturas ou Vertigem;
3. Toque nos ouvidos;
4. Peça às pessoas que repitam as coisas que disseram frequentemente;
5. Faça com que o volume apareça alto na TV, rádio, etc esse é um dos Sintomas de que Você Está Perdendo a Audição;
6. Tenha dificuldade em entender o que as pessoas estão dizendo, e ficar frustrado porque você não consegue entender;
7. Sinta-se ansioso por conhecer novas pessoas, porque você tem dificuldade em seguir conversas.
Grau de perda auditiva: Depois de perceber os Sintomas de que Você Está Perdendo a Audição, a perda auditiva pode ser classificada em:
Leve: quando o individuo apenas ouve a partir dos 25 decibéis até aos 40, sendo difícil entender a fala dos familiares e amigos em ambientes ruidosos, além de não conseguir ouvir o tic-tac do relógio ou um passarinho cantando;
Moderada: quando o individuo ouve apenas a parir dos 41 até aos 55 decibéis, sendo difícil ouvir uma conversa em grupo.
Acentuada: a capacidade de ouvir apenas ocorre a partir dos 56 até aos 70 decibéis, sendo que, nestes casos, o individuo apenas consegue ouvir ruídos fortes como choros de crianças e o de aspirador de pó funcionando e, é necessário o uso de aparelho ou prótese auditiva. Saiba como cuidar do aparelho em: Como e quando usar o Aparelho Auditivo.
Severa: quando o individuo apenas consegue ouvir a partir dos 71 até aos 90 decibéis e consegue identificar o latidos de cães, sons graves de piano ou o toque do telefone no volume máximo;
Profunda: normalmente ouve-se a partir dos 91 decibéis e se consegue identificar nenhum som, comunicando através de língua gestual.
Geralmente, os indivíduos com níveis de perda auditiva leve, moderada ou severa são chamados de deficientes auditivos e aqueles que têm auditiva profunda são conhecidos por surdos.
Tratamento: Depois de ter feito o diagnostico dos Sintomas de que Você Está Perdendo a Audição, o tratamento para a perda auditiva depende da sua causa e é sempre indicado pelo otorrinolaringologista. Alguns dos tratamentos para a diminuição da audição incluem, fazer lavagem ao ouvido, quando tem excesso de cera, tomar antibióticos em caso de otites ou colocar um aparelho auditivo para recuperar parte da audição perdida, por exemplo.
Quando o problema está localizado no ouvido externo ou no ouvido médio é possível realizar uma cirurgia para corrigir o problema e o indivíduo voltar a ouvir. Porém, quando o problema está no ouvido interno, o individuo é surdo e comunica através de língua gestual.