Os Tipos de Anemia e Seus Principais Sintomas são para que seja possível identificá-las e tratá-las com antecedência. Além disso, a baixa concentração de hemoglobina no sangue ocasiona a redução da habilidade do sangue transferir oxigênio para os tecidos. E isso, ocasiona a Anemia, uma condição comum que se desencadeia por diversos fatores.
A maior parte dos pacientes demoram algum tempo a detectar a doença, principalmente porque seus sintomas podem ser confundidos com diversos transtornos; no entanto uma simples análise de sangue serve para determinar se a pessoa sofre desta condição.Você pode ter Anemia após perda significativa de sangue, devido a má alimentação, em reação a certos medicamentos, por problemas na medula óssea, que é onde se produzem células do sangue, ou como um efeito colateral de outras doenças.
Nas mulheres, por exemplo, é muito comum Anemia por deficiência de Ferro, a Anemia ferropriva, devido especialmente a períodos menstruais abundantes. Anemia também é comum durante a gravidez e em idosos, com determinadas doenças crônicas que causam a destruição das células vermelhas do sangue ou níveis baixos de Ferro.
A Anemia não é um termo que inclui tudo, há diferentes tipos dessa doença. Alguns tipos raros são o resultado do mal funcionamento do corpo, tal como a destruição precoce das células vermelhas do sangue (Anemia hemolítica), um defeito estrutural hereditário dos glóbulos vermelhos (Anemia de células falciformes), ou uma incapacidade para realizar ou utilizar a hemoglobina (Anemia sideroblástica). Então, confira Os 7 Tipos de Anemia e Seus Principais Sintomas:
Anemia Aplástica: é uma doença auto-imune onde a medula óssea diminui a produção de células sanguíneas. Seu tratamento é feito com transplante de medula óssea e transfusão de sangue, quando não é devidamente tratada, pode levar à morte em menos de 1 ano.
Anemia Falciforme: este tipo de Anemia é genética e causa a destruição das células vermelhas do sangue e gera sintomas como icterícia, inchaço nas mãos e nos pés, dor em todo o corpo. Ela deve ser tratada com uma boa alimentação, transfusão de sangue e, por vezes, penicilina.
Anemia Ferropriva: este tipo de Anemia é causada pelo baixo consumo de alimentos ricos em Ferro ou hemorragias, e é identificada num simples hemograma. Seu tratamento consiste na boa alimentação e na suplementação de Ferro.
Anemia Perniciosa: a Anemia perniciosa é causada pela deficiência de Vitamina B12 no organismo e gera, além dos sintomas típicos da Anemia, neuropatia e diminuição da concentração de ácido gástrico no estômago. Esta Anemia pode resultar em graves danos neurológicos, se não houver o tratamento adequado.
Anemia Megaloblástica: é um tipo de Anemia caracterizado pelo tamanho anormal dos glóbulos vermelhos e diminuição dos glóbulos brancos e plaquetas, provocado pela deficiência de Vitamina B12. Os sintomas incluem dor na barriga, queda de cabelo, cansaço e feridas na boca, por exemplo.
Anemia Hemolítica: este tipo de Anemia produz anticorpos que destroem as células sanguíneas. Ela é mais comum em mulheres do que em homens e gera sintomas como palidez, tontura, marcas roxas na pele, pele e olhos secos e outros. Felizmente, ela tem cura e esta pode ser alcançada com medicamentos e, por vezes, é necessária a remoção do baço.
Anemia de Fanconi: de origem genética, caracteriza-se por apresentar sintomas como anomalias nos dedos e na face. Pode ser diagnosticada por volta dos 6 anos de idade, ao observar os sinais clínicos da doença. Seu tratamento é feito com transplante de medula óssea e com imunossupressores.
Tratamento: É possível a prevenção de alguns tipos de Anemia, especialmente aqueles causados pela falta de Ferro ou vitaminas. Mudanças na dieta ou suplementos alimentares podem prevenir certos tipos de Anemia. Tratar uma condição médica que possa causar Anemia também é uma forma de preveni-la.
Pesquisadores estão estudando como tratar formas mais raras e graves de Anemia. Alguns tipos podem ser tratados com medicamentos. Casos graves podem requerer transfusão de sangue ou cirurgia.