Os Alimentos que são Mais Prejudiciais aos Diabéticos e que precisam ser evitados ou cortados o quanto. Além disso, eles são os alimentos responsáveis por prejudicar a saúde de quem possui diabetes. Para mudar os hábitos alimentares, não basta apenas inserir na dieta os alimentos benéficos.
É preciso diminuir a ingestão daqueles que – embora muito saborosos – apresentam uma série de componentes prejudicais ao organismo, podendo desencadear (ou prejudicar) não só o diabetes, mas também outra série de problemas. A boa noticia é que o diabetes tipo 2 pode ser controlado com uma dieta adequada.O excesso crônico de açúcar no sangue causa inflamação e danos no aparelho circulatório. Se o diabético não se trata e não segue a dieta correta, com redução da ingestão de carboidratos, ele vai ter problemas cardíacos, renais ou derrame, todos devidos à deterioração dos vasos sanguíneos.
Os 8 Alimentos que são Mais Prejudiciais aos Diabéticos: Em geral, o açúcar é o alimento mais lembrado quando o assunto é o diabetes. Mas, além dele, existe uma série de alimentos que também prejudicam a saúde e, por isso, de acordo com o quadro – e a devida orientação médica – precisam ser diminuídos drasticamente ou, até mesmo, eliminados da alimentação.
O diabético pode consumir carboidratos, mas deve prestar atenção no que está ingerindo. Açúcar de mesa e carboidratos simples e refinados são os vilões. Então, confira Os 8 Alimentos que são Mais Prejudiciais aos Diabéticos:
- Doces;
- Refrigerantes;
- Sucos de caixinha;
- Bolos;
- Biscoitos;
- Cereais matinais açucarados;
- Arroz branco devem ser evitados.
Montando o Prato: Para reduzir a quantidade de carboidratos simples ingeridos, basta fugir da versão refinada dos alimentos, como os à base de farinha branca (pão francês, baguetes, tortas, bolos, entre outros) e optar pelas opções integrais, incluindo o arroz.
O carboidrato ideal vem de grãos (Feijão, Lentilha, Ervilha, Grão de Bico), de verduras e de legumes. Todas as hortaliças são indicadas sem restrição. Em relação aos legumes, reduza os que têm alto conteúdo de amido, como aipim, mandioca, batata inglesa e inhame.
Fibras solúveis e insolúveis (farelo de aveia, farelo de arroz, farelo de trigo, Linhaça, Chia e farinhas de coco e de banana verde) dificultam a absorção de açucares facilitam o funcionamento intestinal e o controle do peso. Proteínas de origem animal complementam a dieta (peixe, peito de frango e de peru, carnes magras, ovos, laticínios).
Um dos primeiros passos a serem tomados após o diagnóstico do diabetes ser revelado é procurar um nutricionista: esse profissional é quem poderá preparar uma dieta individualizada e totalmente voltada para as suas necessidades específicas.