Os Benefícios da Camélia Para Saúde são diversos e variados, e poucas pessoas sabem das muitas utilidades dessa planta que pode servir de ornamento e remédio natural. Além disso, a Camélia, que tem o nome cientifico Camellia sinensis da família Theaceae, nativa da China e da Índia, e conhecida simplesmente como chá. Ela se tornou popular em todo o mundo quando pesquisas comprovaram os efeitos emagrecedores do chá verde, que é feito a partir da planta. Suas propriedades medicinais são conhecidas pela milenar medicina oriental, que utiliza o chá com funções terapêuticas, muitas delas já comprovadas pela ciência.
Rico em substâncias como antioxidantes, catequinas, bioflavonoides, polifenóis, cafeina, manganês, potássio, tanino, ácido fólico e as Vitamina C, K, B1 e B2, dentre outras vitaminas e minerais, a planta é usada com diversos fins terapêuticos. Dentre eles, se destaca o uso no combate ao envelhecimento precoce e ao câncer, graças às substâncias antioxidantes que evitam a destruição das células.
Sendo também eficaz contra a obesidade, na prevenção de doenças cardíacas e circulatórias, da artrose, aterosclerose e outras doenças degenerativas, além de fortalecer o sistema imunológico. Confira Os 8 Benefícios da Camélia Para Saúde:
Benefícios da Camélia Para Combater a Obesidade: No ocidente, o chá verde extraído da planta Camélia se popularizou por seu uso contra a obesidade. Vários estudos e pesquisas já foram realizados, inclusive por Universidades brasileiras, comprovando sua eficiência.
Benefícios da Camélia Para Pele: Pode-se extrair o óleo da Camélia para preparação de hidratantes de pele, pois sabe-se que essa planta é rica em polifenóis, Vitamina A, vitamina B, vitamina E, ácidos graxos essenciais e alguns minerais, por isso a Camélia é altamente nutritiva e hidratante para pele.
Benefícios da Camélia Para Prevenir Acne: Algumas vezes a acne pode deixar cicatrizes que fazem a pele parecer áspera e seca. Aqueles que sofrem de acne cística são particularmente propensos a cicatrizes. Princípios ativos retirados da Camélia podem suavizar a aparência das cicatrizes acneicas e ajudar a rejuvenescer a pele, evitando a vermelhidão e inflamação associada com cicatrizes de acne.
Benefícios da Camélia Para Combater o Envelhecimento: Muito estudada pelos cientistas, a Camélia possui uma excelente composição. É rica em compostos como catequinas, bioflavonoides e taninos, fazendo com que aja como um excelente antioxidante – o que faz com que seja um ótimo combatente dos radicais livres, responsável pela formação de tumores e do envelhecimento precoce da pele.
Benefícios da Camélia Para o Cabelo: O óleo Extraído da Camélia é grandemente utilizado como ingrediente em uma série de produtos cosméticos como o óleo de cabelo, sabonetes, produtos para cuidados da pele, etc. Os benefícios do óleo da Camélia para o cabelo incluem seu uso na prevenção da ruptura do cabelo. O óleo da Camélia é rapidamente absorvido pelo cabelo, sem torná-lo oleoso. Ele age como um bom hidratante, que pode aliviar as condições do couro cabeludo seco.
Benefícios da Camélia Para Tratamento de Feridas e Infecções: Diz-se que a Camélia possui nutrientes com altos níveis de ácidos graxos ômega, polifenóis e Vitamina E , que são bastante saudáveis. Tradicionalmente, esses princípios ativos da Camélia são utilizados para curar feridas e prevenção de infecções.
Benefícios da Camélia Para o Organismo: A Camélia é muito rica em magnésio, potássio, ácido fólico, vitaminas C, K, B1 e B2 – essenciais para o bom funcionamento do organismo humano.
Benefícios da Camélia Para Saúde Geral: A Camélia pode ser usada como um poderoso adstringente, analgésico, antiasmático, antibacteriano, antioxidante, digestivo, diurético, estimulante, além de ser auxiliar no controle da diarreia, na redução da cárie e das dores de dente, na eliminação de gorduras, sendo muito usado para quem busca o emagrecimento. Pode ser usada ainda para auxiliar na digestão, diminuir os níveis de colesterol ruim, dilatar os brônquios e auxiliar em casos de gripes e resfriados.
Nota: No caso da Camélia, pacientes gestantes, crianças e pacientes que tem problemas no estômago, coração, rins ou ainda hipertireoidismo não devem consumir a planta. Caso haja consumo, faça somente com supervisão médica.