Os Benefícios do Abricó de Macaco são diversos, porque o abricó de macaco tem muitos benefícios e nutrientes para nossa saúde. Alem disso, o abricó de macaco é uma árvore muito ornamental, originária da floresta amazônica. Apresenta muitas folhas simples, alternadas, e de formato elíptico a lanceolado. As flores curiosamente surgem do tronco, em longas inflorescências do tipo racemo, que podem chegar a 3 metros de comprimento.
O seu nome científico dado ao abricó de macaco: Couroupita guianensis, é dos nomes mais populares: Abricó de macaco, Amêndoa dos andes, Árvore de macaco, Castanha de macaco, Cuia de macaco, Cuiarana, Curupita, Macacarecuia, Bola de canhão (Cannonball).
Suas folhas e flores são usadas medicinalmente, diz-se que elas possuem propriedades analgésicas e antibacterianas. A casca do seu tronco, supostamente, cura resfriados. O suco das folhas é usado para tratar malária e doenças de pele e mastigar folhas novas alivia dores de dente. O interior das frutas pode limpar machucados, impedindo infecções (o problema é aguentar o cheiro).
Benefícios do Abricó de Macaco Como Analgésicas e Antibacterianas: As flores e folhas de abricó de macaco é usado na medicina para tratamentos, usado como analgésicas e antibacterianas. trazendo grandes benefícios para saúde.
Benefícios do Abricó de Macaco Para Resfriados: Muito usado antigamente o abricó de macaco para cura resfriados, retirava a sua casca e fazendo um remédio caseiro poderoso.
Benefícios do Abricó de Macaco Para Tratar Malária: O abricó de macaco muito usado, antigamente para o tratamento da malaria, era extraído o suco das suas folhas de abricó de macaco, o ruim é aguenta o cheiro que é muito forte.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Benefícios do Abricó de Macaco Para Doenças de Pele: O suco de abricó de macaco tem também seus benefícios para tratamento para doenças de pele.
Benefícios do Abricó de Macaco Para Dores de Dente: Tem quem diga que mastiga as folhas de arvore do abricó de macaco, traz um grande alivio para dores de dente.
Benefícios do Abricó de Macaco Como Planta Ornamental: Realmente o abricó de macaco é indicada como planta ornamental pelas suas exuberantes características e belas flores.
Benefícios do Abricó de Macaco Para Limpar Machucados: Um das grandes utilidades do abricó de macaco, é que o seu interior é usado bastante para limpar ferimentos e machucados.
Suas flores tem muito pólen, e por isso são usadas pelas abelhas para a sua alimentação. As abelhas também fazem a fecundação das plantas, levando o pólen de uma árvore a outra.
As flores contêm seis pétalas carnosas, esverdeadas, alaranjadas ou vermelhas e longos estames brancos, amarelos ou róseos com anteras amarelas. Elas exalam um delicado aroma de rosas, e são atrativas para abelhas e mamangavas, que encarregam-se da polinização. A floração pode perdurar por todo o ano, mas é mais intensa na primavera e verão.
Os frutos são grandes cápsulas globosas, de casca marrom e lenhosa, com cerca de 3 quilos e 20 cm de diâmetro, o que lhe valeu o nome em inglês de cannon ball tree (árvore-bola-de-canhão). Sua polpa é gelatinosa, azulada e mal cheirosa, com 200 a 300 sementes.
Da fruta do abricó de macaco não podemos falar o mesmo em relação as flores, pois tem um cheiro desagradável servindo de alimentos mais para os animais, principalmente os macacos (motivo do nome).
A árvore do abricó de macaco é melhor apreciada à distância em um parque espaçoso de uma fazenda ou em um jardim botânico.
Caso deseje plantar através da semente ou mudas e tenha espaço suficiente, simule a umidade de uma floresta e suas sombras, não deixando pegar sol principalmente a do meio-dia.
O abricó de macaco é indicada como planta ornamental pelas suas exuberantes características e belas flores. Tanto que o correio brasileiro também homenageou a bela flor do abricó de macaco no ano de 1986.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o calor, a umidade e tolera o encharcamento.
Nos primeiros anos é interessante proteger a muda do sol quente do meio-dia, da mesma forma como ela estaria sendo protegida pelas copas das árvores na floresta. A florações surgem a partir do quinto ano. Multiplica-se por sementes.