O chá da folha de pitanga é uma boa fonte de ferro, fósforo, iodo, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C, dentre outros nutrientes, incluindo flavonoides, capazes de fortalecer o sistema imunológico.
A Pitangueira é uma arvore nativa da Mata Atlântica, contudo, é cultivada em muitos países em razão da sua versatilidade para a produção do chá de suas folhas e frutos.
O chá ainda é rico em propriedades analgésicas, antifúngicas, anti-inflamatórias, antioxidantes, antitumorais, antivirais, calmantes e laxantes.
O chá da pitanga ajudar a ter uma vida mais calma, já que essa fruta te deixa mesmo mais relaxada.
A seguir veja para que serve o chá da folha de pitanga.
Para que serve o chá de folha de pitanga?
O Chá ajuda a tratar febre, doenças estomacais, reumatismo e distúrbios do trato digestivo, febre amarela, hipertensão e gota.
Também ajuda a baixar a pressão sanguínea, o peso e é usado como diurético.
Benefícios da Pitanga
Ajuda a emagrece:
O chá da folha de pitanga ajudar a emagrecer porque tem poucas calorias e, por isso, o suco ou chá de pitanga é uma ótima bebida diurética para tomar enquanto se faz dieta
Prevenir o envelhecimento precoce:
Devido ao seus poderosos antioxidante presente no chá que ajudam a retardar os sinais do envelhecimento precoce, lutando contra a ação dos radicais livres.
Tem ação anti-inflamatória:
Por seu potencial efeito anti-inflamatório o chá pode ajudar a combater as inflamações no corpo. Além disso, ele combate tanto aquelas causadas por imunidade baixa quanto as crônicas, como os tipos de artrite.
Mas para esses casos é recomendado que o médico informe a quantidade a utilizar, como parte do tratamento com medicamentos.
Possui efeito diurético:
O chá da folha de pitanga agem como diuréticos, ou seja, promovem a eliminação da água do organismo pela urina.
Isso é interessante para quem sofre de retenção de líquidos, uma condição conhecida por causar inchaço.
Atua como bactericida:
Com efeito positivo no combate a vários tipos de bactérias, o chá é útil para tratar bactérias que afetam o intestino, além de limpar feridas, de secar aftas e de prevenir gengivite e infecções na garganta, por exemplo.
Possui ação antioxidante:
Sabe-se que o chá possui antioxidantes que bloqueiam alguns dos danos causados pelos radicais livres, compostos nocivos que danificam o DNA.
O acúmulo de radicais livres ao longo do tempo pode contribuir para o processo de envelhecimento e o desenvolvimento de doenças como câncer.
Possui propriedade analgésica e antitérmica:
O chá da folha de pitanga ajuda a reduzir a temperatura do corpo no caso de febre e também atua como um leve analgésico nos casos de dores de cabeça, de dores nos músculos e de mal estar.
Combate Infecção Urinária:
É possível encontrar na internet indicações do uso do Chá de Folha de Pitanga em casos de infecção do trato urinário.
Não encontramos informações seguras sobre o uso da bebida nesse sentido.
Portanto, antes de usar o chá para ajudar a tratar a infecção do trato urinário, fale com um médico para ver se elas realmente podem ajudar o caso e não causarão nenhum dano à saúde do seu corpo.
Melhora o funcionamento do intestino:
As propriedades depurativas e digestivas presente no chá da folha de pitanga ajudam a regular o funcionamento do intestino.
Outros Benefícios do Chá de Folha de Pitanga
- Ajuda na prevenção das doenças cardiovasculares,
- Combater doenças inflamatórias, como artrite,
- Também ajudam no tratamento de bronquite e reumatismo.
- Também se é muito eficiente no controle de rugas e proliferação de acne.
- Ajuda a Prevenir infecções na garganta;
Como tomar o chá de folha de pitanga?
Recomenda-se que você não beba mais de três xícaras de chá diariamente; no entanto:
O ideal é que você verifique com o médico qual o limite de dosagem indicado para o seu caso específico.
O chá por ser uma bebida diurética (que estimula a eliminação de líquidos do corpo pela urina), o limite de dosagem deve ser respeitado para que o funcionamento saudável do corpo não seja prejudicado.
Como fazer chá de folha de pitanga
Como fazer o chá da folha de pitanga é importante garantir que as folhas escolhidas para o chá sejam cuidadosamente selecionadas, de boa origem, de boa qualidade e que não sejam infectadas ou estragadas.
Ingredientes:
- 3 colheres de sopa de folhas de pitangueira;
- 1 litro de água.
Como fazer:
- Leve a água para ferver;
- Depois de ferver, desligue e adicione as folhas de cerejeira;
- Cubra e deixe descansar por 10 minutos;
- Coe e sirva imediatamente.
O ideal é tomar o chá da folha de pitanga logo depois do seu preparo (não toda a jarra, sempre respeitando os limites diários de dosagem) antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos.
Além disso, um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.
É importante certificar-se de que as folhas escolhidas para o chá sejam selecionadas com muito cuidado, de boa procedência, de boa qualidade e que não estejam infectadas ou estragadas.