O chá de camomila tem sido consumido por centenas de anos. É feito através da infusão da camomila, um membro da família do girassol, em água quente. Camomila romana também é benéfico, mas a maioria das pesquisas tem sido feito sobre a camomila alemã e é a mais utilizada em chás.
Benefícios:
1. Melhora o sono:
O chá de camomila é mais conhecido como um auxílio para dormir. Ele é conhecido por suas propriedades relaxantes e calmantes e muitas vezes é tomado antes de dormir para promover um sono reparador.
2. Trata problemas gástricos:
A camomila é útil para uma variedade de problemas gástricos. Ela alivia dores de estômago, facilita os sintomas da síndrome do intestino irritável, promove a eliminação, e auxilia na digestão em geral. Encontra-se frequentemente em chás para a digestão em combinação com hortelã.
3. Alivia cólicas menstruais:
Os antigos egípcios usaram para aliviar cólicas menstruais. Um estudo descobriu que beber chá de camomila elevou os níveis de urina de glicina, um composto que acalma espasmos musculares. Os investigadores acreditam que é por isso que o chá de camomila ajuda a cólicas menstruais.
4. Trata hemorroidas:
Um estudo descobriu que a pomada de camomila foi útil para o tratamento de hemorroidas.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
5. Melhora a imunidade:
O chá de camomila tem propriedades que fortalece o Sistema Imunológico e ajuda na luta contra resfriados, devido às suas propriedades antibacterianas .
6. Acelera cicatrização de feridas:
Os egípcios, romanos e gregos usavam flores de camomila em um cataplasma e aplicou-as nas feridas para acelerar a cicatrização. Em um estudo em ratos que receberam extrato de camomila na água, que acelerou os tempos de cura das feridas.
7. Controla diabetes:
O chá de camomila está sendo estudado por seus efeitos e benefícios no controle da diabetes. Em um estudo, o consumo diário de chá de camomila foi encontrada para impedir a progressão das complicações diabéticas e hiperglicemia.
8. Previne o câncer:
Estudos mostram possível proteção contra vários tipos diferentes de células cancerígenas.
ATENÇÃO:
- Algumas pessoas têm reações alérgicas graves (incluindo anafilaxia) a camomila. Se você é alérgico a outras plantas da mesma família, como a margarida, ambrósia, áster, crisântemo, ou calêndula você deve tomar cuidado ao usar camomila.
- Chá de camomila deve ser evitado durante a gravidez, pois pode agir como um estimulante uterino e, portanto, aumentar a chance de aborto.
- Pessoas com distúrbios hemorrágicos ou em diluentes de sangue devem evitar camomila, pois ele contém a cumarina e pode aumentar a chance de sangramento.