Início » Beleza e Estética » Os 8 Cuidados Básicos Para Saúde dos Dentes

Os 8 Cuidados Básicos Para Saúde dos Dentes

Os Cuidados Básicos Para Saúde dos Dentes são diversos e variados. Além disso, um dos primeiros Cuidados Básicos Para Saúde dos Dentes é a escovação completa pelo menos duas vezes ao dia, seguida da limpeza entre os dentes com fio dental uma vez ao dia. São cinco minutos dedicados à higiene bucal durante o dia. Também o enxague com água corrente é muito importante. O enxágue com flúor só é necessário se, por alguma razão, você não puder usar pasta dental com flúor. Então, Confira Os 8 Cuidados Básicos Para Saúde dos Dentes:

Cuidados Básicos Para Saúde dos DentesA Escovação Correta: Como citado acima a escovação é um dos primeiros Cuidados Básicos Para Saúde dos Dentes, Depois de colocar pasta na escova, iniciar o processo com a escova a um ângulo de 45 graus do dente em relação à linha da gengiva, atingindo o ponto da mordida sob a fileira externa das cerdas. O movimento pode ser circular ou direto para baixo.

A gengiva também deve ser escovada, assim como todas as superfícies atingidas na mastigação. A escova pode ser usada na vertical para poder alcançar as superfícies internas dos dentes da frente e a ponta da escova não deve ser muito grande para não dificultar o alcance das partes de trás da boca. Não é preciso exagerar, porém. Pelo menos 10% das pessoas escovam os dentes muito duramente, o que pode causar esfoliação e, mais tarde, sensibilidade nos dentes, retração de gengiva e desgaste das regiões em volta das raízes.

Apertar ou machucar os dentes é ainda pior que escová-los em excesso. Escovas de cerdas muito duras são problemáticas. Os dentistas recomendam escovas de cerdas macias, ainda que nos Estados Unidos escovas de cerdas médias ou duras ainda sejam vendidas. Basta ser gentil na escovação, sem pressionar os dentes.

A Escova de Dente Correta: O mais importante numa escova de dente são as cerdas, que devem ser macias, de maneira que uma escovação vigorosa não machuque a gengiva. A escova correta também é um dos Cuidados Básicos Para Saúde dos Dentes, deve ser nova o bastante para garantir a limpeza dos dentes e gengivas. O formato e tamanho da ponta deve ser tal que permita alcançar as partes mais difíceis da boca. Há quem goste dos modelos maiores. Não há evidências de que cerdas onduladas, pontas anatômicas ou outras inovações no desenho sejam mais eficazes que as escovas convencionais.

O projeto dos cabos não tem qualquer importância. E quanto ao preço, uma escova barata pode fazer o mesmo trabalho de uma mais cara. Para pessoas com problemas motores, pessoas que gostam de novidades, ou para motivar uma criança a escovar os dentes, existem as escovas de dente eletrônicas ou sonoras. As escovas velhas devem ser descartadas pelo menos a cada três meses ou sempre que as cerdas estiverem gastas. Uma reserva delas em casa ajuda no processo.

A Pasta de Dente Correta: A pasta de dente não é essencial na higiene dos dentes. A escovação é que efetivamente faz a remoção das placas e que, portanto, limpa os dentes. Substâncias abrasivas leves na pasta de dente também ajudam na limpeza, mas a maior vantagem que uma pasta de dente pode oferecer é o fluoreto, que dá comprovada proteção contra as cáries, Os pais têm que tomar muito cuidado com as crianças para que não engulam pasta de dente, O fluoreto em grandes quantidades pode ser tóxico para as crianças.

Uma pasta de dente para controle de tártaro é igualmente importante, embora nenhuma pasta de dente consiga controlar o tártaro abaixo da linha da gengiva. Escovar com qualquer pasta (ou mesmo sem pasta alguma) ajudará no controle de tártaro, mas, eventualmente, uma limpeza profissional é necessária. As pastas de bicarbonato de sódio são igualmente boas desde que contenham fluoreto. O bicarbonato de sódio puro, não transformado, é também um bom higienizante, mas o fluoreto deve então ser usado no enxágue.

Uma pasta antigengivite é um dos Cuidados Básicos Para Saúde dos Dentes, uma pasta contendo o desinfetante chamado triclosam mostrou que reduz as placas e a gengivite (o primeiro estágio da doença periodontal). Pastas de dentes com dessensibilizante contêm cloreto de estrôncio ou nitrato de potássio para bloquear a passagem da dor e podem ajudar se os dentes forem sensíveis ao calor e ao frio. Pode levar de duas a três semanas para o efeito de o dessensibilizante começar.

As pastas com branqueadores contêm vários agentes que podem remover algumas manchas. Mas nenhuma destas pastas irá clarear os dentes de fato. Se a descoloração for séria, é bom consultar o dentista. As pastas de dente com ingredientes “naturais” também são indicadas, desde que tenham fluoreto.

Uma nova pasta de dente declara poder reduzir a deterioração do dente através da “remineralização” com cálcio e fosfato com fluoreto para prevenir cáries e reparar pequenas lesões nas superfícies dos dentes antes que estas comecem a ficar visíveis. A eficácia desses processos nas pessoas saudáveis não foi ainda comprovada em testes clínicos mas a pasta parece reduzir as cáries em pessoas com alto risco de deterioração dentária (através de terapias de radiação, por exemplo). Uma pasta remineralizadora pode ser de grande ajuda contra cáries ou dentes sensíveis mas nada disso substitui a escovação e o uso do fio dental.

Cuidados Básicos Para Saúde dos DentesComo Usar o Fio Dental: O fio dental é um dos Cuidados Básicos Para Saúde dos Dentes, deve ser usado como uma extensão da escovação para limpar as superfícies que a escova não pode alcançar. Para isso, basta retirar cerca de 50 centímetros de fita dental e enrolar as extremidades em cada um dos dedos médios, de maneira que a tira fique esticada e possa fazer a limpeza em cada dente. O fio deve ser deslizado suavemente entre os dentes, penetrando um pouco na gengiva.

E preciso lembrar que o objetivo é a placa. Ao alcançar, portanto, a linha da gengiva, o fio deve ser curvado no formato de um C e deslizado cuidadosamente entre o dente e a gengiva até que a resistência seja percebida. O fio deve então ser puxado para fora e recolocado para que o mesmo seja feito no outro lado do dente. O movimento de puxar para trás e para frente deve ser evitado. O certo é ir entre todos os dentes, sem esquecer a parte posterior dos molares.

Embora muitas pessoas não gostem, passar o fio dental não deveria ser penoso. Requer apenas prática. As gengivas poderão sangrar nas primeiras vezes, mas isso acaba assim que as gengivas se acostumem com o processo. dentes pontudos e afiados ou outros problemas que dificultem tal limpeza podem ser resolvidos na medida em que estas pomas sejam reduzidas, ou amenizadas pelo dentista, que deverá também verificar se nenhuma obturação está rachada.

O Fio Dental Correto: O tipo de fio também é um dos Cuidados Básicos Para Saúde dos Dentes, é uma questão de preferência, com cera ou sem cera, com ou sem sabor. Não há evidências de que o fio sem cera não faça um bom trabalho. A cera faz com que o fio deslize mais facilmente entre os dentes e é menos provável que desfie ou quebre. Se os dentes forem muito próximos uns aos outros, as marcas feitas com um material tipo Teflon não partem nem desfiam facilmente, o que certamente compensa o preço mais alto.

O Açúcar e os Dentes: O consumo de doce deve ser limitado ou os dentes devem ser escovados logo após sua ingestão. Isso é particularmente importante para as pessoas idosas, cujas raízes podem estar expostas. O açúcar afeta o esmalte dos dentes.

Cuidados Básicos Para Saúde dos DentesEnxágue Bucal: Você pode usar um produto de enxágue bucal se desejar, ouse o dentista recomendar, mas a grande maioria destes produtos vendidos sem prescrição médica são simplesmente refrescantes de hálito temporários. Eles têm pequeno efeito contra as placas (pequenas camadas onde vivem as bactérias causadoras da deterioração dos dentes) e não previnem a gengivite.

Nenhum produto de enxágue bucal pode substituir a escovação para Cuidados Básicos Para Saúde dos Dentes e o uso do fio dental. Seu uso é recomendável apenas para aqueles que querem refrescar o hálito ou que gostam do sabor.

Produtos Para os Dentes: Existe um número imenso de produtos de Cuidados Básicos Para Saúde dos Dentes são postos à venda para ajudar no cuidado doméstico com os dentes, incluindo estimuladores, borrachas para uso odontológico, escovas interdentais, porta-fio dental, irrigadores e escovas elétricas. Se for o caso, o uso destes utensílios não são contraindicados, mas antes de usar alguns deles para  que seja de risco para a gengiva, o dentista deve ser consultado. É bom ressaltar que nada substitui a escovação, ouso do fio dental e as visitas periódicas ao dentista.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.