Os principais alimentos que causam alergias são variados e muito comuns, o que faz com que a vida das pessoas que sofrem de alergia seja pior.
Além disso, a alergia é uma reação causada por um mecanismo do sistema imunológico, ou seja, do sistema de defesa do organismo que o defende de forma errada e causa uma doença.
Já a intolerância alimentar caracteriza-se pelas reações não causadas por mecanismos imunológicos e dependem das propriedades farmacológicas do alimento ou das características do paciente.
A lista a seguir reúne os alimentos que mais causam alergia às pessoas. Mas é importante fixar que a alergia é algo pessoal, que vai do organismo de cada indivíduo.
Principais alimentos que causam alergias:
1. Amendoim:
O amendoim contém grande quantidade de proteínas alergênicas, além de aflatoxina. As reações alérgicas a essa leguminosa apresentam como sintomas vermelhidão, coceira, inchaço, náuseas, falta de ar, desmaio e choque anafilático.
2. Crustáceos:
No caso dessa alergia, o mais comum é a pessoa apresentar reações a todos os frutos do mar, como lagosta, caranguejo, siri, camarão.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Os sintomas mais comuns são urticária e os angioedemas, que nada mais são do que um inchaço que atinge camadas mais profundas da pele. Porém, a asma e até o choque anafilático também pode aparecer nesses casos.
3. Soja:
Urticária, formigamentos na boca, corrimento nasal, obstrução respiratória, diarreia, náuseas, vômitos e inchaços são alguns dos vários sintomas que aparecem numa reação alérgica à soja.
Essa alergia surge, geralmente, quando se inicia uma alimentação com algum derivado da soja. Por isso a soja é um dos principais alimentos que causam alergias.
4. Peixe:
O peixe possui a presença de iodo em sua composição – algumas pessoas são mais sensíveis a esse mineral. Os peixes, assim como os crustáceos, estão em quarto lugar no quesito de reações alérgicas alimentares que mais provocam reações anafiláticas severas.
5. Milho:
Outro dos principais alimentos que causam alergias é o milho e seus derivados (farinha, óleo e amido) causam alergias devido ao alto teor de proteína presente nesse alimento. Os sintomas podem ser congestão nasal, fadiga, edemas generalizado, cefaleia, vomito, diarreia e dificuldade para respirar.
6. Tomate:
Apesar do tomate e seus produtos à base de tomate serem alguns dos alimentos mais consumidos na dieta ocidental, as alergias ao tomate são extremamente raras. Um indivíduo com alergia a tomate também está sujeito a reações alérgicas com outras beladonas, incluindo batata, tabaco e berinjela.