Os Principais Sintomas da Aids. Muito se fala sobre a Aids, mas na realidade, a maioria da população, de fato pouco sabe sobre ela. Além disso e Conhecida por ser uma das mais sérias infecções virais o HIV assusta por dois principais motivos, sendo o primeiro deles a sua altíssima taxa de mortalidade e o segundo o fato de ainda não se ter uma cura que elimine efetivamente o vírus.
Por outro lado, nos últimos anos o portador da doença tem se beneficiado e levado uma vida com uma maior qualidade, devido os famosos coquetéis que não curam, mas tratam a doença, de modo a minimizar seus prejuízos.
O que é Aids: Quando falamos nos primeiros sintomas da Aids por sua vez, precisamos entender que os primeiríssimos sintomas aparecem aproximadamente 21 dias após a contaminação com o vírus.
O que torna a situação realmente alarmante, é que grande parte das pessoas infectadas acabam por confundir estes sinais com uma simples gripe ou infecção viral, ou seja, é comum um portador do vírus simplesmente ignorar ou nem se quer se lembrar que já se sentiu assim, e consequentemente não procurar ajuda, retardando o início do tratamento, e também contaminando não intencionalmente outras pessoas, exatamente por não saber que possui a doença. Para vocês terem uma ideia geral desse quadro, sabe-se por exemplo que aqui no Brasil, 1 a cada 5 pessoas infectadas ainda não sabe que possui o vírus.
Estes sintomas inicias que aparecem no quadro denominado de “Infecção aguda pelo HIV”, isto é, aqueles que surgem dias após a contaminação são:
- Febre persistente
- Dor de garganta (Faringite)
- Manchas avermelhadas ou pequenas erupções na pele
- Dor em todo o corpo
- Sudorese noturna
- Candidíase genital ou oral porém recorrente
- Perda de peso
- Problemas respiratórios
Contagio Doença: A questão do contagio da doença ainda gera muito preconceito entre as pessoas, é preciso combater a falta de informação com fatos corretos, pois caso contrário, o preconceito e o caos na sociedade estão instaurados em um caso que pode ser resolvido de uma maneira bem simples com o tratamento adequado.
As maneiras de contagio da doença se dão por meio de:
- Sangue;
- Esperma;
- Secreção vaginal;
- Pelo Leite Materno;
- Transfusão de Sangue e compartilhamento de seringas contaminadas.
- Mesmo que o portador do vírus não apresente os sintomas, já existe a possibilidade de passar o vírus para outra pessoa.
Dessa maneira, se você convive com uma pessoa que tem AIDS é importante saber que algumas formas de contato comum NÃO são maneiras de contagio, como:
- Beijo no rosto ou boca;
- Abraço;
- Ficar no mesmo espaço físico;
- Masturbação;
- Suor ou lágrima;
- Picada de inseto;
- Sabonete, toalhas ou lençóis;
- Talheres e copos;
- Assento de ônibus;
- Aperto de mão;
- Banheiro;
- Pelo ar;
- Piscina.
Prevenção:
Diante das maneiras de contagio dessa doença, as maneiras mais indicadas e comuns para que se evite contrair a doença são:
- Usar camisinha em todas as relações sexuais: anal, oral e na vagina;
- Não compartilhar seringas, agulhas ou objetos cortantes;
- Transfusão de Sangue contaminado.
Tratamento: Infelizmente a Aids ainda é uma doença sem cura, porém existem tratamentos específicos para que o indivíduo soropositivo possa ter uma vida normal. O tratamento é fornecido gratuitamente pelo Governo por meio do SUS.
São mais de 15 medicamentos anti retrovirais, eles retardam o aparecimento da doença e também proporcionam um qualidade de vida ao portador do vírus, eles atuam diretamente na redução da carga viral e também na reconstituição do sistema imunológico do paciente.