Os Principais Sintomas da Amigdalite que todos devem ficar atentos. Além disso, a Amigdalite é a inflamação da amígdalas que são gânglios linfáticos presentes no fundo da garganta que atuam defendendo esta região de vírus e bactérias. Então confira Os 8 Principais Sintomas da Amigdalite:
O que é Amigdalite: A Amigdalite é a inflamação com inchaço nas amígdalas. Além disso amígdalas são uma espécie de gânglios linfáticos localizados na parte lateral da garganta e na parte de trás da boca. Elas ajudam a manter bactérias e outros germes longe de locais em que possam causar infecções.
Causas de Amigdalite: Amigdalite é geralmente causada por vírus, mas também pode haver infecção bacteriana.
A bactéria mais comum entre as causas de Amigdalite é a Streptococcus pyogenes, mais conhecida como estreptococo do grupo A, também responsável por outras condições, a exemplo da faringite. Outras bactérias também podem estar envolvidas no desenvolvimento da doença.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Sintomas da Amigdalite: Alguns sintomas são característicos da Amigdalite:
- Amígdalas inchadas e vermelhas
- Placas brancas ou amareladas nas amígdalas
- Dor de garganta
- Dificuldade e dor ao engolir
- Febre
- Nódulos linfáticos no pescoço
- Mau hálito
- Dor de cabeça
O diagnóstico é feito por um médico através da anamnese onde é identificado vermelhidão ou a presença de placas brancas, linfonodos do pescoço infartados. Amostras de tecido inflamado podem ser coletadas para análise bacteriológica.
Tratamento da Amigdalite: O tratamento é feito, normalmente, com a combinação de antibióticos nos casos de Amigdalite causada por bactéria. É recomendado também o repouso e uma alimentação mais leve, com muito líquido e vitamina C.
Os sintomas podem ser minimizados com o uso de analgésicos combinados com anti inflamatórios, gargarejos com água com bicarbonato ou solução com aspirina. Pastilhas e xaropes são recomendados, pois estimulam a secreção salivar e nela estão presentes os anticorpos de defesa do organismo contra agentes infecciosos. Em casos crônicos, pode ser recomendada a retirada cirúrgica das amígdalas.