Os Principais Sintomas da Balanite que todos devem ficar atentos. Além disso, a Balanite é um termo médico que pretende caracterizar uma infecção ou inflamação da pele na cabeça (glande) do pênis. Em homens que não são circuncidados, esta área fica coberta por um retalho de pele conhecido como prepúcio.
A Balanite pode ocorrer tanto em homens circuncidados como não circuncidados, mas ocorre mais frequentemente em homens que não são circuncidados. Geralmente, os meninos apenas são afetados por esta condição se tiverem um prepúcio muito apertado que se torna difícil de puxar para trás. Então, confira Os 8 Principais Sintomas da Balanite:
O que é Balanite: Balanite é uma inflamação da mucosa que reveste a cabeça do pênis, acompanhada ou não de uma infecção. Quando a pele que recobre a cabeça do pênis também é acometida, usa-se o termo balanopostite.
Causas de Balanite: Balanite é um problema relativamente comum em homens, particularmente em homens não circuncidados, mas também pode ocorrer em homens circuncidados. Causas da condição incluem falta de higiene, produtos irritantes, infecções e outros problemas de pele ou distúrbios médicos.
Sintomas da Balanite: Balanite se manifesta por uma coloração rosada da glande, que pode ser acompanhada de coceira ou irritação na região afetada, odor desagradável e, em alguns casos, até feridas abertas Os Principais Sintomas da Balanite podem ser:
- A área ao redor da glande é vermelha
- Inflamação da glande
- Dor no pênis
- Irritação da glande
- Em baixo do prepúcio pode haver uma secreção irregular e densa
- Coceira ao redor da área da glande
- Mau cheiro íntimo
- Fimose (prepúcio apertado e não se retrai)
- Dor ao urinar
- Linfonodos inguinais inchados
- Geralmente dois ou três dias após a relação sexual ocorrem dor, irritação e secreções sob o prepúcio.
Diagnóstico da Balanite: Quando o médico urologista constatar a presença dos sintomas descritos acima, deverá buscar fatores de riscos da condição, tais como a não circuncisão do pênis, diabetes, outras infecções transmitidas sexualmente ou higiene íntima inadequada. Na sequência, a realização de exame clínico na área genital e a prescrição de um exame de sangue fecham o diagnóstico de Balanite.
Tratamento da Balanite: O tratamento da balante geralmente emprega remédios de uso local (antifúngicos, antibióticos ou corticoides). Em caso de persistência da inflamação podem ser prescritos antibióticos por via oral. Em casos de pênis com a glande encoberta, pode ainda ser avaliada a possibilidade de realizar uma circuncisão.
Como evitar a Balanite.
Uma boa higiene íntima evita a maior parte dos casos dessa infecção. Lavagens frequentes com sabonete antisséptico e o hábito de enxugar bem a parte íntima após o banho são medidas recomendadas. Em caso de ocorrência de sintomas, não aplique cremes ou medicamentos naturais sem antes consultar um especialista.