Os Principais Sintomas da Coqueluche que todos devem ficar atentos. Além disso, a Coqueluche é uma doença altamente contagiosa causada pela bactéria Bordetella pertussis, cujo sintoma marcante é tosse severa. Em todo o mundo há entre 30-50 milhões de casos de coqueluche e em torno de 300 mil mortes anualmente. Então, confira Os 8 Principais Sintomas da Coqueluche:
Sintomas: O período de incubação (tempo entre a infecção inicial e o início dos sintomas) para a Coqueluche é de cerca de cinco a 10 dias, mas os sintomas podem não aparecer durante três semanas, de acordo com o CDC . Os primeiros sintomas imitam o resfriado comum e incluem corrimento nasal, tosse e febre. Dentro de duas semanas, desenvolve-se uma tos seca e persistente que dificulta a respiração. Os bebês e as crianças muitas vezes fazem um “grito” quando tentam respirar depois de tossir feitiços.
Este tipo de tosse grave também pode causar:
Adultos e adolescentes geralmente experimentam sintomas mais leves, como uma tosse prolongada sem o som de “grito”.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Como Evolui: Na maioria das vezes, a Coqueluche evolui para a cura completa, sem sequelas. Mortes por Coqueluche são raras, mas podem acontecer principalmente em bebês e crianças pequenas.
Prevenção: Apenas os indivíduos que já tenham adquirido a doença ou recebido a vacina DTP (mínimo de três doses) não correm o risco de adquiri-la. Não existe característica individual que predisponha à doença, a não ser presença ou ausência de imunidade específica. Graças aos programas de vacinação, a ocorrência de casos de Coqueluche no Brasil (que já chegou a cerca de 36 mil casos notificados por ano entre 1981 e 1991) vem sendo reduzida.
Tratamentos: Muitos bebês e algumas crianças pequenas precisarão ser hospitalizados durante o tratamento, para observação e apoio respiratório. Alguns podem exigir fluidos intravenosos (IV) para desidratação se os sintomas impedir que bebam líquidos suficientes. Como a Coqueluche é uma infecção bacteriana, os antibióticos são o principal curso de tratamento.
Os antibióticos são mais eficazes nos estágios iniciais da Coqueluche; No entanto, eles também podem ser usados nos estágios tardios da infecção para evitar que ele se espalhe para outros. Enquanto os antibióticos podem ajudar a tratar a infecção, eles não impedem nem tratam a própria tosse. Os medicamentos contra a tosse não são recomendados – eles não têm efeito sobre os sintomas de Coqueluche e podem causar efeitos colaterais nocivos para bebês e crianças pequenas.