Os Principais Sintomas da Malária que todos devem ficar atentos. Além disso, a Malária tem cura, mas para isso o tratamento deve ser iniciado rapidamente, pois caso a Malária se desenvolva muito e chegue na sua forma mais grave, afetando o cérebro, onde as chances de complicações e de morte são muito maiores. Então, confira Os 8 Principais Sintomas da Malária:
O que é Malária: Malária é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium.
Sintomas da Malária: A infecção com Malária pode demorar até 17 dias para surgir após a picada do mosquito mas em alguns casos estes sintomas podem demorar alguns meses para aparecer:
- Febre acima de 38ºC;
- Suores e calafrios;
- Dor de cabeça forte;
- Náuseas e vômitos;
- Dor muscular em todo o corpo;
- Fraqueza e cansaço constante;
- Pele e olho amarelados;
- Tremores fortes que podem durar de 15 minutos a 1 hora.
Transmissão da Malária: A transmissão ocorre após picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por protozoários do gênero Plasmodium. No Brasil, três espécies estão associadas à Malária em seres humanos: P. vivax, P. falciparum e P. malariae.
O protozoário é transmitido ao homem pelo sangue, geralmente através da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium ou, mais raramente, por outro tipo de meio que coloque o sangue de uma pessoa infectada em contato com o de outra sadia, como o compartilhamento de seringas (consumidores de drogas), transfusão de sangue ou até mesmo de mãe para feto, na gravidez.
Diagnóstico da Malária: Após o surgimento dos primeiros sintomas é recomendado ir no hospital ou no pronto-socorro, especialmente se os sintomas surgirem a cada 48 ou 72 horas. Desta forma é possível identificar a presença do parasita no organismo através de um exame de sangue e iniciar o tratamento adequado, evitando que a infecção agrave e coloque em risco a vida.
Tratamento da Malária: O tratamento da Malária é feito com a ingestão de medicamentos antimaláricos, como a Cloroquina, por 3 dias, e a Primaquina, por 7 ou 14 dias, fornecidos gratuitamente pelo SUS.
Estes medicamentos são de dose única diária e devem ser ingeridos junto a uma refeição para evitar dores no estômago. A dose do medicamento varia conforme a idade e o peso de cada pessoa e os casos mais graves necessitam de internamento hospitalar.
- Alimentar-se normalmente;
- Não consumir bebidas alcoólicas;
- Não parar o tratamento antes do conselho médico, mesmo se os sintomas desaparecem antes, pelo risco de recidiva e complicações da doença.