Os Principais Sintomas do Gigantismo. que não devemos ignorar. Além disso, o Gigantismo é uma doença hormonal causada por secreção excessiva de hormônio do crescimento ( somatotropina ). Então, confira Os 8 Principais Sintomas do Gigantismo:
O que e Gigantismo: O Gigantismo é o crescimento excessivo, especialmente braços e pernas, causada por um mau funcionamento da glândula hipófise, acompanhados por correspondente aumento na estatura por todo o corpo. Quando surge na infância antes de ossificação normal é completo, a sua origem é geralmente em uma superprodução de hormônio do crescimento pela hipófise anterior.
Causa do Gigantismo: O Gigantismo é um transtorno que ocorre quando a hipófise, glândula de secreção interna, passa a produzir excessivamente o hormônio do crescimento (GH). É um quadro de crescimento desordenado, principalmente nos braços e nas pernas, sendo acompanhado de crescimento correspondente na estatura.
Surgimento: Pode surgir ainda na infância, antes da finalização do processo de calcificação, ou durante a puberdade, quando falhas genéticas impedem a calcificação normal desta fase. Em ambos os casos, ocorre uma superprodução do hormônio do crescimento, ocorrendo assim, o quadro de Gigantismo.
Acromegalia: A acromegalia é um transtorno relacionado ao Gigantismo, que ocorre devido à produção excessiva do hormônio de crescimento já na fase adulta (fase na qual as cartilagens de crescimento já se encontram fechadas). Neste caso, ocorre crescimento exagerado nas mãos, pés e queixo.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Sintomas do Gigantismo: Basicamente, o que se observa em pacientes com acromegalia é o seguinte:
- Mãos e pés grandes;
- Face com a região da testa aumentada;
- Nariz e lábios grandes;
- Constantes perdas dentárias;
- Queixo proeminente;
- Mandíbula ressaltada;
- Dores de cabeça;
- Pele mais grossa de que o comum;
- Sudorese;
- Pele oleosa;
- Voz grossa;
- Diâmetro do tórax grande;
- Genitais aumentados;
- Mãos e pés em constante formigamento;
- Dores nas articulações da região do quadril, do joelho e da coluna, por exemplo;
- Insuficiência cardíaca;
- Hipertensão.
Prevenção do Gigantismo: A prevenção nestes casos é feita através de exames de rotina. Não se sabe ainda exatamente quais são os fatores que levam ao desenvolver do tumor no cérebro. Muitas pessoas passam anos e anos com acromegalia sem sequer imaginar. Enquanto isto, danos irreversíveis podem estar sendo provocados no organismo.
Para que a doença seja detectada precocemente é preciso ficar atento aos sinais. O rosto e as extremidades adquirem características bem específicas com o tempo. Caso haja suspeitas, consulte imediatamente um profissional da área. Realizar exames de rotina possibilita uma boa monitoração do corpo humano. Consulte médicos regularmente para que a saúde esteja em dia e para que maiores transtornos sejam evitados.
Tratamento do Gigantismo: Após a avaliação do risco anestésico, que é algo muito frequente nestes indivíduos, fica indicada a realização de uma cirurgia para retirada do tumor. Geralmente o procedimento é realizado através de um orifício feito no maxilar superior em que se pode atravessar os seios da face e chegar à sela túrcica, onde fica a causa do problema. Pessoas com tumores volumosos tendem a necessitar de outra técnica. Nestas situações a cirurgia é realizada na área lateral do crânio.