Os 9 Benefícios da Malva Sylvestris Para Saúde são variados, pois, a Malva Sylvestris possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, a Malva Sylvestris é considerada planta oficinal desde o ano 700 a.C.. Seu nome vem do grego malakos, que significa brando (suave), devido a seu caráter emoliente. Sylvestris vem do latin silva, e significa bosque, em alusão a seu habitat natural. Os romanos a cultivavam em jardins e a utilizavam na culinária, para aproveitar seus efeitos laxativos. Utilizada também como alimento pelos árabes desde o século VII a.C., hábito este, adquirido no Marrocos.
Então confira Os 9 Benefícios da Malva Sylvestris Para Saúde:
- Ela é antioxidante.
- Ela é diurética.
- Ela é boa para seu animal de estimação.
- Ela é ótima para saúde da pele.
- Ela combate problemas bucais.
- Ela é um emoliente natural.
- Um poderoso adstringente.
- Serve também como laxante.
- Além de ser um bom expectorante.
A Malva Sylvestris foi recomendada por Plínio e Dioscórides, que a recomendavam para diversas enfermidades, especialmente para infecções. No século XVI, foi denominada de omnimorbia, que significa algo como um “cura tudo”, com a crença que seu efeito laxativo seria capaz de limpar e eliminar todas as doenças do corpo. Então confira agora de forma mais detalhada Os 9 Benefícios da Malva Sylvestris Para Saúde:
Benefícios da Malva Sylvestris Como Antioxidante: A propriedade antioxidante do chá de Malva Sylvestris auxilia, principalmente, no combate dos radicais livres que estamos expostos. Além disso, você pode usá-la para evitar o envelhecimento precoce, linhas de expressão e entre outros sinais de idade.
Benefícios da Malva Sylvestris Como Diurética: Por possuir efeito diurético, o chá de Malva Sylvestris faz com que o organismo elimine muito mais urina durante o dia, o que ajuda a prevenir a sensação de inchaço causada pela retenção de líquidos, bem como expulsa toxinas presentes no corpo. Tudo isso faz com que o chá de Malva Sylvestris para infecção urinária seja eficiente.
Benefícios da Malva Sylvestris Para seu Bicho de Estimação: Essa é um bônus: sim, seu animal pode se beneficiar também! Muitos bichinhos gostam de comer folhas ou flores para se livrar de dores estomacais e, se a Malva Sylvestris faz bem nisso para nós, humanos, para os cachorros e gatos serve da mesma forma, aliviando gases e auxiliando na prisão de ventre.
Benefícios da Malva Sylvestris Para Saúde da Pele: Se quiser acalmar a pele por mordida, furúnculos ou queimaduras leves, a Malva Sylvestris funciona muitíssimo bem! Basta fazer compressas ou emplastos e aplicar sobre a área afetada, rapidamente a Malva Sylvestris elimina a dor do local.
Benefícios da Malva Sylvestris Para Combater Problemas Bucais: Usada como gargarejo ou bochecho (com o chá no estado morno a gelado), serve como alívio para aftas, problemas nas gengivas e gargantas, pois tem ação bactericida e desinfetante. Sua utilização deve ser de duas a três vezes por dia.
Benefícios da Malva Sylvestris Como um Emoliente: Se você sofre com úlceras ou gastrites, então temos outro efeito benéfico do chá de Malva Sylvestris: ele é um poderoso anti-inflamatório que acalma os tecidos e a pele.
Benefícios da Malva Sylvestris Como um Adstringente: Com propriedade cicatrizante, o chá de Malva Sylvestris ajuda a evitar infecções.
Benefícios da Malva Sylvestris Como um Laxante: O chá de Malva Sylvestris, por conta de sua propriedade laxativa, é indicada para pessoas que sofrem com prisão de ventre, já que ele mantém o intestino em bom funcionamento.
Benefícios da Malva Sylvestris Como um Expectorante: Quem possui problemas respiratórios ou pulmonares pode usufruir dos benefícios promovidos pela ação expectorante do chá de Malva Sylvestris. Além de combater e prevenir gripes, a bebida dessa planta ajuda a tratar tosses, resfriados, bronquites, faringites, catarros e infecções de garganta e laringe.
Modo de Preparo do Chá da Malva Sylvestris: Como chá, a Malva Sylvestris pode ser utilizada fazendo-se a infusão de 2 colheres de sobremesa de flores ou folhas em água. Há também a forma em xarope, que contém 5% do conteúdo em extrato fluido e deve ser ingerido de 1 a 3 colheres por dia. Caso o interesse seja aliviar inflamações na pele ou mucosas externas, pode-se preparar uma mistura de Malva Sylvestris, em água por cozimento e aplicar diretamente no lugar desejado. Também é possível ingerir cápsulas com o extrato seco da planta ou ainda fazer gargarejos com o chá resfriado.