Os Benefícios do hummus são diversos, pois,ele possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, os benefícios do hummus para saúde incluem melhoras no sistema digestivo, saúde cardiovascular e funções musculares. O consumo de húmus foi encontrado como benéfico em várias condições médicas, incluindo câncer, diabetes e doenças inflamatórias, tais como artrite reumatoide e hipertensão. Foi considerado seguro e saudável durante a gravidez e é um excelente alimento para desmame em lactentes.
Hummus é um prato árabe e mediterrâneo que é normalmente feita a partir de grão de bico. Na verdade, a palavra hummus é a versão árabe do grão de bico. Devido a várias reivindicações feitas por diversas etnias e as muitas variações na sua preparação, a origem histórica exata de hummus foi extraviada na antiguidade. No entanto, acredita-se ser uma antiga iguaria popular que começou no Oriente Médio. O grão de bico, que são a base do hummus, têm sido uma parte da dieta alimentar humana por milhares de anos. Foi um dos primeiros pratos na Mesopotâmia e foi uma parte importante da culinária da Roma antiga.
O que é hummus?: Hummus é uma pasta ou a propagação feita com grão de bico, óleo de azeitona e pasta de gergelim. Tem sido bastante popular em países do Oriente Médio como a Grécia, a Turquia, a Síria e Israel desde antiguidade. Devido ao seu sabor atraente e seus benefícios para saúde, ao longo do tempo o hummus tem encontrado o seu lugar entre as últimas tendências de alimentos e ganhou popularidade nos países ocidentais e em todo o globo.
Valor nutricional de Hummus: De acordo com as normas USDA, tradicionalmente preparado o hummus é rico em minerais essenciais para a saúde, tais como Potássio, Fósforo, Magnésio, Cálcio, Ferro e Zinco. Ele também fornece vitaminas tais como Vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, Vitamina B6 e folato. O hummus é uma boa fonte de proteínas e traz valiosa fibra de conteúdo para a placa. Em adição a isto, o hummus oferece ácidos gordos essenciais sem qualquer colesterol nocivo. No entanto, com base na receita seguida, o conteúdo nutricional de hummus varia.
Benefícios do Hummus Para a Saúde: O ingrediente principal do hummus, ou seja, o grão de bico é admirado e consumido em todo o mundo devido à sua alta qualidade nutricional que fornece uma série de benefícios para a saúde. Outros ingredientes, incluindo o azeite, pasta de gergelim, limão, etc. também acentua o sabor e valor nutricional de hummus. Os benefícios do hummus para algumas condições médicas têm sido discutidos em todo o mundo, veja algumas delas a seguir:
Benefícios do Hummus Contra a Diabetes: O hummus ajuda na regulação dos níveis de açúcar no sangue, atribuindo ao baixo índice glicêmico do grão de bico. Para preparar hummus em casa, é aconselhável escolher grão de bico seco em vez de grão de bico enlatado pois este último tem um índice glicêmico alto. O conteúdo fibroso presente no hummus, sendo um hidrato de carbono complexo, não é digerido e, portanto, diminui a liberação de açúcar no corpo. Isso ajuda a manter um controle sobre diabetes. A Associação Americana de Diabetes recomenda também a utilização de hummus como parte do plano de refeição para diabéticos.
Benefícios do Hummus Para a Gravidez: Pratos deliciosos e com vários nutrientes, como o hummus, oferece uma gama de benefícios para a saúde em todas as idades, incluindo durante a gravidez. O folato que é rico no húmus ajuda na prevenção da ameaça de defeitos congênitos nos bebês, conhecidos como espinha bífida. Outros nutrientes essenciais, incluindo proteínas e minerais, tais como Ferro, Cálcio, Potássio e ômega-3 presente em hummus também contribuem significativamente para a saúde da mãe, bem como o feto em crescimento.
Benefícios do Hummus Para a Saúde Digestiva: Como já foi dito, o hummus é uma boa fonte de fibra que ajuda na manutenção de um sistema digestivo saudável. O consumo de fibra rico em hummus provou-se benéfica na regulação dos movimentos intestinais e traz alívio da constipação. Ele adiciona volume à dieta e mantém a fome satisfeita proporcionando uma sensação de completo por um longo período. Graças ao hummus, você não vai procurar outra coisa para roer logo depois de comer.
Benefícios do Hummus Para os Músculos: A base de hummus, ou seja, grão de bico é uma fonte de aminoácidos que são importantes para a construção de músculos e tecidos saudáveis. Os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas que o corpo utiliza para os processos fisiológicos, tais como força muscular, reparação de tecidos, o funcionamento do cérebro e a produção de energia.
Benefícios do Hummus Para os Bebês: A NHS recomenda o hummus para os bebês pequenos como os seus alimentos de desmame de nove meses em diante. Na ausência de produtos de origem animal na dieta, tais como carne ou peixe, hummus contribui beneficamente no fornecimento de proteínas essenciais e outros nutrientes para o corpo.
Benefícios do Hummus Contra o Câncer: Foi constato que o hummus funciona contra o crescimento de várias células de câncer, devido à presença de vários componentes saudáveis, tais como o ácido fítico e saponinas em grão de bico. O hummus sendo um recurso da fibra mantém as toxinas prejudiciais de ligação com a mucosa do cólon e descarrega-as do corpo. Esta ação protetora auxilia na redução do risco de câncer do cólon. O grão de bico também contêm isoflavonas e fitoestrógenos saudáveis que estão implicados na redução do risco de câncer de pulmão.
Benefícios do Hummus Através do Ácido graxos e o Omega-3: Outro ingrediente ativo que está presente em hummus é o azeite que é rico em anti-inflamatórios ômega-3 ácidos graxos. O omega-3 são ácidos graxos poli-insaturados que fornecem benefícios multidimensional para saúde, incluindo alívio de doenças inflamatórias, tais como a artrite reumatoide, doenças das artérias coronárias, hipertensão e câncer.
Benefícios do Hummus Para o Colesterol: O hummus ajuda na manutenção de níveis saudáveis de colesterol atribuindo à natureza antiaterogênica do óleo de azeite presente na composição. Um estudo avaliou os efeitos do azeite na lipoproteína de baixa densidade e revelou resultados positivos em termos de redução do colesterol LDL (mal) e sua vulnerabilidade ao dano oxidativo celular. Outro estudo comparativo realizado em pacientes que sofrem de doença vascular periférica tem defendido o quociente e efeito protetor do azeite em óleo de girassol contra a oxidação.
Benefícios do Hummus Para a Saúde Cardiovascular: Como mencionado, o hummus contém azeite que ajuda na manutenção da saúde cardiovascular. De acordo com uma pesquisa, o consumo de azeite foi sugerido para ser a razão por trás da baixa mortalidade de doenças cardiovasculares no sul de países europeus e do Mediterrâneo. Como também afirmado pelo Wall Street Journal, o consumo de alimentos ricos em azeite de oliva, como hummus, ajuda a reduzir as chances de complicações cardiovasculares, como acidente vascular cerebral (AVC).
Como se prepara o Hummus: Embora seja tradicional, o hummus pode ser encontrado em qualquer supermercado. Sua auto-preparação também não exige muito. Tudo que você precisa é um processador de alimentos com um moedor ou liquidificador. O ingrediente básico necessário para fazer hummus é cozinhar os grão de bico e tritura-los. Outros ingredientes, tais como azeite, pasta de gergelim, sumo de limão, alho, sal ou pimenta pode ser usado para adicionar sabor ao hummus.
É preparado por moagem de todos os ingredientes para formar uma pasta com consistência. Além da preparação tradicional, você também pode criar uma variação com hummus, acrescentando cominho em pó, espinafre ou mel. Seja criativo e tente outros novos ingredientes de sua preferência.
Sugestões para o uso de Hummus: O Hummus pode ser servido como um mergulho para legumes frescos crus, como cenouras. Hummus pode ser usado como um diferencial em sanduíches ou em hambúrgueres. Ele também pode ser incorporado na salsa picante, massas e arroz.
Precauções: Geralmente, o hummus é um alimento nutritivo, que pode ser apreciado por vegans, vegetarianos e não-vegetarianos. No entanto, é preciso tomar cuidado com a base a ingestão de suas condições específicas. O hummus pode revelar-se útil para os indivíduos que estão olhando para aumentar seu conteúdo de fibras. Por outro lado, as pessoas que sofrem de diarreia e gás devem evitar alimentos ricos em fibras, tais como o hummus. Além disso, os indivíduos que são alérgicas a sementes de gergelim ou outros ingredientes utilizados na receita deve considerar cuidadosamente antes do consumo.