Os Efeitos Colaterais do Azeite de Oliva são raros, porém, o que pode ser benéfico para algumas pessoas, para outras pode ocorrer certos efeitos colaterais. Além disso, O azeite de oliva é considerado um dos óleos mais benéficos para cozinhar, além da sua utilização em produtos de beleza e bem-estar. Mas, além de suas várias vantagens, ele também vem com alguns inconvenientes que podem causar danos significativos para a sua saúde. Então, confira Os 9 Efeitos Colaterais do Azeite de Oliva.
Doenças Relacionadas a Gordura Saturada: O azeite de oliva é uma rica fonte de gordura monoinsaturada, que pode ser dividido em 14% de matéria gorda saturada e 120 calorias. A gordura saturada pode aumentar os riscos de doenças letais, como aterosclerose, obesidade, ataque cardíaco, derrame, câncer de mama, câncer de cólon, e assim por diante.
Doenças Cardiovasculares: A maior parte do azeite de oliva, que usamos na cozinha, são como outros alimentos processados. Eles são refinados ou parcialmente hidrogenada sob alta temperatura e pressão. Este processo altera a estrutura molecular das azeitonas. Assim como queima o teor de ácidos gordos omega-3 saudável presente nas azeitonas. Ela afeta os níveis de colesterol em nossa corrente sanguínea, diminuindo “colesterol bom” e aumentando o “mau”. Isto, a longo prazo, aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
Baixo Nível de Açúcar no Sangue: Pode soar um pouco estranho, mas o azeite de oliva pode realmente diminuir o açúcar no sangue abaixo do nível normal. O consumo excessivo pode torná-lo propenso a várias complicações. Alguns desses problemas são hipoglicemia, sudorese, tremores, fraqueza, etc. Limitar o seu consumo é recomendado para diabéticos.
Baixa Pressão Arterial: O azeite de oliva é conhecido por manter o coração saudável. Mas, os estudos descobriram que o consumo excessivo de azeite de oliva pode causar uma queda enorme na pressão arterial. É prejudicial para a nossa saúde em geral, pois nós nos tornamos vulneráveis a uma série de questões. Algumas das questões são tonturas, vertigens, acidente vascular cerebral, insuficiência renal, etc.
Inflamação: Sendo carregado com gordura, o óleo de oliva aumenta as chances de desenvolver a inflamação no nosso corpo. Contém 78% de ácido oleico. Este ácido tem um papel chave em libertar os lipopolissacáridos. Quanto mais lipopolissacáridos presente no sangue, maior a extensão da inflamação causada pelas células do sistema imunológico.
Pedras na Vesícula Biliar / Bloqueio: As pessoas obesas devem ficar longe da ingestão excessiva do azeite de oliva, pois pode bloquear a vesícula biliar ou causar pedras na vesícula dolorosa. Nosso fígado produz a bile, que é acumulada no interior da vesícula biliar. Mas, quando nosso corpo detém um excesso de gordura, e inclui o óleo de oliva em sua dieta diária, esta bile armazenada começa a secretar e emulsionar as gorduras. Em última análise, resulta em pedras ou bloqueio.
Diarreia: O alto teor de gordura do azeite de oliva pode causar distúrbios digestivos e desencadear problemas gastrointestinais, como diarreia. Quando consumido em grandes quantidades, o sistema torna-se incapaz de digeri-lo completamente. Como resultado, desenvolvemos uma diarreia moderada. Sendo um laxante natural, o óleo, por vezes, torna a situação pior.
Ganho de Peso: Há um mito de que o azeite de oliva é uma alternativa saudável para o óleo de cozinha convencional, e é extremamente útil na manutenção do peso corporal ideal. No entanto, a verdade é que é um alimento rico em gordura, que, na verdade, contribui para o peso do corpo. O ganho de peso desnecessário é um dos principais Efeitos Colaterais do Azeite de Oliva.
Reações Alérgicas: O azeite de oliva pode causar alergias graves, tais como dermatite de contato, eczema, alergias respiratórias, e assim por diante. É experiente, principalmente, durante ou após a aplicação tópica de óleo. Aqueles que são propensas a alergias também podem enfrentar esse problema ao incluí-lo em sua dieta. É sempre melhor saber os benefícios do azeite de oliva e Efeitos Colaterais do Azeite de Oliva antes de consumi-la regularmente.