Os alimentos que causam refluxo gastroesofágico que precisamos conhecer e evitar para não causar mais complicações à saúde. Além disso, dentre alguns dos alimento que causa refluxo gastroesofágico estão: cebola, laticínios, carne, azeite, coco ,molho de tomate, frutas cítricas, alho entre outros.
Mesmo que o refluxo gastroesofágico não seja imediatamente fatal, pode ser extremamente desconfortável. Desde o sintoma mais suave pode fazer com que você sinta uma queimação no peito ou na garganta que o distrai da sua vida cotidiana.
Quais os alimentos que causam refluxo gastroesofágico:
1. Alimentos grelhados:
Os alimentos grelhados pode piorar muito o seu refluxo. Esteja você comendo fora ou em casa. Se você estiver em uma churrascaria, você pode optar por comidas leves, pode comer legumes, saladas ou os hambúrgueres mais magros.
2. Cebola crua:
Pode parecer normal cobrir sua salada ou hambúrguer com cebola crua, mas se você tiver refluxo gastroesofágico, fique longe deste vegetal.
As cebolas cruas é um dos alimentos que causam refluxo e pode aumentar o número de episódios de refluxo, bem como a frequência de arrotos que você pode experimentar.
3. Laticínios:
Produtos lácteos, especialmente leite, queijo e sorvete, também são um dos alimentos que causam refluxo gastroesofágico.
Esses produtos costumam ter alto teor de gordura e, como mencionado anteriormente, alimentos como esse podem causar vazamento de ácido no esôfago. Mudar para leite com pouca gordura ou desnatado pode melhorar alguns sintomas.
4. Suco de cranberries:
Cranberries são ótimos para o estômago, mas a maioria dos sucos são carregados com açúcar. Embora isso seja suficiente para provocar o refluxo, os cranberries por si só podem piorar os sintomas. Este suco não é tão ácido como o suco de laranja, mas pode provocar o refluxo da mesma maneira.
5. Álcool:
O álcool desidrata o corpo, o que causa ressaca pela manhã. Estar desidratado pode causar má digestão e refluxo. Também aumenta o ácido gástrico no seu corpo. Tudo isso significa que você pode acordar com uma queimação desconfortável na manhã seguinte.
6. Carne:
A maioria das carne apresenta alto teor de gordura, o que pode agravar o refluxo ácido. Isso não significa que você não pode comer carne, mas exija a escolha de cortes extremamente magros. No geral, ainda é melhor comer peixe, frango.
7. Azeite:
Embora o azeite ofereça uma série de benefícios para o coração, ele é um dos alimentos que causam refluxo gastroesofágico em algumas pessoas.
Alimentos ricos em gordura têm a capacidade de afrouxar o músculo que divide o estômago do esôfago, o que pode levar ao vazamento de ácido. Com 14 gramas de gordura em uma colher de sopa, o azeite cai diretamente no reino dos produtos com alto teor de gordura.
8. Coco:
Como o azeite, o coco e o óleo de coco fornecem nutrientes essenciais para a saúde do coração. No entanto, esses produtos também são ricos em gordura e podem levar ao refluxo gastroesofágico.
O coco ralado como guarnição provavelmente não causará problemas para a maioria das pessoas, mas usá-lo como ingrediente principal ou cozinhar com óleo de coco pode causar problemas.
9. Molho de macarrão:
Os tomates são altamente ácidos, e quando combinados em molho de macarrão com outros alimentos que causam refluxo gastroesofágico, como alho ou cebola, podem surgir problemas de digestão.
Limitar a quantidade de molho de macarrão com uma refeição pode ajudar a manter o refluxo ácido sob controle, assim como mudar para um molho que não contém tomate.
10. Molho de salada
Uma salada é boa para você, mas o molho nem tanto. Na maioria das vezes, os molhos para salada são principalmente gorduras, e isso pode fazer com que seu estômago crie mais ácido estomacal. A salada pode ser consumida sem molho, ou com uma pequena quantidade para limitar as reações.
11. Frituras:
Frituras é uma das coisas mais desafiadoras para o seu corpo digerir. É rico em gorduras trans, o que causa estragos no trato digestivo. O alimento frito é pesado e retarda o processo digestivo, deixando excesso de ácido no estômago. Eventualmente, ele sobe, por isso é um dos alimentos que causam refluxo gastroesofágico.
12. Bebidas gaseificadas:
A bebida com gás pode fazer mal ao seu estomago, especialmente se você gosta de refrigerante. Bebidas carbonatadas, incluindo água tônica, aumentam a pressão no estômago. Isso causa um aumento na resposta ácida e piora a azia.
13. Abacaxi:
Embora não seja tão ácido quanto as laranjas, o abacaxi e o suco de abacaxi ainda pode ser alimentos que causam refluxo gastroesofágico. No entanto, a concentração ácida de abacaxi inteiro é significativamente menor do que no suco de abacaxi, portanto, para aqueles que não querem desistir totalmente da fruta, é melhor fazer essa troca.
14. Suco de laranja:
Frutas cítricas e sucos de frutas, como suco de laranja, estão entre os alimentos que causam refluxo gastroesofágico mais freqüentes, devido à sua alta acidez.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
No entanto, algumas empresas oferecem variedades com baixo teor de ácido de suco de laranja, o que pode ajudar a limitar a ocorrência da doença em algumas pessoas.
15. Alho:
Sabe-se que o alho causa refluxo gastroesofágico, mas apenas em certas circunstâncias. Na maioria dos casos, consumir alho cozido não apresenta problemas; no entanto, comê-lo cru pode levar à condição, devido a um maior teor de ácido.
Curiosamente, existem algumas pesquisas para indicar que tomar suplementos de alho pode realmente diminuir o risco de uma pessoa de refluxo ácido.
16. Pimentão:
Alimentos condimentados, incluindo pimentas, são uma causa comum de refluxo. Variedades particularmente potentes, como os pimentões, representam o risco mais alto, mas tipos ainda mais leves e doces, como o pimentão, podem levar à condição naqueles que são especialmente suscetíveis. Cozinhar bem os pimentões antes do consumo pode reduzir o seu tempero e potencial de refluxo ácido.
17. Amendoim:
Sem dúvida, os amendoins têm benefícios nutricionais, mas são uma leguminosa particularmente rica em gordura, o que os torna a causa potencial do refluxo ácido.
Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de manteiga de amendoim que deriva cerca de três quartos de suas calorias da gordura.
18. Café:
Os alimentos não são a única fonte potencial de refluxo ácido. Bebidas com alto teor de cafeína, como café, também podem causar a doença.
Assim como a gordura, a cafeína pode relaxar os músculos entre o estômago e o esôfago, o que permite que o ácido vaze para cima. Mudar para o café descafeinado ou limitar sua ingestão pode potencialmente diminuir os sintomas do refluxo ácido.
19. Tomates:
Os tomates são um dos alimentos que causam refluxo gastroesofágico, mesmo que não estejam cozidos.
Um tomate cru pode causar tantos problemas quanto um preparado em molho ou grelhado. É melhor ficar completamente longe desta comida. Pode desencadear o refluxo e piorar os sintomas do refluxo gastroesofágico (DRGE).
20. Alimentos picantes:
Alimentos picantes ou quentes ajudam no refluxo ácido. Algumas especiarias podem irritar o revestimento do estômago, como pimenta.
Muitos alimentos condimentados contêm capsaicina, que pode produzir uma sensação de queimação nos tecidos, o que só exacerba os sintomas de refluxo gastroesofágico.
21. Chocolate:
Poucas coisas são tão ruins quanto lhe disseram que você provavelmente não deve comer chocolate. Infelizmente, é muito ruim para você. É rico em gordura, por isso leva um tempo para digerir. Ele também possui cafeína, que pode fazer com que o ácido estomacal suba no esfíncter esofágico.
22. Manteiga:
Manteiga não passa de gordura. Naturalmente, isso pode piorar muito o refluxo gastroesofágico, principalmente se você estiver fritando alimentos.
Acrescenta calorias indesejadas à sua refeição e pode causar sintomas graves de refluxo ácido posteriormente. É melhor cozinhar a comida com um toque de spray de cozinha.
23. Balas:
O doce não passa de açúcar, que é um dos piores alimentos que causam refluxo. Os doces também podem ter vitamina C e conservantes que também podem aumentar a acidez, tornando-o um alimento muito ruim para quem sofre de refluxo ácido.
24. Doces:
Os produtos processados podem ser deliciosos, mas criam um ambiente ácido no estômago. Eles são ricos em manteiga e gorduras e também são feitos com produtos refinados, como açúcar e farinha.
Esses três ingredientes são algumas das piores causas de refluxo ácido, e os doces misturam todos eles em um único alimento.
25. Macarrão com queijo:
Macarrão com queijo é uma ameaça dupla. A massa é feita com farinha branca enriquecida que pode aumentar os sintomas de refluxo. Para piorar, é coberto de queijo. Depois de comer o macarrão com queijo, não é surpresa que alguém possa ter problemas de refluxo gastroesofágico.
26. Geleia:
Geleia têm um ótimo sabor em um sanduíche de manteiga de amendoim, mas é um dos alimentos que causam refluxo.
Tem um pH altamente ácido e não passa de açúcar. Se você precisar de gelatina, tente comer uma fruta alcalinizante como a banana para reduzir os níveis de ácido.
27. Hortelã:
Hortelã ou hortelã-pimenta são conhecidos por resolver problemas no estômagos, mas fique longe se você tiver problemas de refluxo ácido.
O efeito entorpecente relaxa o esfíncter esofágico, que mantém o estômago ácido sob controle. Qualquer pessoa com problemas de ácido deve evitar esta erva a todo custo.
28. Limão:
O limão é um dos piores alimentos que causam refluxo também, além de ser muito ruim para os dentes porque pode corroer o esmalte.
Pense no que isso pode fazer com seu estômago. Os limões irritam o estômago e podem desencadear sintomas de refluxo ácido rapidamente. Infelizmente, a água com limão é tão ruim quanto um limão.
29. Abacates:
Torrada com abacate é um alimento de café da manhã perfeito, mas eles têm um alto nível de gorduras naturais.
Enquanto saudável, pode causar problemas de refluxo. Aqueles com problemas leves podem considerar comer abacates, mas alguém com refluxo severo deve evitá-los.
30. Nuggets de frango:
Nuggets de frango são um jantar fácil, mas você pode estar piorando a azia ao comê-los. Eles não apenas são fritos, mas também carregados de sal, se você quiser nuggets de frango , você pode fazer o seu próprio, usando peito de frango empanado e magro. Apenas certifique-se de assá-los em vez de fritar.