Os alimentos que combatem o colesterol alto que você provavelmente não sabe e que você pode ter facilmente em casa. Além disso, dentre esses alimentos estão: vinho tinto, chocolate, alho, feijão, aveia, chá verde, azeite entre outros.O colesterol alto pode ser muito perigoso, pois ele estreita as artérias, o que aumenta o risco de ataque cardíaco ou derrame.
O colesterol alto também pode bloquear as artérias e causar um coágulo de sangue na linha. Qualquer pessoa que tenha esse problema médico sabe quão sério pode ser.
Quais os alimentos que combatem o colesterol alto:
1. Vinho tinto:
Estudos recentes mostraram que as uvas ricas é um dos alimentos que combatem colesterol alto em fibras usadas para fazer vinho tinto podem ter um efeito significativo nos níveis de colesterol.
Dependendo de quão alto é o seu colesterol, você pode observar uma queda de 9% a 12% no colesterol LDL ao consumir regularmente vinho que contenha esse tipo de uva vermelha.
Cozinhar com vinho tinto reduz a necessidade de gordura extra nos pratos. Isso é importante porque a gordura pode contribuir para um alto nível de LDL!
2. Chocolate:
Em pequenas doses, o chocolate pode servir como um poderoso antioxidante para combater o colesterol alto.
Comparado ao chocolate ao leite, o chocolate escuro tem três vezes mais antioxidantes, o que pode ajudar a impedir o entupimento das artérias, além de aumentar os níveis de colesterol HDL em até 24%
Você pode ser criativo com seu chocolate, em vez de apenas comer uma barra de chocolate comum. O chocolate fica ótimo quando ralado ou raspado sobre uma tigela de iogurte, pudim ou fatias de frutas. Além disso, você se sentirá um pouco mais especial ao comê-lo.
3. Alho:
Comer três dentes de alho diariamente pode combater o colesterol alto, incluindo a redução do colesterol, a interrupção de coágulos sanguíneos, a normalização da pressão arterial, o combate a infecções e a promoção de artérias desobstruídas.
Sugerimos assar uma cabeça de alho, porque nada supera isso como um tratamento independente. Retire as camadas externas e apare o topo de uma cabeça cheia. Depois, asse com papel alumínio e um fio de azeite.
4. Feijões:
O feijão é rico em fibras e é um ótimo complemento para uma dieta com baixo colesterol, especialmente as variedades de feijão. Em alguns casos, eles podem diminuir a velocidade com que o colesterol é absorvido pelo organismo.
O feijão não precisa ser o prato principal. Eles podem desempenhar um delicioso papel de apoio em saladas ou salteados. Isso ajudará a manter baixos os níveis de LDL e até adicionará um pouco de fibra a qualquer prato.
5. Aveia:
Se sua dieta contém duas porções de aveia por dia, você poderá reduzir o colesterol LDL em mais de 5% em pouco mais de um mês.
A aveia contém beta-glucana, uma substância que absorve o colesterol LDL, tornando-a um ótimo complemento para qualquer refeição.
Se você não suporta aveia, mas ainda deseja os benefícios, pode adicioná-lo a outros pratos. Aveia funciona muito bem em assados, smoothies e panquecas.
6. Chá verde:
O chá verde é uma alternativa saudável ao refrigerante, bebidas esportivas e outras bebidas com alto teor de açúcar. Alguns estudos mostraram que ele contém compostos que podem combater o colesterol alto.
O chá verde é delicioso, mas você não precisa beber. Você pode moer as folhas de chá secas e adicioná-las a um prato como qualquer outro tempero. O sabor é sutil e aromático, mas é uma ótima maneira de obter os benefícios.
7. Azeite:
Em vez de usar óleo com alto teor de gorduras saturadas, como canola ou coco, tente o azeite de oliva. É cheio de ácidos graxos monoinsaturados saudáveis para o coração que ajudam a combater o colesterol alto.
Se você realmente deseja reduzir a ingestão de colesterol, substitua uma colher de chá de azeite de oliva e uma clara de ovo em suas receitas que exigem ovos inteiros.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
8. Salmão:
Os ácidos graxos ômega 3 podem reduzir o risco de doenças cardíacas e demência, entre outras coisas. Além disso, foi demonstrado que esse nutriente, encontrado no salmão, aumenta os níveis de colesterol HDL, ou “bom”, em cerca de 5%.
O salmão é extremamente saudável para o coração, mas os filés não são coisa de todos. Pode ter um sabor melhor para alguns, se cozido em alimentos, como substituir o salmão por amêijoas na sopa de amêijoas.
9. Amêndoas:
Amêndoas tem 9 gramas de gorduras monoinsaturadas. Foi comprovado que as amêndoas são alimentos que combatem colesterol alto em quase 10%. Amêndoas também têm vitamina E na pele para impedir ainda mais o crescimento de colesterol nas artérias.
Tente polvilhar algumas amêndoas fatiadas em seu cereal matinal, aveia ou iogurte, para uma maneira fácil de adicioná-las à sua dieta.
10. Abacates:
Além de ser saudável em vitaminas e minerais, o abacate é um ótimo complemento para qualquer dieta saudável. Quando ingeridos regularmente, comer abacates pode combater o colesterol alto em cerca de 8%, dependendo da sua dieta.
O abacate é delicioso e extremamente versátil. Tente fazer um sanduíche de frango ou salada de atum usando abacates esmagados como agente de ligação em vez de maionese.
11. Arroz integral:
O arroz integral tem muita fibra solúvel, mas também pode diminuir os níveis de colesterol LDL. Estudos mostraram que comer 16 gramas de arroz integral pode diminuir o colesterol LDL, além de ajudar na digestão.
Uma maneira fácil de incorporar arroz integral é refoga-lo. Refogar pode ser um jantar ideal para combater o colesterol alto para refoga-lo com legumes e azeite. Para torná-lo ainda mais saudável, adicione uma proteína de peixe para os ômega-3.
12. Couve:
O couve foi rotulado como superalimento, mas há uma razão para isso. Além de ser rico em vitamina A e vitamina C, também se liga à bile, que pode ser um dos alimentos que combatem colesterol alto ao longo do tempo. Você pode até incorporá-lo em smoothies verdes para obter mais dele em seu sistema, se você não é um fã do sabor.
Couve não é para todos, mas você pode esconder a amargura em saladas cruas adicionando frutas secas, passas e cranberries adicionam um pouco de açúcar que equilibra a amargura.
13. Proteína de soro de leite:
Estudos demonstraram que a adição de proteína de soro de leite à sua dieta pode reduzir o LDL e o colesterol total em seu corpo. Um estudo teve indivíduos consumindo 54 gramas de proteína de soro de leite por dia durante 12 semanas e observou uma redução significativa no colesterol LDL.
Tenha cuidado com algumas proteínas de soro de leite, no entanto! Verifique o teor de açúcar antes de comprar uma marca específica. Você também não precisa abaixar uma tonelada de shakes para obter os benefícios. Você pode adicionar o pó à mistura de panquecas e outros produtos de panificação.
14. Nozes:
As nozes são compostas de gorduras poli insaturadas e possuem toneladas de ácido alfa-linolênico. Estes são ácidos graxos ômega-3 à base de plantas, o que significa que eles são excelentes alimentos que combatem colesterol alto em até 15%. O óleo de noz também é uma maneira fantástica de colher os benefícios sem comer a noz sozinha.
Pique as nozes finamente e adicione-as ao que você adicionar migalhas de pão.Por exemplo, nozes trituradas ou picadas podem ser usadas como revestimento para frango e peixe.
15. Maçãs:
Estudos demonstraram que as maçãs e o suco de maçã é um dos alimentos que combatem colesterol alto podem ajudar a inibir a oxidação do colesterol LDL, que é a maneira mais elegante de dizer que as maçãs podem parar o acúmulo nas artérias.
Comer apenas uma maçã pequena por dia pode fornecer um grama de fibra e ajudar a combater colesterol alto.
Comer uma maçã inteira é uma ótima opção de alimentos que combatem colesterol alto, pois a fibra ajuda a digerir os açúcares de forma saudável. No entanto, você também pode adicionar maçãs às saladas ou por cima da aveia do café da manhã para obter um extra extra.