Os alimentos que pessoas com diabetes precisam evitar são muito importantes, pois, o diabetes é uma condição médica que decorre da incapacidade do organismo de controlar adequadamente os níveis de açúcar no sangue.
Normalmente, a insulina regula firmemente a quantidade de glicose no sangue. Mas quando um paciente com diabetes faz uma refeição e a glicose é absorvida na corrente sanguínea, a falta de função adequada da insulina permite que os níveis de glicose no sangue aumentem além do normal.
Com o tempo, o alto nível de açúcar no sangue pode levar a sérias conseqüências, e os pacientes com diabetes também correm maior risco de desenvolver colesterol alto e outras doenças cardiovasculares.
Dada a natureza da condição e seus fatores de risco associados, os principais objetivos do gerenciamento do diabetes são manter a quantidade de glicose no sangue em um nível normal e saudável e reduzir o risco de outras complicações.
Uma parte integrante de conseguir isso é evitar certos tipos de alimentos, especialmente aqueles ricos em amido, açúcar refinado, gorduras saturadas e sódio.
Uma dieta mais eficaz melhorará a glicose no sangue, reduzirá o risco de pressão alta e colesterol e ajudará a manter um peso adequado. Se você acabou de ser diagnosticado, evitar os alimentos abaixo é um dos primeiros passos para controlar o diabetes.
Alimentos que pessoas com diabetes precisam evitar:
1. Refrigerantes:
Uma das restrições que as pessoas com diabetes precisam evitar são os refrigerantes. Embora refrescante, infelizmente, esta bebida é rica em açúcar, o que pode aumentar drasticamente o açúcar no sangue.
Além dos refrigerantes, várias outras bebidas embaladas amplamente disponíveis no mercado adicionam açúcar. Até bebidas que parecem saudáveis, como leite com chocolate e sucos engarrafados.
2. Arroz branco e alimentos à base de farinha:
Pão, macarrão e arroz branco são as principais fontes de carboidratos simples. Entre outros tipos de carboidratos, os carboidratos simples são os mais rápidos de serem digeridos e absorvidos pelo organismo para serem processados em açúcar no sangue.
Pão branco, pasta de farinha e arroz branco são, portanto, o tabu mais comum para os diabéticos. Além disso, o enriquecimento de carboidratos simples pode vir de outros alimentos.
Reduzir ou substituir o arroz branco por alimentos ricos em fibras e proteínas é uma maneira infalível de reduzir a fome, mantendo os níveis de açúcar no sangue estáveis. Por isso, é um dos alimentos que pessoas com diabetes precisam evitar.
3. Alimentos gordurosos:
As gorduras trans são encontradas principalmente em margarinas, geléias e conservas. Embora não aumente diretamente o açúcar no sangue, a gordura trans pode desencadear resistência à insulina e uma síndrome metabólica.
Alguns alimentos com alto teor de gorduras trans são batatas fritas embaladas, batatas fritas e frituras. A combinação de óleo de cozinha e batatas ricas em carboidratos pode aumentar os níveis de açúcar no sangue.
A redução do consumo de gordura trans pode ajudar a evitar danos aos vasos sanguíneos devido ao diabetes, especialmente em pessoas com diabetes que também apresentam alto risco de doença cardiovascular.
4. Frutos secos:
O fruto seco é um pedaço de fruta que é preservado pela redução do teor de água. Os frutos secos são frequentemente consumidos porque têm uma vida útil mais longa do que os frutos frescos. Além disso, frutas secas tendem a ter preços mais baixos. Não é de admirar que tantas pessoas gostem de frutas secas.
No entanto, você sabia que frutas secas são uma dieta para diabetes? Sim, secar a fruta tende a reduzir os nutrientes que ela contém. Frutas secas também são frequentemente adicionadas para melhorar o sabor do açúcar.
5. Mel e xarope de bordo:
Você pode pensar que mel, xarope de agave e xarope de bordo são bons adoçantes naturais para o diabetes. O fato é que, embora esses três “açúcares naturais” sejam frequentemente usados como substitutos do açúcar granulado, na verdade eles estão na lista de dietas diabéticas.
Porque todos os três contêm a mesma quantidade de açúcar. De fato, o total de carboidratos desse adoçante alternativo pode ser muito maior. Por exemplo, uma colher de sopa de açúcar branco possui 12,6 gramas de glicose.
Mas acontece que o nível de glicose no mel aumenta em 17 gramas, o xarope de agave em 16 gramas e o xarope de bordo em 13 gramas. Portanto, reduzir o consumo de adoçante é mais eficaz do que substituir o açúcar pelos três.
6. Café com expresso:
Sua língua já deve estar familiarizada com as criações de café que geralmente são vendidas em cafeterias. No entanto, coberturas adicionais como caramelo, xarope, leite ou chantilly também podem aumentar o açúcar no sangue.
Para o café que você prepara em casa, também são usados açúcar e leite granulados. Não é de surpreender que o café contemporâneo também possa ser um tabu para os diabéticos. Se você é fã de café, é melhor consumir café preto ou café expresso sem adoçar.
7. Molho de tomate:
Comer frituras enquanto mergulha em molho de tomate ou molho de pimenta é delicioso. Você sabia, no entanto, que ambos os tipos deste molho são ricos em açúcar? 2 colheres de molho de tomate correspondem a 16 gramas de açúcar!
Em vez de usar molho engarrafado, faça seu próprio molho de pimenta em casa. Desta forma, você pode definir a nitidez desejada. No entanto, se você precisar comprar molho engarrafado, verifique a lista de ingredientes no rótulo da embalagem do produto.
8. Molho para salada:
Salada é realmente comida saudável. É diferente, no entanto, se a salada servida usa maionese até que seja polvilhada com queijo ralado. Porque os dois curativos não contêm apenas açúcar, mas também muita gordura.
Se você tiver isso, o uso de molhos para salada não saudáveis está incluído nos alimentos para diabéticos que devem ser evitados. Use curativos à base de óleo, como azeite e óleo de coco. Por isso, é um dos alimentos que pessoas com diabetes precisam evitar.
9. Batatas fritas:
Uma porção pequena de 85 gramas de batatas fritas de fast-food contém 33 gramas de carboidratos, incluindo 3 gramas de fibra. Ao contar carboidratos, a fibra é subtraída da contagem total de carboidratos.
Pois não é digerida, deixando 30 gramas de carboidratos para essa porção. Uma porção de carboidratos para diabéticos é de 15 gramas de carboidrato, portanto, cada porção pequena de batata frita conta como duas porções de carboidratos.
10. Doces:
Não apenas alimentos com alto teor de açúcar, como doces, biscoitos, xarope e refrigerantes, não têm valor nutricional, mas esses carboidratos de baixa qualidade também causam um aumento dramático nos níveis de açúcar no sangue e podem contribuir para o ganho de peso, os quais podem piorar as complicações do diabetes.