Alguns amam seu sabor naturalmente doce e terroso, enquanto outros detestam em praticamente qualquer forma – até mesmo suco de beterraba.
Independentemente da forma, no entanto, não há como negar que existem alguns benefícios surpreendentes neste vegetal vibrante.
Além de ser carregada com vitaminas e minerais, as Beterrabas também são ricas em outros compostos promotores da saúde, como antioxidantes, carotenoides e nitratos que ajudam a ampliar ainda mais o número de Beterrabas.
Além disso, são super versáteis e podem ser facilmente adicionados em uma grande variedade de pratos deliciosos.
Valor nutricional da Beterraba
O perfil nutricional das Beterrabas é bastante impressionante, com cada porção embalando em uma boa quantidade de folato, fibra e manganês para uma baixa quantidade de calorias – que ajudam no fornecimento de todos esses maravilhosos Benefícios das Beterrabas Para Saúde .
Uma xícara de beterraba crua (cerca de 136 gramas) contém aproximadamente:
- 58,5 calorias
- 13 gramas de carboidratos
- 2,2 gramas de proteína
- 0,2 gramas de gordura
- 3,8 gramas de fibra dietética
- 148 microgramas de folato (37% do VD)
- Manganês de 0,4 miligramas (22% do VD)
- 442 miligramas de potássio (13% do VD)
- 6,7 miligramas de vitamina C (11% do VD)
- 31,3 miligramas de magnésio (8% do VD)
- 1,1 miligramas de ferro (6% do VD)
- 0,1 miligramas de cobre (5% do VD)
- 54,4 miligramas de fósforo (5% do VD)
- 0,1 miligramas de vitamina B6 (5% do VD)
Além dos nutrientes listados acima, as Beterrabas também contêm tiamina, riboflavina e zinco.
Por que as Beterrabas são boas para você, e não há problema em comer beterraba todos os dias? Continue lendo para saber sobre os possíveis Benefícios das Beterrabas Para Saúde, além de algumas maneiras fáceis de adicionar esse vegetal nutritivo em sua dieta.
Benefícios das Beterrabas Para Saúde
1. Alto em antioxidantes
Antioxidantes são compostos que ajudam na neutralização dos radicais livres nocivos, prevenindo o estresse oxidativo e os danos às células.
Alguns estudos descobriram que os antioxidantes poderiam proteger contra muitos tipos de doenças crônicas, como doenças cardíacas, câncer e diabetes.
As Beterrabas são naturalmente ricas em fitonutrientes, antioxidantes, vitaminas e oligoelementos que combatem doenças.
De fato, as Beterrabas são uma excelente fonte de um certo tipo de fitonutrientes chamados betalaínas, que possuem poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e fornecem muitos dos Benefícios Para Saúde.
As betalainas também atuam como um pigmento vegetal natural e são responsáveis por fornecer às Beterrabas com sua cor vibrante.
Estudos in vitro descobriram que estes pigmentos potentes podem proteger contra o desenvolvimento de certos tipos de câncer e doenças.
Além disso, as Beterrabas também contêm uma boa quantidade de luteína e zeaxantina, dois carotenoides que desempenham um papel central na saúde dos olhos e podem reduzir o risco de doenças como degeneração macular e catarata.
2. Alivia a inflamação:
Em muitos casos, a inflamação é uma resposta normal do sistema imunológico que ajuda na proteção do corpo contra invasores e infecções estranhas.
Evidências descobriram que a inflamação crônica está na raiz da maioria das doenças e pode ser um dos principais contribuintes para doenças crônicas como doenças cardíacas, câncer e até obesidade.
A dieta da pessoa média é muito alta em compostos inflamatórios derivados de alimentos ultraprocessados, altas quantidades de açúcar e baixas quantidades de nutrientes, então consumir alimentos integrais como as Beterrabas são uma excelente maneira de manter a inflamação controlada.
Em um modelo animal, a suplementação de Beterrabas foi capaz de reduzir o estresse oxidativo e a inflamação em ratos.
Um estudo em humanos também confirmou as propriedades anti-inflamatórias das Beterrabas, mostrando que tanto a beterraba cozida quanto o suco de beterraba conseguiram reduzir os níveis de marcadores inflamatórios em pessoas com pressão alta.
3. Promove a saúde do coração:
A doença cardíaca é um grande problema em todo o mundo. Estima-se que quase 44% dos americanos terão algum tipo de doença cardíaca até 2030.
Um dos maiores Benefícios do Suco das Beterrabas Para Saúde é a sua capacidade de promover a saúde do coração.
A beterraba é uma rica fonte de nitratos na dieta, que atuam como vasodilatadores que auxilia na melhora do fluxo sanguíneo e reduz a pressão arterial.
Um estudo em humanos mostrou que o suco de beterraba ajudou na redução significativamente da pressão arterial sistólica e diastólica em participantes após apenas 24 horas.
Outro pequeno estudo em humanos, realizado em 2017, descobriu que o suco de beterraba ajudava a reduzir os níveis de mau colesterol LDL em pessoas com pressão arterial descontrolada.
4. Ajuda na desintoxicação:
Seu corpo já tem seu próprio sistema interno de desintoxicação que ajuda a mantê-lo saudável, limpando continuamente as toxinas.
Seus rins filtram o sangue e produzem urina, seus pulmões expelem dióxido de carbono, sua pele expele partículas através dos poros e seus intestinos extraem os nutrientes e eliminam os resíduos.
Seu fígado também desempenha um papel crucial na desintoxicação, eliminando toxinas e outras substâncias nocivas do sangue.
O suco de beterraba beneficia a função hepática, ajudando a mantê-lo funcionando de forma eficiente, para que possa continuar mantendo seu corpo livre de toxinas.
Um estudo animal fora da Polônia mostrou que o tratamento de ratos com Beterrabas ajudou na prevenção do estresse oxidativo e reduziu a peroxidação lipídica, um marcador comum de dano celular, por impressionantes 38%.
Da mesma forma, um estudo animal mostrou que o suco de beterraba ajudou no aumento dos níveis de enzimas específicas envolvidas na desintoxicação.
5. Impulsiona a função cerebral:
Conforme envelhecemos, é natural experimentar um declínio nas funções mentais e cognitivas à medida que problemas como a doença de Alzheimer e Parkinson se tornam mais prevalentes.
No entanto, devido ao seu alto teor de nitratos na dieta, há algumas evidências de que o pó da raiz de beterraba beneficia a saúde do cérebro e pode proteger contra o declínio cognitivo relacionado à idade.
Na verdade, um estudo em humanos até mesmo descobriu que oferecer adultos mais velhos à uma dieta rica em nitratos ajudou no aumento do fluxo sanguíneo para certas áreas do cérebro envolvidas no funcionamento executivo.
6. Apoia a saúde digestiva:
As Beterrabas são rica em fibras, fornecendo 3,8 gramas em cada xícara. A fibra se movimenta através dos intestinos, não digerida, acrescentando volume às fezes para ajudar no mantimento da regularidade e promoção de uma melhor saúde digestiva.
Uma revisão composta de cinco estudos mostrou que o aumento do consumo de fibras resultou em um aumento na frequência de fezes para pessoas com constipação.
Não somente isso, mas outras pesquisas também sugerem que aumentar seu consumo de fibras através de alimentos como as Beterrabas também beneficiam a saúde digestiva de outras formas e pode ser protetor contra problemas como diverticulite, hemorróidas e DRGE.
7. Melhore o desempenho atlético:
Seja você um atleta competitivo ou um frequentador de esportes casual, as Beterrabas demonstraram ter um efeito poderoso no aumento do desempenho e é um dos melhores alimentos para os atletas.
Isso ocorre porque os nitratos demonstraram melhorar a eficiência da mitocôndria, que é a organela responsável pela geração de energia para as células do seu corpo.
Um estudo humano em 2011 descobriu que consumir suco de beterraba melhorou significativamente a produção de energia durante uma prova de ciclismo contrarrelógio e melhorou o desempenho em 2,8%.
Outro estudo em humanos mostrou que a suplementação dietética de nitrato estendeu o tempo até a exaustão e aumentou a tolerância ao exercício de alta intensidade.
8. Aumenta a perda de peso:
As Beterrabas são carregadas com fibras, mas com poucas calorias, o que as torna um ótimo complemento para a dieta, caso queira perder alguns quilos extras.
Na verdade, cada xícara de beterraba contém apenas 59 calorias e 3,8 gramas de fibra – ou até 15% da fibra que você precisa para o dia todo.
Quando você consome fibra, ela se movimenta muito lentamente através do trato digestivo para mantê-lo satisfeito, o que pode ajudar no apoio da saciedade e promoção da perda de peso.
De acordo com um estudo em humanos de Boston, aumentar o consumo de fibras em 14 gramas por dia levou a uma redução de 10% no consumo calórico diário e aumentou a perda de peso em quatro quilos em quatro meses.
9. Controlar a Pressão Alta:
Um estudo apontou que ingerir no mínimo uma Beterraba por dia, baixou a pressão sistólica em 4 a 5 pontos.
Em outro estudo, os participantes que consumiram suco de Beterraba durante um mês tiveram uma redução na pressão arterial, melhorias na função endotelial e redução da rigidez arterial.
10. Combater as Células Cancerígenas:
Alguns pesquisadores concluíram que a Beterraba pode ajudar a lutar contra tumores cancerígenos e leucemia.
Em outro estudo clínico, 22 pacientes com câncer inoperável avançado receberam porções de Beterraba por 3-4 meses e apresentaram melhorias.
11. Eliminar a Fadiga:
Se você se arrasta para praticar seus exercícios, você pode comer porções de Beterraba.
Em um estudo, as pessoas que comiam Beterraba antes de malhar, foram capazes de aumentar seus exercícios por mais tempo.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Esse benefício da Beterraba se deve aos nitratos naturais que se transformam em óxido nítrico e aumentam a tolerância ao exercício de alta intensidade.
12. Prevenir Diabetes:
Boas notícias para pessoas que lutam com problemas de açúcar no sangue, a Beterraba pode realmente baixar a quantidade de glicose no sangue. Este benefício é devido às fibras solúveis encontradas na Beterraba.
13. Combater a Impotência Sexual:
A Beterraba já foi usada como um Viagra primitivo. Os romanos antigos consideravam a Beterraba um remédio, bebiam suco e comiam Beterraba inteira quando queriam aumentar sua libido.
A pesquisa indicou que a Beterraba é uma fonte rica de um mineral chamado boro que está diretamente ligado à produção de hormônios sexuais.
14. Tratar Doenças Respiratórias:
A Beterraba é uma fonte de Vitamina C que ajuda a prevenir os sintomas da asma.
O beta-caroteno natural contido na Beterraba ajuda a prevenir câncer de pulmão. A Vitamina C é um poderoso antioxidante que aumenta o sistema imunológico de várias maneiras.
15. Para as Gestantes:
A Beterraba é muito boa para mulheres grávidas, uma vez que são fonte de folato de vitamina B que ajuda no desenvolvimento da coluna vertebral infantil. A deficiência de folato no feto, pode levar a uma variedade de defeitos do tubo neural.
16. Prevenir a Catarata:
A presença de beta-caroteno encontrado na Beterraba, ajuda a prevenir a cegueira relacionada à idade, a tão temida catarata. Além disso, previne uma redução no desenvolvimento da degeneração macular.
17. Fragilidade Capilar:
Os flavonóides e a Vitamina C nas Beterrabas ajudam a fortalecer a estrutura capilar, o que age diretamente na prevenção de fragilidades capilares.
18. Combater a Degeneração Macular:
O beta-caroteno presente na Beterraba ajuda a reduzir e retardar a degeneração macular nos olhos. A degeneração macular é freqüentemente associada a um aumento nos radicais livres, que afetam drasticamente o processo de envelhecimento de muitas pessoas.
19. Para a Absorção de Oxigênio:
Os pesquisadores perceberam que a absorção de oxigênio é grandemente aumentada por pessoas que bebem suco de Beterraba devido ao alto teor de nitrato.
Os resultados mostram que a absorção de oxigênio aumenta em até 16%, o que é um impulso inédito, e na verdade é mais do que uma pessoa normal pode melhorar, mesmo quando se treina extensivamente.
Onde encontrar beterraba
A beterraba pode ser encontrada na seção de produtos da maioria das grandes mercearias.
Eles estão amplamente disponíveis durante todo o ano, mas sua alta temporada vai de junho a outubro, que é a melhor estação para explorar mercados de fazendeiros e lojas de alimentos saudáveis para Beterrabas frescas, macias e orgânicas.
O suco de beterraba e pó de beterraba também podem ser encontrados em lojas de alimentos saudáveis e varejistas on-line também.
Ao comprar beterraba, procure por pequenas ou médias raízes de beterraba que tenham uma pele lisa e uniforme e cores profundas (roxo, vermelho, rosa listrado ou dourado estão mais disponíveis).
Evite Beterrabas frescas que tenham manchas ou hematomas fortes, onde o suco de beterraba esteja “sangrando” pela raiz.
Além da raiz de beterraba, as folhas são, na verdade, completamente comestíveis e ricas em nutrientes, como betacaroteno e luteína/zeaxantina.
Eles estão disponíveis com mais frequência quando você compra Beterrabas frescas e inteiras nos mercados de agricultores, e elas podem ser usadas em diversas receitas com a acelga.
Embora na maioria das vezes vejamos Beterrabas de cor roxa disponíveis em mercearias, as Beterrabas estão disponíveis em uma variedade de cores, a maioria das quais tem sabores muito parecidos, benefícios e usos das Beterrabas Para Saúde.
As Beterrabas são um ótimo complemento para smoothies ou saladas. Eles também podem ser usados em sanduíches, paninis e massas.
Por causa de sua doçura natural, eles também funcionam bem em certas receitas de sobremesas.
Basicamente, não há escassez de maneiras de adicionar este legume para conseguir esses enormes Benefícios das Beterrabas Para Saúde.
Benefícios na medicina ayurveda e tradicional chinesa
A beterraba há muito é reverenciada por suas propriedades promotoras da saúde e tem muitos usos na Medicina Tradicional Chinesa e na Ayurveda.
Os Benefícios das Beterrabas Para Saúde incluem a limpeza do fígado, melhora da circulação sanguínea e acalma a mente e o espírito.
Eles também são usados como um remédio natural para uma variedade de doenças e têm sido tradicionalmente usados para tratar condições como:
- Anemia
- Fraqueza do coração
- Toxicidade hepática
- Prisão de ventre
- Irritabilidade
- Inquietação
- Menstruação irregular
- Herpes
- Libido diminuída
É especialmente recomendado consumir Beterrabas durante a temporada de Vata, que vai de outubro a março, pois as cores vivas e vibrantes podem equilibrar a secura e a frieza da estação.
Beterraba vs Rabanete
Embora essas duas raízes compartilhem algumas semelhanças na aparência, na verdade pertencem a espécies totalmente diferentes de plantas.
As Beterrabas pertence à mesma família como espinafre e acelga, enquanto rabanetes são relacionados a vegetais crucíferos como brócolis, repolho e couve.
Em termos de sabor, as Beterrabas tem um sabor muito mais adocicado e uma textura mais macia, enquanto os rabanetes têm um sabor picante e apimentado.
Os rabanetes são normalmente servidos em saladas ou usados como guarnições e condimentos, enquanto as Beterrabas pode ser usada em uma variedade de pratos, desde pratos principais até sobremesas.
Embora sejam ricos em fibras, os rabanetes também não são tão densos em nutrientes e não possuem os mesmos Benefícios das Beterrabas Para Saúde.
O perfil nutricional do rabanete é menor em muitos nutrientes, incluindo folato, potássio, manganês, magnésio e ferro, mas contém uma quantidade muito maior de vitamina C por porção do que a beterraba.
Como preparar beterrabas
Há muitas opções para cozinhar Beterrabas. Na verdade, você pode comê-las cruas, cozidas ou assadas.
Quando comida crua, as Beterrabas é firme, crocante e levemente adocicada. Eles podem ser usados para fazer suco de Beterrabas ou adicionados em smoothies e saladas.
Comê-los crus garante que mantenham seus nutrientes e ajuda na preservação do seu sabor natural.
Quando você cozinha as Beterrabas, elas ficam mais macias e levemente mais doces.
Eles são muitas vezes emparelhados com queijo de cabra ou vinagre balsâmico para equilibrar a sua doçura, bem como a rúcula, que proporciona um sabor apimentado agradável ao sabor terroso e doce das Beterrabas. As Beterrabas também pode ser fervida, cozida no vapor ou refogada também.
É importante notar que, embora as Beterrabas pareçam muito resistentes, na verdade elas são vegetais muito delicados.
As Beterrabas são propensas a oxidarem e perderem um pouco do valor nutricional quando estão superaquecidas e cozidas excessivamente.
Cozinhe as Beterrabas levemente para evitar a oxidação e maximizar o valor nutricional.
Além disso, opte por Beterrabas frescas em conserva, quando possível, para garantir o máximo de nutrientes possível.
A maneira mais saudável de cozinhar Beterrabas para manter seus nutrientes intactos é cozinhá-las por cerca de 20 minutos ou menos, ou assá-las por menos de uma hora.
Você saberá que suas Beterrabas está cozida e pronta quando é capaz de perfurá-las facilmente com um garfo.
Tenha sempre cuidado ao cozinhar Beterrabas, pois seus sucos tendem a manchar roupas e superfícies.
Uma das maneiras mais fáceis de prepará-las para evitar manchas é enrolar as Beterrabas em papel alumínio com um pouco de óleo de coco e assar a 180 graus por cerca de 45 minutos.
Em seguida, coloque todo o pacote na pia e retire a pele lentamente e deixe que alguns sucos corram para a pia.
Como comer beterraba
Ao comprar beterraba, é melhor comprar uma cultivada organicamente. Compre beterrabas menores e mais jovens, se quiser evitar o descascamento e verifique se a beterraba que está comprando não tem machucados ou manchas.
Você pode mantê-lo na geladeira por até 3 semanas e retirá-lo quando quiser preparar uma deliciosa refeição saudável.
Você pode comer beterraba crua, em uma salada combinada com outros vegetais.
Além disso, você pode cozinhar no vapor, ferver, assar, em conserva, adicioná-lo à sua sobremesa ou fazer seu próprio suco de beterraba.
De qualquer forma, você sentirá benefícios para a saúde, então escolha o método de cozinhar que melhor se adequa ao seu gosto.
História da beterraba
As Beterrabas é uma parte da família das plantas chamada Amaranthaceae-Chenopodiaceae.
Também nesta mesma família de plantas existem algumas variedades de acelga suíça e outros vegetais de raiz, que partilham o mesmo gosto de terra mas doce.
As folhas de Beterraba foram, na verdade, consumidas historicamente antes das raízes, embora hoje muitas pessoas prefiram consumir as raízes doces e descartar os verdes mais amargos, mas muito benéficos.
As Beterrabas foram consideradas para serem consumidos pela primeira vez na África há milhares de anos.
A popularidade das raízes vegetais se espalhou para as regiões da Ásia e Europa, com as populações romanas antigas, algumas das primeiras pessoas a colher Beterrabas e comer suas raízes coloridas.
Do século XVI ao XIX, as Beterrabas tornaram-se mais difundidas e usadas de várias maneiras; por exemplo, seus sucos brilhantes foram usados como corantes alimentares, enquanto seus açúcares rapidamente se tornaram conhecida por ser uma fonte de doçura concentrada.
Por volta do século XIX, as Beterrabas começou a ser usada como meio de extrair e refinar o açúcar.
Isso continuou sendo um método popular para fazer açúcar de cana em toda a Europa, eventualmente se espalhando para os Estados Unidos, onde as Beterrabas ainda são usadas dessa maneira.
Hoje os maiores produtores de Beterrabas são os Estados Unidos, Rússia e países europeus, como França, Polônia e Alemanha.
Existem efeitos colaterais ao consumir beterraba?
A beterraba é geralmente considerada segura, mas as mulheres que estão grávidas ou amamentando devem consumi-la nas quantidades prescritas.
Para algumas pessoas, consumir beterraba pode fazer com que a urina fique rosa ou vermelha e, à medida que diminui os níveis de cálcio, pode causar danos nos rins em grandes quantidades.
Considerações finais
As Beterrabas é pobre em calorias, mas rica em fibras, antioxidantes e uma série de importantes micronutrientes, incluindo folato, manganês, potássio e vitamina C. É por isso que existem tantos Benefícios das Beterrabas.
Os Benefícios das Beterrabas Para Saúde incluem redução da inflamação, melhor saúde cardíaca e digestiva, melhora da desintoxicação, aumento da função cerebral, melhor desempenho atlético e perda de peso.
Na medicina ayurvédica e tradicional chinesa, as Beterraba tem sido usada para tratar uma variedade de doenças, incluindo anemia, fraqueza do coração e toxicidade hepática.
As Beterrabas pode ser consumida crua, cozida ou assada e tem um ótimo sabor quando combinada com queijo, adicionada em saladas ou usada em smoothies.
Opte por Beterrabas enlatadas frescas quando possível e aproveite como parte de uma dieta saudável e equilibrada para colher os muitos Benefícios das Beterrabas Para Saúde.