A salsa embora tradicionalmente ignorado como apenas um enfeite, é um gigante entre outras ervas em termos de benefícios para a saúde, e em quantidades tão pequenas também. Aqui estão seis razões pelas quais uma pitada de salsa não só pode fazer suas refeições mais saborosas, mas também o seu corpo saudável.
A salsa ou salsinha é rica em nutrientes, tais como vitaminas e minerais que são excelente para a manutenção de uma boa saúde! A salsa ou salsinha é rica em vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina C e vitamina D. Quanto aos sais minerais a salsa ou salsinha é rica em cálcio, enxofre, ferro, fósforo, magnésio e potássio.
Benefícios:
1. Previne o câncer:
Os estudos mostram que miristicina, um composto orgânico encontrado no óleo essencial da salsa, não só inibe a formação de tumor (em especial nos pulmões), mas também ativa o enzima glutationa-S-transferase, que ajuda a glutationa molécula anexar, e lutar contra, moléculas oxidadas. Miristicina também pode neutralizar agentes cancerígenos como o benzopireno na fumaça do cigarro, podendo passar através do corpo, consequentemente, lutar contra o câncer de cólon e de próstata.
2. É rica em Antioxidantes:
A Salsa é rica em um arsenal antioxidante que inclui luteolina, um flavonoide que se estende para fora e elimina os radicais livres no organismo que causam o estresse oxidativo nas células. Luteolina também promove o metabolismo de hidratos de carbono e o corpo serve como um agente anti-inflamatório. Além disso, duas colheres de sopa de salsa contêm 16% da RDA de vitamina C e mais de 12% da RDA de vitamina A – dois antioxidantes potentes.
3. É um excelente anti-inflamatório:
Juntamente com luteolina, a vitamina C encontrado na salsa serve como um agente anti-inflamatório eficaz no interior do corpo. Quando consumidas regularmente, eles combater o aparecimento de distúrbios inflamatórios, tais como osteoartrite (a degeneração da cartilagem articular e o osso subjacente) e artrite reumatoide (uma doença que causa a inflamação das articulações).
4. Fortalece o sistema imunológico:
A vitamina C e vitamina A encontrada no salsa servem para reforçar o sistema imunológico do corpo, embora de maneiras diferentes. A vitamina C é necessária para o colagênio, a principal proteína estrutural encontrado no tecido conjuntivo. Este nutriente essencial, não apenas irá acelerar a capacidade do corpo e para reparar as feridas, mas também manter os ossos e dentes saudáveis.
A vitamina A, por outro lado, fortalece os pontos de entrada no corpo humano, tais como mucosas, membranas, o revestimento dos olhos, e respiratória, urinária e intestinal. Além disso, os linfócitos ou células brancas do sangue, dependem de vitamina A para combater a infecção do corpo.
5. Fortalece o coração:
homocisteína é um aminoácido que ocorre no organismo, ameaça vasos sanguíneos do corpo, quando os seus níveis de tornar-se demasiado é alta. Felizmente, o ácido fólico (ou vitamina B9) encontrados em salsa ajuda a converter homocisteína em moléculas inofensivas. Um enfeite regular de salsa podem ajudar a afastar doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco, derrame e aterosclerose.
6. É rica em vitamina K:
Duas colheres de salsa tem 153% da RDA de vitamina K, que é necessário para a síntese da osteocalcina, uma proteína que fortalece a composição dos ossos. A vitamina K também impede o acúmulo de cálcio no nosso tecido que pode levar a aterosclerose, doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral.
Finalmente, a vitamina K encontrado na salsa é essencial para a síntese de ingolípidos, a gordura necessária para manter a bainha de mielina em torno dos nossos nervos, e no sistema nervoso.