Chocolate não é só uma delícia. Existem diferentes tipos que têm composições muito diferentes e por isso os seu benefícios para a saúde também são muito distintos. Chocolate de leite, chocolate branco e o chocolate negro ou amargo e dos 3 tipos de chocolate, o terceiro é o que apresenta mais benefícios para saúde. Aqui estão os 10 Benefícios do chocolate para saúde:
Benefícios:
1. Ricos em antioxidantes:
Cacau contém flavonoides, um tipo de flavonoide que só é encontrado no cacau e chocolate. Flavonoides são antioxidantes e ajudam a neutralizar os radicais livres no corpo.
2. Controla a pressão arterial:
Tem demonstrado em estudos que pode reduzir a pressão arterial em pessoas com pressão arterial elevada.
3. Diminui o colesterol LDL:
Comer chocolate negro ou amargo em numa base regular tem sido mostrado que ajuda na redução de 10% do colesterol LDL .
4. Anti-depressivo natural:
Contém serotonina, um anti-depressivo natural. Também estimula a produção de endorfina, o que cria sentimentos de felicidade e prazer. De fato, um estudo constatou que derreter o chocolate na boca produziu sentimentos de prazer mais do que beijos apaixonados. Isto pode explicar porque muitas pessoas naturalmente comem chocolate quando estão deprimidas.
5. Luta contra o câncer:
Vários estudos descobriram que pode ser um dos melhores alimentos que combatem o câncer, juntamente com alimentos como vinho tinto, mirtilos, alho e chá. Duas maneiras que o chocolate atua como um lutador contra câncer é através da inibição da divisão celular e redução da inflamação, embora a pesquisa está em andamento e, provavelmente, vai encontrar outras maneiras em que o chocolate luta contra o câncer.
6. Previne a cárie:
Investigação descobriram que a teobromina no chocolate previne a cárie dentária, eliminando Streptococcus mutans, uma bactéria encontrada na cavidade oral, que contribui para a cárie dentária.
7. Vida mais longa e menos doenças:
Um estudo holandês seguiu 200 homens com mais de 20 anos e descobriram que aqueles que consumiram grandes quantidades de chocolate, tanto chocolate ao leite como o amargo, viveram mais e tiveram taxas de doenças em geral mais baixos do que os homens que comiam pouco ou nenhum.
Um estudo de Harvard sobre a tribo Kuna do Panamá resultou em descobertas semelhantes. O Kuna consumido grandes quantidades de cacau cru todos os dias e segundo o estudo, eles têm taxas mais baixas de doenças em geral e maior expectativa de vida do que tribos vizinhas que não consomem tanto cacau cru.
Para fortalecer ainda mais o caso que o chocolate amargo e um extensor de vida, pessoa de vida mais longa do mundo, Jeanne Louise Calment, que viveu até 122 de idade e muitos atribuído a sua longevidade, em parte, ao seu consumo de 2,5 quilos por semana.
8. Ricos em magnésio:
Cacau é rico em magnésio do que qualquer outra planta. O Magnésio é um mineral importante que ajuda na regulação dos sistemas digestivos, neurológicos e cardiovasculares. Uma vez que muitas pessoas são deficientes de magnésio, a adição de chocolate amargo em suas dieta, irá colher muitos benéficos por causa do magnésio e irá melhorar a sua saúde em geral.
9. Ajuda na limpeza das artéria:
Estudos têm demonstrado que os antioxidantes presentes no cacau funcionam como vassouras na placa varrendo para fora das artérias.
10. Melhora a saúde do cérebro:
Muitos estudos têm mostrado que o chocolate amargo é bom para o cérebro. Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins descobriram que ele pode proteger o cérebro após um acidente vascular cerebral, protegendo as células nervosas de mais danos. O chocolate amargo também foi provado que melhorar a memória. Pesquisadores do Instituto Salk, na Califórnia descobriram que uma substância química no chocolate chamado epicatequina melhorou a memória de ratos.
Assim, se você torná-lo um hábito regular, você pode apenas prolongar a sua vida e ser capaz de desfrutar de uma vida mais longa com menos doenças do que outras pessoas que não comem chocolate.