O vinagre de maçã é um ingrediente presente na sua cozinha que pode ser usado como um dos remédios mais populares, sendo eficaz para tratar diversas condições de saúde. Ele tem sido usado desde a antiguidade como um remédio para muitas doenças diferentes.
Hipócrates o pai da medicina disse ter usado isso como um antibiótico. O vinagre de maçã é uma excelente fonte de vitaminas, proporcionando inúmeros benefícios à saúde do ser humano. Principalmente devido a sua ação fortalecedora do sistema imunológico. Dessa forma, se torna um ingrediente potente por ser de fácil acesso, e proporcionar muitos benefícios.
Origem:
O vinagre de maçã tem origem da frase francesa vin aigre, que significa vinho azedo. A acidez vem do ácido acético. Fazer esse vinagre implica tirar proveito da deterioração controlada. O fermento digere os açúcares nas maçãs e os converte em álcool.
Não quero ser muito técnico, mas você pode chamar esse processo de fermentação. Refere-se à combinação de leveduras e bactérias formadas durante a fermentação. Se você olhar para uma garrafa de vinagre de maçã, poderá ver fios flutuando.
Muitas pessoas atribuem os efeitos do vinagre de maçã a isso. Há alguma verdade nisso, já que a bebida conta como um probiótico. Porém, a importância não foi estabelecida com a pesquisa. Além dos probióticos, o vinagre possui um perfil vitamínico semelhante ao suco de maçã.
Portanto, a bebida azeda está madura com vitaminas do complexo B e polifenóis (antioxidantes à base de plantas). Em suma, os probióticos, o ácido acético e os nutrientes no vinagre são responsáveis por seus benefícios à saúde.
O que é?
O vinagre de maçã é uma bebida feito a partir de suco de maçã fermentado, cujos açúcares se transformam em cidra alcoólica antes de se tornar vinagre. Rico em probióticos, enzimas e antioxidantes benéficos, o vinagre de maçã difere bastante do vinagre regular devido às suas propriedades nutricionais.
Contendo uma grande quantidade de boas bactérias. As variedades não filtradas de vinagre geralmente têm uma aparência mais marrom do que os amarelos claros das versões filtradas, mantendo toda essa bondade crua e as moléculas de proteína que são frequentemente chamadas de “mãe” por suas propriedades ricas e concentradas.
Nutrientes úteis:
Os benefícios dessa bebida se dão através dos nutrientes úteis no vinagre de maçã. Isso explicaria alguns dos benefícios à saúde! Vamos dar uma olhada na composição nutricional do vinagre de maçã para ver o que o torna tão especial. Esse vinagre contém:
- magnésio;
- ferro;
- fósforo;
- manganês;
- Aminoácidos;
- Antioxidantes;
- Apenas 3 calorias por colher de sopa.
Quais são os reais benefícios?
O conquistou status de superalimento, e os fãs do vinagre dizem que os reais benefícios do vinagre de maçã é que ele pode curar quase tudo o que o afeta (ganho de peso, problemas digestivos, problemas de pele).
A verdade é que existem poucos estudos que apoiam esses usos, portanto, embora você possa adicioná-lo à sua dieta sem aumentar significativamente o risco de ganho de peso, é melhor manter-se realista sobre isso.
1. Melhorar a digestão:
Como outros alimentos fermentados, o vinagre de maçã não pasteurizado contém bactérias saudáveis as bactérias amigáveis ao intestino que ajudam a manter o sistema digestivo funcionando corretamente.
O vinagre de cidra pode proporcionar alívio para aqueles com problemas de estômago, como indigestão ou azia. Isso ocorre porque neutraliza o ácido estomacal, enquanto o ácido acético combate bactérias nocivas.
2. Fortalecer o sistema imunológico:
Prevenir é melhor do que remediar, portanto, proteger o sistema imunológico significa que é mais provável que você evite doenças e infecções. E é aqui que as bactérias saudáveis do vinagre de cidra entram em cena. Estudos descobriram que bactérias saudáveis podem ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente se você ficar doente.
3. Melhorar o seu cabelo:
Se você tem cabelos secos, quebradiços ou com coceira no couro cabeludo, substituir o xampu habitual por um frasco de vinagre de cidra não filtrado pode dar-lhe madeixas mais fáceis de manejar. A pesquisa descobriu que o uso de xampus com alto teor alcalino leva à quebra e secura dos cabelos.
4. Melhorar condições da pele e unhas:
Graças às suas propriedades antibacterianas e antifúngicas naturais, o vinagre de maçã é usado como tratamento natural para unhas e pele mais saudáveis. Aplicado como toner, pode ajudar a equilibrar o pH da pele e tem um efeito esfoliante que suaviza e suaviza. E, para calcanhares ásperos e rachados ou infecções fúngicas leves nas unhas, o vinagre de maçã é comumente usado como molho para os pés.
5. Ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue:
Manter os níveis de açúcar no sangue sob controle é importante e estudos demonstraram que o ácido acético encontrado no vinagre de cidra pode ser benéfico. De fato, beber 4 colheres de chá de vinagre antes de uma refeição rica em carboidratos ajudou a evitar picos de açúcar no sangue. E se você estiver contando suas calorias, a pesquisa descobriu que o ácido acético impede que seu corpo absorva as calorias dos carboidratos.
Outros benefícios:
- Quando diluído com água 50/50 é muitas vezes usado para limpeza e no tratamento para acne. Porém, deve-se ter cuidado quando for aplica o vinagre de maçã é muito perigoso para os olhos;
- Melhora a digestão, Este benefício ocorre porque o vinagre de maçã é fermentado e rico em enzimas, assim o alimento fica menos tempo retido no estômago;
- Melhora a rigidez articular porque o ácido acético tem uma ação quelante, de eliminação, de cristais de minerais que se depositam nas articulações;
- Ajuda a emagrece porque contém ácido acético que diminui o apetite, acelera o metabolismo e evita picos de insulina no sangue reduzindo o acumulo de gordura;
- Possui os ácidos málicos, lático e cítrico que ajudam na saúde do fígado e também o tornam mais eficaz no processamento das toxinas, auxiliando o corpo a eliminá-las;
- Uma colher de chá de vinagre de maçã em um copo de água por dia podem reduzir a pressão arterial;
- Com propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, o vinagre de maçã ajuda a tratar problemas como caspa, seborreia, dermatite, oleosidade excessiva e queda de cabelo;
- O ácido acético presente no vinagre contribui para converter a glicose em glicogênio, que é armazenado pelos músculos e fígado como fonte de energia para as atividades do dia a dia.
Como você pode usar?
Pode ser usado na culinária em molhos para salada e também diluído em água. Se optar por beber esse vinagre, verifique se ele está suficientemente diluído é muito ácido para beber diretamente.
Dado que é um remédio tradicional e não um medicamento, não há diretrizes oficiais sobre como consumi-lo. Algumas pessoas optam por mexer entre 1 colher de chá 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo de água.
Como usar para emagrecer?
A maioria das pessoas usa vinagre de maçã para emagrecer, mas não conhece o restante dos benefícios de saúde dessa bebida super benéfica. Isso porque esse vinagre já foi usado como uma ajuda na perda de peso por muito tempo. E isso, não é algo que alguém usou e garantiu que funciona, isso é comprovado cientificamente.
Existem vários estudos que concluíram que o uso de vinagre de maçã para perda de peso realmente funciona. Eles também descobriram que funciona mesmo sem mudanças na dieta. No entanto, ao beber cidra de maçã combinada com um estilo de vida saudável, os resultados são realmente impressionantes.
Então, como isso acontece? A maioria das pessoas come demais porque não se sente cheia. O vinagre de maçã aumenta a saciedade (sua sensação de plenitude) e isso é muito útil para manter o controle de sua dieta saudável. Especialmente no início de sua jornada de perda de peso, quando você precisa de um pouco de ajuda para começar e permanecer na pista.
Quem tem diabetes pode tomar?
Quando se trata de vinagre de maçã e diabetes muitos perguntam se pode beber, mas,há algumas coisas que você deve saber. O vinagre de maçã é ótimo na prevenção do diabetes. Portanto, se você tem diabetes, considere beber vinagre para diminuir o risco.
Demonstrou-se que o vinagre reduz os níveis de açúcar no sangue quando se jejua (não come), o que é incrivelmente benéfico para pessoas que têm dificuldade em regular seus próprios níveis de açúcar no sangue, como as que têm diabetes.
No entanto, isso não substituirá a medicação. Uma dieta saudável e exercícios são sempre recomendados para pessoas com diabetes. Se você tem diabetes e toma insulina ou medicamentos prescritos, converse com seu médico antes de beber vinagre de maçã, pois seus níveis de potássio podem cair muito.
Quem tem pressão alta pode usar?
Outros usos comuns do vinagre de maçã são reduzir a pressão alta e reduzir os níveis de colesterol. Mantém os vasos relaxados, e isso significa que a pressão arterial não aumenta. Quanto ao vinagre de maçã que ajuda no colesterol beber antes de uma refeição reduz o colesterol. Basicamente, estudos mostraram que reduz o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (bom colesterol) devido aos seus antioxidantes naturais.
Porque beber vinagre de maçã?
Por mais louco que possa parecer à primeira vista, beber vinagre de maçã trará muitos benefícios à saúde que serão discutidos em detalhes em apenas um segundo. Além dos benefícios para a saúde, também reduz os desejos ao induzir saciedade.
O que significa que o vinagre de maçã é ótimo para perda de peso ou para manter um estilo de vida saudável. Não só isso, mas o vinagre é preenchido com nutrientes benéficos. Dessa forma, em casa mesmo pode absorver os benefícios dessa bebida.
Quanto devo beber diariamente?
Isso é importante a quantidade de vinagre de maçã para beber diariamente. Porque você não quer exagerar. Isso nunca é uma boa ideia. Então, quanto vinagre devo beber por dia? E quanto é demais?
A dosagem comum por dia é de 15 a 30 ml. Basicamente, 1-2 colheres de sopa de vinagre de maçã misturado com água ou transformado em tônico ou adicionado a um molho para salada.
Meu conselho é começar com uma colher de sopa e depois aumentar para 2 colheres de sopa se você não notar nenhum efeito colateral. Pode ser bastante forte no começo, então você vai querer se acostumar.
Pode ajudar a prevenir azia?
Existem poucas evidências para apoiar essa afirmação, mas, curiosamente, algumas pessoas afirmam que o vinagre de maçã ajuda a reduzir a azia que, se tiverem baixo ácido estomacal, pode ser benéfico. No entanto, se o problema é que você tem ácido estomacal alto, isso pode de fato piorar os sintomas. Um estudo realizado na América descobriu que o vinagre de maçã não filtrado pode prevenir azia, mas mais uma pesquisa é necessária nessa área.
Mata as bactérias?
Você sabia que o vinagre de maçã mata bactérias? De fato, o vinagre de maçã foi usado para desinfetar feridas e tratar fungos na época. Foi e ainda é uma ótima maneira de tratar e prevenir infecções, porque pode matar bactérias facilmente.
Também inibe bactérias, como a E-coli, de estragar os alimentos, por isso é tão frequentemente usado como conservante de alimentos. Também é natural e melhor do que conservantes artificiais. Tão legal!
Existem riscos em tomar?
É importante observar que, como o vinagre de maçã é um remédio tradicional e não um medicamento, não há diretrizes oficiais sobre como tomá-lo. Também existem dados limitados disponíveis para os efeitos do uso ou consumo a longo prazo de grandes quantidades.
Para aqueles que sofrem de gastroparesia ou esvaziamento gástrico tardio, onde o movimento dos alimentos entre o estômago e o intestino delgado é mais lento, o vinagre de maçã pode piorar os sintomas e deve ser evitado.
Também existe a preocupação de que bebidas ácidas, como o vinagre de maçã, possam causar danos ao esmalte dos dentes. Como precaução, é uma boa ideia diluir adequadamente, nunca consumi-lo puro e não tomar um gole durante o dia.
Possíveis efeitos colaterais:
Existem sim alguns possíveis efeitos colaterais do vinagre de maçã. É um ingrediente doméstico popular, que pode levar você a acreditar que é completamente seguro. Embora possa não haver motivo para alarme se você estiver geralmente saudável, há alguns efeitos potenciais a serem observados.
Principalmente se a concentração for muito forte ou estiver em contato com seu corpo por muito tempo. O vinagre de maçã, por exemplo, pode causar queimaduras químicas. Houve relatos de casos de queimaduras químicas depois que foi usado para verrugas e uma condição da pele conhecida como molusco contagioso.
Embora seja amplamente considerado um remédio caseiro para clarear os dentes ou refrescar o hálito, expor os dentes à acidez pode corroer o esmalte dos dentes e levar a cáries. Quando tomado internamente, pode resultar em diminuição dos níveis de potássio, hipoglicemia, irritação na garganta e reações alérgicas.
É um ácido (um pH menor que 7 é um ácido e muitos produtos de vinagre de maçã têm um pH de 2 a 3) e pode causar queimaduras e lesões no trato digestivo (incluindo garganta, esôfago e estômago), especialmente quando tomado não diluído ou em grandes quantidades.