Quando você ouve a palavra “testosterona“, que imagem lhe vem à mente? Você imagina competidores de Mr. Universo musculosos, mostrando seus incrivelmente e enormes bíceps? Enquanto a testosterona funciona para construir a massa muscular, elas, notoriamente, contribuem para o comportamento, principalmente, agressivo. A testosterona é o principal hormônio, por isso, costuma ser conhecida como sinônimo de masculinidade.
Mulheres Também Produzem Testosterona: Embora, muitas vezes associado a testosterona com os homens, as mulheres têm testosterona, também. Na verdade, uma mulher jovem e saudável produz 300 microgramas de testosterona por dia. A testosterona desempenha um papel importante na saúde sexual. Ele estimula o desejo, aumenta a libido, aumenta a excitação e aumenta a satisfação sexual. A testosterona também ajuda a manter a densidade óssea mulheres, massa muscular e um nível de energia saudável. As mulheres com baixos níveis de testosterona (baixo T) podem experimentar uma baixa de libido, fadiga persistente e uma sensação de bem-estar diminuída.
Baixos Níveis de Testosterona: Os baixos níveis de testosterona também podem representar problemas para os homens. De acordo com o National Institutes of Health (NIH), 5 milhões de homens têm baixos níveis de testosterona. O que faz com a baixa testosterona? Enquanto os homens envelhecem, seus corpos naturalmente começam a fazer menos testosterona. No entanto, certas doenças, tratamentos médicos, condições genéticas e as escolhas de estilo de vida também pode incitar o declínio. Homens com baixo T podem experimentar diminuição do desejo sexual, disfunção erétil, ossos frágeis e outros problemas de saúde.
Tem Diabetes? Faça Um Teste de Testosterona: Homens com diabetes são particularmente propensas a baixa de testosterona. De acordo com a American Diabetes Association, um homem com diabetes tipo 2 é duas vezes mais propenso a sofrer de baixa T do que um homem sem diabetes.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Por quê? Os baixos níveis de testosterona são frequentemente associada com a resistência à insulina. A resistência à insulina significa que seu corpo usa a insulina de forma menos eficaz. Isso faz com que os níveis de açúcar no sangue e gordura subam, o que causa diabetes. Se você tem diabetes, é vital monitorar seus níveis de testosterona.
Outras Funcionalidades da Testosterona: Nós todos sabemos que a testosterona ajuda a construir músculos e aumenta o desejo sexual. No entanto, você sabia que a testosterona também é bom para o seu sangue? É isso mesmo: o hormônio desempenha um papel fundamental na eritropoiese, que é a produção de células vermelhas do sangue. Se você tem baixos níveis de testosterona, o seu corpo não irá produzir mais células vermelhas do sangue. Esta diminuição da produção de células pode causar uma queda significativa em energia.
Testosterona e Densidade Óssea: A testosterona também ajuda a manter a densidade óssea. Se o seu nível de testosterona diminui, os ossos podem tornar-se mais frágil. O seu médico pode pedir um teste de densidade óssea para descobrir se você tem baixos níveis de testosterona. Uma vez que a testosterona funciona para manter a densidade óssea, a baixa de testosterona pode causar osteoporose em homens. Médicos muitas vezes tratam este problema com a terapia de reposição hormonal, que pode ajudar a prevenir ou a perda óssea lenta.
Saúde Mental e Testosterona: Como se tudo isso não fosse suficiente, a testosterona também desempenha um papel vital na saúde mental. A testosterona ajuda a manter a energia e uma sensação de bem-estar. Aqueles com baixos níveis de testosterona, muitas vezes, experimentam uma diminuição da sensação de bem-estar, um humor deprimido e baixo consumo de energia.
De fato, pesquisadores da UCLA descobriram que a terapia de reposição de testosterona melhora o humor em homens com baixos níveis de testosterona. Os homens tratados com testosterona suplementar experimentaram uma diminuição na raiva, tristeza, fadiga, nervosismo, bem como o aumento da energia e simpatia.
Uso médico da Testosterona: Dadas todas as coisas incríveis que a testosterona pode fazer, não é surpreendente que ela é utilizado para tratar outras condições médicas. Por exemplo, a testosterona sintética é utilizada para:
- Insuficiência testicular
- Suprimir a lactação
- Tratar certos tipos de câncer da mama
- Os médicos usam terapia de reposição hormonal para tratar os homens com baixa de testosterona. Os pacientes podem tomar o hormônio na forma de uma injeção intramuscular, um adesivo de testosterona, testosterona em gel ou como um tablet de goma.