Os piores alimentos para o fígado que você deve ter em casa e consumi-los regularmente sem ter noção do quanto eles são prejudiciais para a saúde do figado, pois o fígado é responsável por quebrar carboidratos, produzir glicose e desintoxicar o corpo.
Ele também armazena nutrientes e cria bile, necessária para digerir e absorver os nutrientes nos alimentos adequadamente. Existem muitos alimentos e bebidas que uma pessoa pode consumir para ajudar a proteger o fígado.
Então vamos lá conhecer os principais alimentos ruins para o fígado que você deve evitar se quiser manter o órgão saudável e, claro, algumas dicas de alimentos saudáveis para incluir na dieta.
1. Álcool:
Embora tomar uma porção todos os dias possa ser um pouco excessivo, a dose diária recomendada de álcool é uma bebida por dia para as mulheres e até duas bebidas por dia para os homens, para que o fígado a metabolize adequadamente. Mais do que isso, pode sobrecarregar o fígado e causar danos.
2. Doce:
O fígado é o único órgão que tem a capacidade de quebrar o açúcar. Excesso de açúcar refinado, adoçantes artificiais e açúcar de milho com alto teor de frutose podem causar ganho de peso no próprio fígado.portanto o Doce e um dos populares dos piores alimentos para o fígado.
3. Frituras:
Esses alimentos não são apenas ruins para a cintura, mas também são ruins para o fígado. Alimentos fritos e fast food contêm mais sódio e gorduras trans ou saturadas do que qualquer outro alimento, e mais frequentemente do que não são ricos em colesterol, o que também é ruim para o fígado.
4. Queijo:
Os pesquisadores descobriram que os altos níveis de gordura saturada encontrados em alimentos ricos alteram imediatamente o trabalho do fígado, possivelmente configurando o corpo para doenças graves no futuro.O queijo é carregado com laticínios com alto teor de gordura e gorduras saturadas. De acordo com cbsn
5. Carnes vermelhas
As carnes vermelhas são geralmente extremamente altas em gorduras saturadas e pesadas em colesterol. Eles têm sido associados a um risco aumentado de doença hepática porque podem causar acúmulo de toxinas no fígado. De acordo com chicagotribune.com, um estudo descobriu que pessoas que consumiam as maiores quantidades de carnes vermelhas e / ou processadas tinham um risco quase 50% maior de doença hepática gordurosa não alcoólica (NAFLD).
6. Batatas fritas e outros petiscos embalados:
Esses itens quase sempre são embalados com sódio, açúcar e gordura. De acordo com o cookinglight.com, outras pesquisas sugerem que uma dieta rica em gorduras não saudáveis pode levar ao NAFLD. Portanto, mastigar batatas fritas e outros alimentos saturados com gordura pode ser um fator. Em vez disso, tente um lanche saudável e rico em fibras para aliviar a fome da próxima vez.
7. Ostras e marisco:
O consumo de frutos do mar como as ostras aumenta o risco de contração de hepatite A. Isso porque alimentos como as ostras podem ficar expostos à água contaminada com o vírus da hepatite. A hepatite A, se não ser tratada adequadamente, pode se tornar uma doença grave e prolongada que prejudica o funcionamento do fígado devido à inflamação causada pelo vírus.
8. Macarrão, pão branco, arroz:
Esses grãos processados e refinados são processados tanto, que perdem suas fibras e algum valor nutricional. Todos os três podem causar um aumento na glicose no sangue e uma grande liberação de insulina, que se transformam em depósitos de gordura no fígado. Muitas dicas de dieta tendem a substituir esses itens por batatas, legumes e trigo integral ou alimentos integrais.
9. Biscoitos e bolos:
Muitos estudos associaram uma diminuição no consumo de açúcar a um fígado saudável e a prevenção de doença hepática gordurosa, consumindo uma quantidade moderada de gordura quando você tem problemas hepáticos é igualmente importante. Uma das principais funções do fígado é moderar o açúcar no sangue.
Uma superabundância de frutose e gorduras saturadas pode danificar o fígado, levando a complicações adicionais. essa ja pega mais o lado das crianças que tem seu maior consumo então por isso os biscoitos e bolos também tao na lista dos piores alimentos para o fígado.
10. Refrigerante:
Assim como biscoitos, bolos e outros produtos assados, o refrigerante tem uma maior concentração de xarope de milho com alto teor de frutose. De fato, a maioria dos refrigerantes contém pelo menos 55% de frutose. Refrigerantes diet, em particular, contêm aspartame (um produto químico) para adoçá-los sem adicionar calorias.
O aspartame é usado em grandes quantidades e muito desse produto químico pode levar ao ganho de peso no próprio fígado.