Os primeiros sintomas da AIDS são muito difíceis de identificar, então a melhor maneira de confirmar se você está infectado com o vírus é através de um teste. Que pode ser feito em uma clínica ou centro de saúde.
Se você teve algum tipo de comportamento de risco, especialmente se teve relações sexuais desprotegidas ou agulhas compartilhadas, por exemplo, recomendamos que faça o teste. Em algumas pessoas, os primeiros sinais e sintomas aparecem algumas semanas depois de se infectarem com o vírus e são semelhantes aos da gripe, e podem desaparecer espontaneamente.
No entanto, mesmo que os sintomas tenham desaparecido, isso não significa que o vírus tenha sido eliminado, ele apenas permanece dormente no corpo. Portanto, é importante que você faça um teste de HIV depois de ter um comportamento de risco, para que o vírus seja identificado e, se necessário, iniciado o tratamento da pele.
Primeiros Sintomas da Infecção pelo HIV:
Os primeiros sinais de infecção pelo HIV podem aparecer cerca de 2 semanas após o contato com o vírus e podem ser semelhantes aos sintomas de uma gripe. Esses sintomas podem incluir:
- Dor de cabeça;
- Febre baixa;
- Cansaço excessivo;
- Linfonodos inflamados;
- Dor de garganta;
- Dor nas articulações;
- Úlceras bucais;
- Suor noturno;
- Diarreia.
No entanto, em algumas pessoas, a infecção pelo HIV não causa nenhum sinal ou sintoma, e essa fase assintomática pode durar até 10 anos. O fato de não haver sinais ou sintomas não significa que o vírus tenha sido eliminado do corpo, mas que o vírus esteja se multiplicando silenciosamente, afetando o funcionamento do sistema imunológico e, subsequentemente, a AIDS surgirá.
Idealmente, o HIV deve ser diagnosticado durante esta fase, antes de se tornar AIDS, porque neste momento o vírus tem uma baixa concentração no corpo, sendo mais fácil de controlar com medicação. Além disso, o diagnóstico precoce também impede que o vírus se espalhe para outras pessoas, porque, a partir do momento em que uma pessoa tem o vírus, ele não deve mais ter relações sexuais sem o uso de preservativo.
Principais Sintomas da AIDS:
Após cerca de 10 anos sem causar nenhum tipo de sintoma, o HIV pode causar uma síndrome conhecida como AIDS, que é caracterizada por um grande enfraquecimento do sistema imunológico. Quando isso acontece, os sintomas se repetem e incluem:
- Febre alta constante;
- Suores nocturnos frequentes;
- Manchas vermelhas na pele, chamadas Sarcoma de Kaposi;
- Dificuldade ao respirar;
- Tosse persistente;
- Manchas brancas na língua e boca;
- Feridas na área genital;
- Perda de peso;
- Problemas de memória.
Nesta fase, também é comum que uma pessoa tenha infecções frequentes, como amigdalite, candidíase e até mesmo pneumonia, por isso o médico pode suspeitar de um diagnóstico de HIV, quando essas infecções são recorrentes da água.
Quando a AIDS se desenvolve, é muito mais difícil controlar com medicação e, portanto, muitos pacientes com esta síndrome acabam precisando de hospitalização para evitar novas infecções e tratar as infecções que têm.
Como Tratar a AIDS:
O tratamento é feito com um coquetel de medicação fornecido gratuitamente pelo governo, que pode incluir os seguintes remédios: etravirina, tipranavir, nevirapina, delavirdina, efavirenz, além de outros que podem ser combinados de acordo com o protocolo do departamento de saúde.
Eles combatem o vírus e aumentam a quantidade e a qualidade das células de defesa do sistema imunológico. Mas para que eles tenham o efeito desejado, é importante seguir as orientações do médico e usar preservativos em todos os relacionamentos para evitar contaminar os outros e ajudar a controlar essa pandemia.
O uso do preservativo é importante, mesmo em relações sexuais com parceiros já infectados com o vírus. Você deve levar este alerta muito a sério, porque existem vários tipos de vírus e, portanto, os parceiros podem ser infectados com uma nova cepa do vírus, dificultando o controle da doença.
O que é AIDS:
A AIDS é uma doença causada pelo vírus que enfraquece o sistema imunológico, deixando o indivíduo fraco e propenso a doenças que seriam facilmente resolvidas. Depois que o vírus entra no corpo, as células de defesa tentam impedi-lo de funcionar e, quando parecem ter sucesso. O vírus muda de forma e o corpo precisa fazer com que outras células de defesa sejam capazes de impedi-lo.
Quando há uma pequena quantidade do vírus no corpo e uma boa quantidade de células de defesa. O indivíduo permanece na fase assintomática da doença, que pode durar até 10 anos.
No entanto, quando a quantidade de vírus no organismo é muito maior que suas células de defesa. Os sintomas da AIDS aparecem, porque o corpo se torna mais fraco e não pode mais combater doenças que normalmente seriam fáceis de resolver. Portanto, a melhor forma de tratamento para primeiros sintomas da AIDS é evitar a recontaminação com o vírus e seguir o tratamento prescrito de acordo com os protocolos existentes.