Os principais sinais e sintomas de pneumonia no corpo fáceis de identificar, pois a pneumonia é uma infecção que inflama os sacos de ar em um ou ambos os pulmões e pode encher os pulmões com líquido e/ou pus.
Aproximadamente 50.000 pessoas morrem de pneumonia no Brasil a cada ano. Então, veja sintomas que você deve estar atento para aprender a identificar essa doença, além de tosse e dor no peito existem outros como febre e até mesmo perda de apetite.
Isso pode ser porque a pneumonia é mais difícil de reconhecer e / ou diagnosticar, uma vez que os sintomas são muito semelhantes aos da gripe e resfriado.
O que é pneumonia?
Pneumonia é um tipo de infecção no peito. Afeta os pequenos sacos de ar nos pulmões, chamados alvéolos. Quando você tem pneumonia, esses sacos de ar ficam inflamados e se enchem de líquido. Isso dificulta a respiração.
Mais pessoas sofrem de pneumonia no inverno. Isso ocorre porque as infecções virais respiratórias que se espalham facilmente de pessoa para pessoa, como a gripe, são mais comuns no inverno e aumentam o risco de desenvolver pneumonia.
O que causa pneumonia?
Muitos tipos de bactérias e vírus podem causar pneumonia. O tipo mais comum de pneumonia é a pneumonia adquirida viralmente, que ocorre quando a pneumonia afeta alguém que ainda não está no hospital. Fique atento nos principais sinais e sintomas de pneumonia.
A causa mais comum de pneumonia adquirida na comunidade é uma bactéria chamada Streptococcus pneumoniae, mas existem muitas outras causas. A pneumonia adquirida é muito menos contagiosa que a gripe ou um resfriado.
Porque o sistema imunológico da maioria das pessoas pode matar a bactéria que a causa antes de causar uma infecção. Além disso, é improvável que a maioria das pessoas com pneumonia adquirida na comunidade transmita a doença a outra pessoa.
Principais sinais e sintomas de pneumonia:
1. Tosse:
A Tosse é um dos principais sinais e sintomas de pneumonia. Este pode ser muito óbvio e fácil, mas quando ligar para o médico para um possível diagnóstico de pneumonia? Além disso, quando você começa a tossir muco amarelo, verde e até sangrento.
2. Febre, transpiração e calafrios:
Uma febre com pneumonia pode chegar a até 40º. Obviamente, isso pode fazer com que o corpo sue ou fique com calafrios para controlar a temperatura. Além disso, calafrios podem ocorrer durante febres mais altas. Então esse é um dos principais sinais e sintomas de pneumonia.
3. Falta de Ar:
Quando a inflamação ocorre nos pulmões e eles se enchem de líquido, os pulmões não conseguem se expandir normalmente. Portanto, não conseguem transportar oxigênio para o sangue nem remover dióxido de carbono do sangue, causando a sensação de falta de ar.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
4. Respiração rápida e superficial:
A respiração rápida e superficial pode ser causada por várias coisas. Neste caso, uma infecção nos pulmões é o culpado. Além disso, qualquer que seja a causa, a respiração rápida e superficial não é normal e deve ser avaliada por um médico o mais rápido possível.
5. Dor torácica aguda:
A pleura é uma fina camada de tecido que envolve os pulmões que os protege de fricção contra a cavidade torácica. Além disso, quando você tem uma infecção pulmonar, como a pneumonia isso faz com que a pleura para se tornar inflamado e inchado e geralmente tornam a respiração mais dolorosa.
6. Perda de apetite, baixa energia e fadiga:
Existem muitas causas de perda de apetite, mas durante uma doença como pneumonia, é um efeito colateral comum. Além disso, baixa energia e fadiga são causadas pelo corpo que luta contra a infecção e pelo fluido acumulado nos pulmões, o que dificulta a respiração profunda.
7. Náusea, diarreia e vômito:
Alguns recém-nascidos e crianças pequenas até 2 anos de idade podem não apresentar os mesmos sinais e sintomas que os adultos com pneumonia. Além disso, se o vômito acompanhar febre e letargia, pode ser uma boa ideia levá-los para serem avaliados por um médico.
8. Confusão em pessoas idosas:
Muitos dos mesmos sintomas que um adulto pode ter com pneumonia são diferentes dos sintomas que alguém com mais de 65 anos pode ter. Além disso, um desses principais sinais e sintomas de pneumonia é a confusão.
Um estudo de 2014 descobriu uma correlação entre os níveis de anticorpos (células que combatem infecções no corpo) com a piora da memória, planejamento e raciocínio durante uma infecção.
9. Lábios e unhas podem desenvolver tonalidade azulada:
Dependendo da gravidade da infecção por pneumonia, os lábios e as unhas podem mudar de cor de pálido/branco para azul. Além disso, esse é um dos principais sinais e sintomas de pneumonia.
Isto é devido à falta de oxigênio que um corpo recebe durante uma infecção pulmonar. Além disso, nos casos mais graves de pneumonia, lábios, dedos dos pés e camas de unha podem ficar azuis. Uma condição chamada cianose.
10. Inquietação ou letargia em bebês:
A pneumonia é responsável por 13% de todas as doenças infecciosas em bebês com menos de 2 anos de idade. Os recém-nascidos geralmente apresentam má alimentação e irritabilidade, mas também podem se tornar letárgicos ou inquietos. Além disso, eles podem ou não ter febre, além de náusea e vômito.