Os sintomas comuns da menopausa nas mulheres que podem ser identificados rápido, pois é uma forma fácil e eficaz de descobrir se seu mal estar é realmente causado pela menopausa. Então, dessa forma é muito fácil ficar atento e acompanhar os seus sintomas para ir a um especialista.
Às vezes, eles começam antes dos 40 anos, o mais tardar geralmente aos 50 anos: a menopausa, tecnicamente chamada de climatério. É o estágio da vida em que a concentração de hormônios sexuais diminui lentamente.
A maioria das mulheres quase não percebe nada exceto que o período se torna irregular, o sangramento se torna mais pesado do que mais fraco e finalmente não ocorre.
No entanto, pelo menos um terço das mulheres apresentam sintomas comuns da menopausa. Os sintomas ocorrem durante a menopausa , que podem diferir na aparência e na intensidade de pessoa para pessoa.
Quais as causas da menopausa?
A “culpa” dos Sintomas comuns da menopausa é a alteração hormonal no corpo feminino, que é controlada pela glândula pituitária. Esse programa evolutivo está inscrito em nossos genes há milhares de anos e faz com que os ovários produzam continuamente menos hormônios, estrogênio e progesterona, a partir dos 40 anos, e reduzam a fertilidade.
Como a menopausa afeta seus hormônios?
Por outro lado, enquanto a produção de estrogênio diminui, o nível de gonadotrofina aumenta. Um dos hormônios de controle da hipófise para o ovário é o hormônio folículo-estimulante. Outro é chamado hormônio luteinizante. A concentração de gonadotrofinas na menopausa é cerca de 6 vezes maior do que antes.
O que acontece durante a menopausa?
Podem ocorrer sintomas comuns da menopausa que reduzem significativamente a qualidade de vida das mulheres afetadas. Devido à redução da produção hormonal, o corpo reage em cerca de 65% de todas as mulheres com sintomas típicos.
Como nervosismo, inquietação interna e batimentos cardíacos acelerados, distúrbios do sono, exaustão, ondas de calor, perda de cabelo e alterações na pele e ganho de peso. O estado mental também muda no decorrer desta fase.
Muitas mulheres tendem a se sentir deprimidas ou “supérfluas”. Quase toda terceira mulher é afetada por reclamações, o que muitas vezes torna sua vida cotidiana muito entediante.
Sintomas comuns da menopausa nas mulheres:
1. Ondas de calor e batimentos cardíacos rápidos:
Esses sintomas comuns da menopausa nas mulheres se espalham mais do rosto para o pescoço e parte superior do corpo, seguidos por um surto de suor que pode durar vários minutos. Outros efeitos colaterais podem incluir um coração acelerado e um aumento dos batimentos cardíacos. Normalmente, o organismo se acalma após um empurrão. É comum acordar suado pela manhã.
2. Distúrbios do sono:
Surtos de suor podem causar distúrbios do sono. Além disso, o desempenho em declínio é perceptível e evita adormecer e permanecer adormecido. A profundidade de um sono reparador diminui.
3. Humor depressivo:
Mudanças de humor não são incomuns na menopausa. Primeiro eles se tornam perceptíveis, depois podem levar a um sentimento de vazio e redundância. Sentimentos negativos ou nervosismo excessivo também são um sinal de que a produção hormonal está diminuindo.
4. Seca:
Devido à diminuição da produção de estrogênio, as membranas mucosas da pele são pouco supridas com sangue. Isso também afeta a vagina, que fica seca e às vezes reage à alteração hormonal com coceira.
Às vezes, a relação sexual é sentida como dolorosa e a suscetibilidade a infecções (fungos, bactérias) na vagina é aumentada. Olhos e boca também podem sofrer com a falta de estrogênio, de modo que a secura também é muito desagradável.
5. Infecções do trato urinário:
Como os músculos e os tecidos geralmente relaxam mais rapidamente do que quando jovens, o assoalho pélvico e os músculos que circundam o trato urinário também têm maior probabilidade de ceder. Infecções comuns do trato urinário, vontade de urinar e incontinência são sintomas comuns da menopausa nas mulheres.
Os homens também entram na menopausa:
Aliás, a queda na produção de hormônios sexuais também afeta os homens. Embora isso torne o forte mais pacífico, também pode levar a vários sintomas que se assemelham aos sintomas mais comuns da menopausa das mulheres.
Os principais sinais da menopausa masculina são distúrbios do sono, perda de libido, ganho de peso, fadiga, depressão e ondas de calor. Os níveis de testosterona não caem rapidamente, mas gradualmente.
No entanto, as queixas são menos pronunciadas na maioria dos homens. Porque com eles em contraste com as mulheres – o nível hormonal diminui muito lenta e constantemente.
Nas mulheres, a redução ocorre de maneira diferente, diminui o hormônio lento e rápido alternadamente em fases. É por isso que os sintomas comuns da menopausa nas mulheres ocorrem com mais frequência.
No entanto, as mulheres não precisam se desesperar durante a menopausa e seus sintomas. O fato é alguns são piores, outros são menos. Mas existem abordagens atenuantes para muitos dos sintomas, como a dieta correta durante a menopausa.