Osteoartrite – O que é, Causas e Tratamentos com medicamentos. Além disso, a Osteoartrite é a forma mais comum de artrite, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. Ocorre quando a cartilagem protetora nas extremidades dos seus ossos desaparece ao longo do tempo. Embora a Osteoartrite possa danificar qualquer articulação em seu corpo, a doença geralmente afeta articulações nas mãos, joelhos, quadris e coluna vertebral. Os sintomas de Osteoartrite geralmente podem ser efetivamente gerenciados, embora o processo subjacente não possa ser revertido. Permanecer ativo, manter um peso saudável e outros tratamentos podem retardar a progressão da doença e ajudar a melhorar a dor e a função das articulações.Causas de Osteoartrite: A osteoartrite ocorre quando a cartilagem que amortece as extremidades dos ossos nas articulações gradualmente se deteriora. A cartilagem é um tecido firme e escorregadio que permite um movimento articular quase sem atrito. Na Osteoartrite, a superfície lisa da cartilagem torna-se áspera. Eventualmente, se a cartilagem desaparecer completamente, você pode ficar com osso esfregando no osso.
Sintomas de Osteoartrite: Os sintomas de Osteoartrite geralmente se desenvolvem lentamente e pioram ao longo do tempo. Os sinais e sintomas da Osteoartrite incluem:
- Dor: Sua articulação pode doer durante ou após o movimento.
- Ternura: Sua articulação pode parecer macia quando você aplica pressão leve.
- Rigidez: A rigidez articular pode ser mais notável quando você acorda pela manhã ou após um período de inatividade.
- Perda de flexibilidade: Você pode não ser capaz de mover sua articulação através de toda a amplitude de movimento.
- Sensação de grade: Você pode ouvir ou sentir uma sensação de grade quando usa a junta.
- Esporas ósseas: Esses fragmentos extras de osso, que se sentem como pedaços duros, podem se formar em torno da articulação afetada.
Fatores de Risco de Osteoartrite: Fatores que podem aumentar o risco de Osteoartrite incluem:
- Idade avançada: O risco de Osteoartrite aumenta com a idade.
- Sexo: As mulheres são mais propensas a desenvolver Osteoartrite, embora não esteja claro por quê.
- Obesidade: O peso corporal extra contribui para a Osteoartrite de várias maneiras, e quanto mais você pesa, maior será seu risco. O aumento de peso coloca o estresse nas articulações com peso, como os quadris e os joelhos. Além disso, o tecido adiposo produz proteínas que podem causar inflamação prejudicial nas articulações e em torno das suas articulações.
- Lesões articulares: Lesões, como as que ocorrem quando praticam esportes ou de um acidente, podem aumentar o risco de Osteoartrite. Mesmo as lesões ocorridas há muitos anos e aparentemente curadas podem aumentar o risco de Osteoartrite.
- Certas ocupações: Se o seu trabalho incluir tarefas que colocam o estresse repetitivo em uma determinada articulação, essa articulação pode eventualmente desenvolver Osteoartrite.
- Genética: Algumas pessoas herdam uma tendência para desenvolver Osteoartrite.
- Deformidades ósseas: Algumas pessoas nascem com articulações malformadas ou cartilagem defeituosa, o que pode aumentar o risco de Osteoartrite.
Tratamentos de Osteoartrite: Atualmente, o processo subjacente à Osteoartrite não pode ser revertido, mas os sintomas geralmente podem ser efetivamente gerenciados com mudanças de estilo de vida, terapias físicas e outras, medicamentos e cirurgia. Exercitar e alcançar um peso saudável são geralmente as formas mais importantes de tratar a Osteoartrite. Os sintomas de Osteoartrite, principalmente dor, podem ser auxiliados por certos medicamentos, incluindo:
- Acetaminofeno: O acetaminofeno (Tylenol, outros) mostrou-se eficaz para pessoas com Osteoartrite com dor leve a moderada. Tomar mais do que a dose recomendada de acetaminofeno pode causar danos ao fígado.
- Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs): AINES de venda livre, incluindo ibuprofeno (Advil, Motrin IB, outros) e naproxeno sódico (Aleve, outros), tomados nas doses recomendadas, geralmente aliviam a dor da Osteoartrite. Os AINEs mais fortes, disponíveis por prescrição, também podem reduzir ligeiramente a inflamação, além de aliviar a dor. Os AINEs podem causar dores no estômago, problemas cardiovasculares, problemas de sangramento e danos no fígado e nos rins. Os AINEs tópicos têm menos efeitos colaterais e podem aliviar a dor também.
- Duloxetina (Cymbalta): Normalmente usado como antidepressivo, este medicamento também é aprovado para tratar a dor crônica, incluindo a dor da Osteoartrite.