Início » Osteocondrite – O que é, Causas e Tratamentos

Osteocondrite – O que é, Causas e Tratamentos

osteocondrite

Osteocondrite – O que é, Causas e Tratamentos que não devemos ignorar. Além disso,  A Osteocondrite é uma patologia de origem pouco conhecida que ataca a cartilagem de crescimento (que auxilia na formação dos ossos do corpo humano) e é mais frequente durante a infância e a adolescência, pois são as fases de construção e consolidação do sistema esquelético. Esse distúrbio pode afetar qualquer articulação e têm seu nome definido de acordo com a região atingida. O tipo de osteocondrite mais comum é a Doença de Osgood-Schlatter, que afeta o joelho e pode levar ao desenvolvimento de uma protuberância óssea abaixo da patela.Osteocondrite

No início do processo de formação dos ossos, o esqueleto é constituído, em uma grande parte, por cartilagem (um tipo de tecido resistente e flexível, responsável por amenizar o atrito ósseo nas articulações) e tal tecido, ao longo dos anos, é substituído gradualmente pelo osso. Tal processo é realizado entre a epífise (localizada na extremidade do osso, também é ossificada após consolidação do esqueleto) e a “cartilagem de crescimento”, que auxiliam no aumento do diâmetro e do comprimento dos ossos.

Causas da Osteocondrite: A maioria dos casos de costocondrite tem causa desconhecida. Contudo, para alguns casos, as causas são:

  • Trauma no tórax, como um impacto de uma queda ou um acidente de carro
  • Esforço físico de alguma atividade, como levantamento de peso e exercícios extenuantes
  • Movimentos repetitivos, incluindo tosse severa
  • Tumores na articulação costosternal
  • Alguns tipos de artrite
  • Alguns vírus e doenças respiratórias como tuberculose, sífilis e aspergilose, que podem causar inflamações nas articulações.

Diagnostico da Osteocondrite:  Para avaliar a natureza dos sintomas um diagnóstico pode ser feito que baseia-se em pressionar as articulações afetadas suavemente. O diagnóstico pode também ser feito em outras causas. Às vezes, os testes como uma radiografia de tórax, um eletrocardiograma ou um exame de sangue são feitos para descartar outras condições mais graves. Crianças e adolescentes podem ser afetados pela condição e o pico de idade varia dos dez anos a vinte e quatro anos. Adultos que têm dor no peito também podem ser diagnosticados com a doença. Nos adultos, dor no peito é considerada a ser um sério problema do coração. É prevalente em atletas. Pessoas que se recuperaram de um acidente de viação quando volante atinge o peito também podem ser diagnosticadas com a inflamação.

  • Síndrome de Tietze é muitas vezes referida como costocondrite mas há diferença:
  • Tietze é abrupta com dor no peito que irradia para os braços e ombros e dura várias semanas.
  • A síndrome de Tietze apresenta inchaço nas costelas segunda e terceira. O inchaço dura vários meses.

Tratamento e prevenção da Osteocondrite: O principal tratamento inclui a redução da inflamação para controlar a dor. O tratamento básico que é dado nesta situação é o repouso completo e evitando trabalhos árduos, a aplicação de calor ou pacotes de gelo sobre a área afetada e tomando medicamentos anti-inflamatórios para alívio da dor. Anti-inflamatórios não esteroides como drogas de flurbiprofeno, ácido mefenâmico, cetoprofeno e naproxeno são recomendados para esses casos.

Às vezes, se a dor for intensa, um medicamento esteroide é injetado no paciente para ajudar a reduzir a dor e a inflamação. Costochondritis infecciosas são tratadas com antibióticos intravenosos. Em casos extremos, quando os pacientes não respondem a todos estes tratamentos, uma cirurgia é feita para remover a cartilagem inflamada. Evitar atividades que possam causar tensão ou trauma na caixa torácica ou modificar postura inadequada em casa podem servir como uma medida preventiva.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.