Osteomalácia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que você deve conhecer. Além disso, a Osteomalacia é um enfraquecimento dos ossos. Problemas com a formação óssea ou com o processo de construção óssea causam Osteomalacia. A Osteomalacia não é a mesma coisa que a osteoporose. A osteoporose é um enfraquecimento do osso vivo que já foi formado e está sendo remodelado.
Causas da Osteomalácia: A Osteomalacia é causada pela falta de vitamina D. A vitamina D é um nutriente importante que ajuda a absorver cálcio no estômago. A vitamina D também ajuda a manter os níveis de cálcio e fosfato para a formação adequada dos ossos. É feito dentro da pele da exposição aos raios ultravioleta (UV) na luz solar. Também pode ser absorvido por alimentos como produtos lácteos e peixes.
Baixos níveis de vitamina D significam que seu corpo não pode processar o cálcio que seus ossos precisam de força estrutural. Se você teve uma cirurgia para remover partes do seu estômago ou intestino delgado, você também pode ter um problema absorvendo vitamina D ou derrubando alimentos para liberá-lo.
Sintomas da Osteomalácia: Este mecanismo de absorção de vitamina D em pessoas saudáveis permite manter os ossos fortes, evitando que se desmineralizem e tornem-se frágeis. Característica tanto do raquitismo como da Osteomalacia na qual os ossos se tornam “macios”. As pessoas que sofrem de Osteomalacia são incapazes de metabolizar as substâncias necessárias para fortalecer o esqueleto e apresentam de uma forma progressiva os seguintes sintomas:
Dores musculares e Ósseas.
Deformidades ósseas.
Fraturas repetidas.
Curvatura das pernas.
Aparecimento de cifose e lordose (acentuação das curvas da coluna vertebral).
Outro sintoma é a fraqueza muscular. Isso ocorre devido a problemas no local onde o músculo se liga ao osso. Você pode ter dificuldade em caminhar e pode desenvolver uma marcha em caminhaçao.
A dor nos ossos, especialmente nos quadris, também é um sintoma muito comum. Essa dor aborrecida e dolorida pode se espalhar de seus quadris para a parte inferior das costas, pélvis, pernas e até suas costelas.
Tratamentos Para Osteomalácia: Se a Osteomalacia é detectada precocemente, o tratamento pode ser tão simples como tomar suplementos orais de vitamina D, cálcio ou fosfato. Se você tem problemas de absorção devido a lesão intestinal ou cirurgia, ou se você tem uma dieta baixa em nutrientes-chave, esta pode ser a primeira linha de tratamento.
Em casos raros, você pode tomar vitamina D como uma injeção através da sua pele ou intravenosamente através de uma veia no braço. Você também pode ser convidado a passar algum tempo ao ar livre na luz solar para que seu corpo faça vitamina D suficiente dentro da sua pele.
Se você tem outras condições subjacentes que afetam o metabolismo da vitamina D, elas precisam ser tratadas. A cirrose hepática e a insuficiência renal devem ser tratadas para reduzir a Osteomalacia.
O que Posso Esperar a Longo Prazo: Se não for tratada, Osteomalacia levará a muitos ossos quebrados e deformidades severas. Com um aumento na vitamina D, cálcio e fósforo, as melhorias podem ser observadas em algumas semanas. A cura completa dos ossos leva cerca de seis meses.