Osteomielite – O que é, Sintomas e Tratamentos com cirurgia. Além disso, a Osteomielite é uma infecção em um ou mais ossos, geralmente provocado por infecção bacteriana ou fúngica. As infecções podem atingir um osso ao percorrer a corrente sanguínea ou se espalhar de um tecido próximo. As infecções também podem começar no próprio osso se uma lesão expõe o osso aos germes. Em crianças, a Osteomielite mais comumente afeta os ossos longos das pernas e os braços superiores. Os adultos são mais propensos a desenvolver Osteomielite nos ossos que compõem a coluna vertebral (vértebra). As pessoas que sofrem de diabetes podem desenvolver Osteomielite nos pés se tiverem úlceras no pé.
Uma vez considerado uma condição incurável, a Osteomielite pode ser tratada com sucesso hoje. A maioria das pessoas necessita de cirurgia para remover partes do osso que morreram – seguido de antibióticos fortes, freqüentemente entregues por via intravenosa, tipicamente durante pelo menos quatro a seis semanas.
Causas de Osteomielite: A maioria dos casos de Osteomielite são causados por bactérias estafilococos, tipos de germes comumente encontrados na pele ou no nariz de indivíduos até saudáveis. Os germes podem entrar em um osso de várias maneiras, incluindo:
- A corrente Sanguínea: Germes em outras partes do seu corpo – por exemplo, nos pulmões de pneumonia ou na bexiga de uma infecção do trato urinário – podem viajar através da corrente sanguínea para um ponto enfraquecido em um osso. Em crianças, a Osteomielite ocorre com mais frequência nas áreas mais suaves, chamadas placas de crescimento, em qualquer extremidade dos ossos longos dos braços e pernas.
- Tecido infectado ou uma articulação protética infectada: Feridas de punção severas podem transportar germes profundamente dentro de seu corpo. Se essa lesão se torna infectada, os germes podem se espalhar para um osso próximo.
- Feridas Abertas: Os germes podem entrar no corpo se você quebrou um osso com tanta severidade que parte dele está passando por sua pele. A contaminação direta também pode ocorrer durante cirurgias para substituir as articulações ou reparar as fraturas.
Sintomas de Osteomielite: Sinais e sintomas de Osteomielite incluem:
- Febre ou calafrios
- Irritabilidade ou letargia em crianças pequenas
- Dor na área da infecção
- Inchaço, calor e vermelhidão sobre a área da infecção
Às vezes, Osteomielite não causa sinais e sintomas ou apresenta sinais e sintomas que são difíceis de distinguir de outros problemas.
Quando Consultar um Médico: Consulte o seu médico se tiver uma dor óssea em piora, juntamente com febre. Se você corre o risco de infecção por causa de uma condição médica ou cirurgia ou lesão recente, consulte o seu médico imediatamente se detectar sinais e sintomas de uma infecção.
Complicações de Osteomielite: As complicações da Osteomielite podem incluir:
- Morte óssea (osteonecrose): Uma infecção no seu osso pode impedir a circulação sanguínea dentro do osso, levando à morte óssea. Seu osso pode curar após a cirurgia para remover pequenas seções de osso morto. Se uma grande parte do seu osso morreu, no entanto, você precisará ter esse membro cirurgicamente removido (amputado) para prevenir a propagação da infecção.
- Artrite séptica: Em alguns casos, a infecção nos ossos pode se espalhar para uma articulação próxima.
- Crescimento comprometido: Em crianças, a localização mais comum para Osteomielite está nas áreas mais suaves, chamadas placas de crescimento, em qualquer extremidade dos ossos longos dos braços e pernas. O crescimento normal pode ser interrompido nos ossos infectados.
- Câncer de pele: Se sua Osteomielite resultou em uma ferida aberta que está drenando pus, a pele circundante está em maior risco de desenvolver câncer de células escamosas.
Testes e Diagnóstico de Osteomielite: Seu médico pode sentir a área ao redor do osso afetado por qualquer ternura, inchaço ou calor. Se você tem uma úlcera no pé, seu médico pode usar uma sonda embotada para determinar a proximidade do osso subjacente. Seu médico pode solicitar uma combinação de testes e procedimentos para diagnosticar Osteomielite e determinar qual germe está causando a infecção, tais como:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Exames de Sangue: Testes de sangue podem revelar níveis elevados de glóbulos brancos e outros fatores que podem indicar que seu corpo está lutando contra uma infecção. Se sua Osteomielite foi causada por uma infecção no sangue, os testes podem revelar o que os germes são responsáveis. Não existe nenhum exame de sangue que informe o seu médico se você é portador ou não possui Osteomielite. No entanto, exames de sangue fornecem pistas que o seu médico usa para decidir quais outros testes e procedimentos você pode precisar.
Testes de Imagem:
- Raios X: Os raios-X podem revelar danos ao seu osso. No entanto, o dano pode não ser visível até a Osteomielite estar presente há várias semanas. Testes de imagem mais detalhados podem ser necessários se sua Osteomielite se desenvolver mais recentemente.
- Tomografia computadorizada (TC): Uma tomografia computadorizada combina imagens de raios-X de vários ângulos diferentes, criando visões detalhadas em seção transversal das estruturas internas de uma pessoa.
- Ressonância magnética (MRI): Usando ondas de rádio e um campo magnético forte, exames de MRI podem produzir imagens excepcionalmente detalhadas de ossos e os tecidos moles que os cercam.
Biópsia Óssea: Uma biópsia óssea é o padrão-ouro para o diagnóstico de Osteomielite, pois também pode revelar que tipo particular de germe infectou seu osso. Conhecer o tipo de germe permite ao seu médico escolher um antibiótico que funciona particularmente bem para esse tipo de infecção.
Uma biópsia aberta requer anestesia e cirurgia para acessar o osso. Em algumas situações, um cirurgião insere uma agulha longa através da sua pele e em seu osso para fazer uma biópsia. Este procedimento requer anestesia local para adormecer a área onde a agulha está inserida. As varreduras de raios-X ou outras imagens podem ser usadas para orientação.
Tratamentos de Osteomielite: Os tratamentos mais comuns para Osteomielite são a cirurgia para remover porções de osso infectadas ou mortas, seguidas de antibióticos. A hospitalização é geralmente necessária.
Cirurgia: Dependendo da gravidade da infecção, a cirurgia de Osteomielite pode incluir um ou mais dos seguintes procedimentos:
- Drene a área infectada: Abrir a área em torno de seu osso infectado permite que seu cirurgião drene qualquer pus ou fluido acumulado em resposta à infecção.
- Remova o osso e o tecido doentes: Em um procedimento chamado desbridamento, o cirurgião remove a maior parte do osso enfermo possível e toma uma pequena margem de osso saudável para garantir que todas as áreas infectadas tenham sido removidas. O tecido circundante que mostra sinais de infecção também pode ser removido.
- Restaure o fluxo sanguíneo para o osso: Seu cirurgião pode preencher qualquer espaço vazio deixado pelo procedimento de desbridamento com um pedaço de osso ou outro tecido, como pele ou músculo, de outra parte do seu corpo.
Às vezes, os enchimentos temporários são colocados no bolso até que você esteja saudável o suficiente para se submeter a um enxerto ósseo ou enxerto de tecido. O enxerto ajuda o corpo a reparar os vasos sanguíneos danificados e formar um novo osso.
- Remova quaisquer objetos estranhos: Em alguns casos, objetos estranhos, como placas cirúrgicas ou parafusos colocados durante uma cirurgia anterior, podem ter que ser removidos.
- Ampute o membro: Como último recurso, os cirurgiões podem amputação do membro afetado para impedir que a infecção se espalhe mais.
Medicamentos de Osteomielite: Uma biópsia de osso irá revelar que tipo de germe está causando sua infecção, para que seu médico possa escolher um antibiótico que funcione particularmente bem para esse tipo de infecção. Os antibióticos geralmente são administrados através de uma veia no braço por pelo menos quatro a seis semanas. Um curso adicional de antibióticos orais pode ser necessário para infecções mais graves.
Prevenção de Osteomielite: Se lhe disseram que tem um risco aumentado de infecção, fale com o seu médico sobre as formas de prevenir a ocorrência de infecções. Reduzir o risco de infecção também reduzirá seu risco de desenvolver Osteomielite. Em geral, tome precauções para evitar cortes e arranhões, que proporcionam aos germes acesso fácil ao seu corpo. Se você conseguir cortes e arranhões, limpe a área imediatamente e aplique uma bandagem limpa. Verifique frequentemente feridas por sinais de infecção.