Osteopenia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devem ficar atentos. Além disso, a Osteopenia consiste na perda precoce de densidade óssea que torna os ossos mais fracos. Por isso, se não for tratada de forma adequada, a Osteopenia pode virar osteoporose, que é um problema mais grave no qual os ossos estão muito fracos e podem partir com pequenas pancadas. Então, confira Osteopenia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos:
O que é Osteopenia: A Osteopenia é um problema de saúde causado pela diminuição da densidade dos ossos, que causa fraqueza e aumenta os riscos de fraturas. Existem outras doenças que acometem os ossos que possuem nomes similares, como a já conhecida osteoporose.
No entanto, a Osteopenia é considerada como um alerta para a osteoporose. É como se fosse o estágio intermediário entre uma pessoa saudável e quem sofre de osteoporose. Por isso é tão importante saber identificar o que facilita a aparição da Osteopenia e como se prevenir de que ela afete a sua saúde precocemente.
Causas da Osteopenia: A idade pode ser um fator decisivo para a Osteopenia. Isso porque, com o passar dos anos, as células ósseas são absorvidas mais rapidamente do que o corpo consegue produzir. Quando isso acontece, os ossos vão perdendo minerais e sua estrutura vai enfraquecendo com o tempo, aumentando os riscos de fratura.
É natural que pessoas depois dos trinta e poucos anos comecem a perder massa óssea. Quanto mais fortes forem seus ossos nesta fase, mais tempo vai levar para que eles se enfraqueçam.
Outra questão importante é a alimentação. É fundamental consumir alimentos ricos em cálcio, como laticínios, ovos, sardinha, salmão e alimentos verde escuro como a couve e o brócolis.
A Vitamina D também é importante, já que ela é responsável pela absorção dos minerais. No entanto, é muito difícil retirá-la da alimentação, já que as doses de Vitamina D encontrada nos alimentos são bastante reduzidas.
Tomar sol é a melhor forma de manter os níveis de Vitamina D, mas dependendo do seu estilo de vida, isso pode ser difícil. Por isso, cada vez mais as pessoas estão recorrendo ao uso de suplementos de Vitamina D. O sedentarismo é outro fator que influencia no aparecimento da Osteopenia, além do cigarro e do excesso de álcool.
Sintomas da Osteopenia: A Osteopenia é, normalmente, uma condição assintomática. Sintomas relevantes só começam a surgir quando os ossos estão seriamente comprometidos, nesse estágio o paciente já foi acometido por uma osteoporose.
Os sintomas mais comuns são as fraturas das vértebras por compressão, provocando dor e sensibilidade óssea, redução da estatura e aumento da cifose dorsal. Em alguns casos também podem ocorrer fraturas do colo do fêmur, punho e costelas. E a dor está diretamente associada ao local em que ocorreu o desgaste ósseo ou a fratura.
Como Evitar a Osteoporose: O tratamento para Osteopenia deve ser iniciado rapidamente para evitar o desenvolvimento de osteoporose, sendo importante alterar hábitos de vida como fazer atividades física regular e ingerir alimentos ricos em cálcio.
Tratamento Para a Osteopenia: O problema alcança, principalmente, o público feminino. Mulheres de pele branca, magras e baixas estão ainda mais suscetíveis.
O objetivo do tratamento é evitar a degradação do tecido ósseo que poderá levar ao quadro de osteoporose e pode ser realizado com o uso de medicamentos específicos que ajudam a aumentar a absorção do cálcio e sua deposição nos ossos, além da suplementação de cálcio e Vitamina D. Mas o principal tratamento é feito através da adoção de um estilo de vida mais saudável que anule os fatores de risco:
- Alimentação saudável rica em cálcio e Vitamina D;
- Prática de atividades físicas regularmente, dando preferência àquelas que possam ser realizadas com exposição ao sol para ajudar na absorção do cálcio;
- Realização de fisioterapia para ajudar no fortalecimento dos músculos, através de exercícios menos agressivos que diminuem os riscos de fraturas ósseas.