Otite Externa – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Otite Externa é uma inflamação ou infecção do canal auditivo externo, a aurícula ou ambos. Esta condição pode ser encontrada em todas as faixas etárias. A Otite Externa ocorre quando o ouvido possui alguma lesão mesmo que seja pequena. As pessoas que tem o costume de limpar com o cotonete ou qualquer outro objeto o ouvido externo e também coçar o ouvido estão muito propensos a lesionar o ouvido ficando expostos a infecções.
Outra causa comum da Otite Externa é o contato constante com a água que facilita a remoção do cerume (nossa proteção do canal auditivo) e como é comum a água do mar ou piscina estar contaminada a pessoa possui muitas chances de infeccionar. Por esse motivo, também é conhecido como otite do nadador ou ouvido de nadador.
Causas da Otite Externa: Como relatado acima a Otite Externa é uma infecção normalmente causada por bactérias encontradas na pele da região ou nas mãos da própria pessoa. As infecções causadas por fungos ou vírus não são raras.
Os canais auditivos externos têm defesas naturais que ajudam a mantê-los limpos e evitar a infecção. Características de proteção incluem:
Glândulas que secretam uma substância cerosa (cerume). Essas secreções formam uma fina película impermeável sobre a pele dentro de seu ouvido que recolhe a sujeira, células mortas e outros organismos. Por ser uma substância ácida, também protege do crescimento de bactérias
Anatomia do canal do ouvido. O canal auditivo tem uma curvatura que favorece o escoamento da água. Se você tem Otite Externa, suas defesas não estão sendo eficientes. Condições que podem enfraquecer as defesas do seu ouvido e promover o crescimento bacteriano incluem:
- Excesso de umidade no ouvido, como transpiração, tempo úmido e acúmulo de água no ouvido;
- Arranhões ou abrasões em seu canal auditivo;
- Sensibilidade a produtos como xampu ou sabonete.
Sintomas da Otite Externa: O sintoma principal da Otite Externa é a dor após a palpação do trágus (antes do canal auditivo) ou a aplicação de tração ao pina (a marca registrada da Otite Externa). Os pacientes também podem ter os seguintes sinais e sintomas:
- Otalgia – varia de leve a grave, geralmente progredindo durante 1-2 dias;
- Perda de audição;
- Comprimento ou pressão do ouvido;
- Eritema, edema e estreitamento da EAC;
- Zumbido;
- Febre (ocasionalmente);
- Comichão (especialmente em OE fúngica ou OE crônica);
- Dor profunda grave – Pacientes imunocomprometidos podem ter necrotização (OIN maligna);
- Descarga – Inicialmente, claro; Rapidamente se torna purulento e mal cheiro;
- Celulite do rosto ou do pescoço ou linfadenopatia do pescoço ipsilateral (ocasionalmente).
Sintomas bilaterais (raros):
- História de exposição ou atividades na água (freqüentemente) (por exemplo, natação, surf, caiaque);
- História do trauma da orelha anterior (geralmente) (por exemplo, limpeza de orelha forte, uso de cotonete ou água no canal auditivo).
Diagnóstico da Otite Externa: Para diagnosticar Otite Externa seu médico primeiro quer certificar-se de que eles têm o seu histórico médico ou do seu filho. Em seguida, eles farão um exame físico. Durante o exame, seu médico examinará a orelha externa e o tímpano usando um instrumento iluminado chamado otoscópio para verificar sinais de vermelhidão, inchaço, pus e fluido.
O seu médico também pode realizar um teste chamado de timpanometria para determinar se a orelha média está funcionando corretamente. Para este teste, um dispositivo é colocado dentro do seu canal auditivo, alterando a pressão e fazendo vibrar o tímpano. O teste mede essas mudanças e as grava em um gráfico. O seu médico interpretará os resultados.
Tratamentos Para Otite Externa: O tratamento primário da Otite Externa (OE) envolve o manejo da dor, remoção de detritos do canal auditivo externo (EAC), administração de medicamentos tópicos para controle de edema e infecção e prevenção de fatores contribuintes.
A maioria dos casos da Otite Externa pode ser tratada com analgésicos de venda livre e rúpias tópicas. As gemas comumente usadas incluem gotas de ácido acético, que alteram o pH do canal auditivo; Gotas antibacterianas, que controlam o crescimento bacteriano; E preparações antifúngicas. Eczematoide (psoriático) OE responde frequentemente a gotas de esteroides tópicas, mas pode ser crônica ou recorrente.
O ouvido pode exigir desbridamento de sucção freqüente sob um microscópio. Se desenvolver edema significativo do canal, um mecha de ouvido pode ser usado para facilitar a entrega de medicamentos tópicos no canal medial.