O ouvido entupido pode provocar muitos incômodos, o caso mais comum deles é quando há uma mudança de altitude, como na decolagem de um avião.
Neste caso, a sensação de Ouvido Entupido acontece por conta da diferença de pressão entre a orelha externa e a média. Além disso, todos já passamos pelo menos uma vez, pela sensação de ouvidos entupidos.
Quando entupido, o ouvido faz com que a audição seja prejudicada e, com isso, muitas pessoas ficam impacientes, pois essa é uma sensação bastante desconfortável e que atrapalha nas tarefas mais simples.
Causas do Ouvido Entupido:
A principal causa do Ouvido Entupido é a cera, que quando em excesso no canal auditivo pode tampar o conduto. A entrada de água ou o uso de hastes flexíveis também pode empurrar a cera para o fundo do conduto, ocasionando o entupimento e até dores de ouvido. Além disso, em casos como este, o cerume precisa ser removido por um especialista.
Se o ouvido ficar entupido após banhos ou natação, o ideal é não tomar nenhuma medida caseira – na verdade as soluções propostas por muitos sites podem acentuar o problema. Neste caso, recomenda-se procurar um otorrinolaringologista. Só ele poderá avaliar se houve algum dano na parte interna do ouvido e, se o acúmulo de água pode provocar alguma infecção de ouvido, as chamadas otites.
Os casos de Ouvido Entupido também podem ser provocado por uma disfunção na trompa de Eustáquio. Além disso, estima-se que este problema atinja 30% da população. Se as obstruções são persistentes, podem provocar complicações, como otites, perdas auditivas e até meningite.
Sintomas do Ouvido Entupido:
Conhecida por autofonia, o sintoma de Ouvido Entupido mais comum é aquela que acontece quando o ser humano muda de altitude. Além disso, como em uma viagem a qual há uma descida de serra. Durante esse processo ocorre uma diferença de pressão. O corpo leva algum tempo para se acostumar com essa mudança.
Ou seja, se a pressão do ambiente for diferente da que a pessoa estava habituada, ocorre à sensação de Ouvido Entupido. Além disso, a situação incômoda costuma se resolver rapidamente pelo próprio mecanismo de compensação da tuba auditiva, e nós ajudamos a equilibrar a pressão e a corrigir a autofonia mais rapidamente quando engolimos a saliva, bebemos líquidos durante a viagem ou bocejamos.
Os sintomas também podem vir acompanhados de vertigens e tonturas. Para isso, é necessário o uso de anti-inflamatórios e cortisona, que devem ser prescritos por um médico.
Tratamentos Naturais Para Ouvido Entupido:
1. Azeite:
O azeite de oliva pode ajudar a amolecer a cera em excesso no ouvido. Além disso, o tratamento é muito simples: basta aquecer um pouco do azeite, deixar o líquido ficar em temperatura morna, e pingar no Ouvido Entupido. Depois, retire o excesso de cera com uma haste flexível.
Essas são algumas formas de desentupir os ouvidos, no entanto é importante lembrar da importância de procurar um especialista, pois somente ele é capaz de orientar corretamente a respeito do que fazer em cada caso.
2. Compressa Quente:
O calor ajuda a desentupir o ouvido e alivia a dor. Para tanto, basta molhar um pano com água quente, retirar o excesso e colocar no Ouvido Entupido. Deixe por cerca de 5 a 10 minutos.
3. Alho:
O alho é um antibiótico natural muito eficaz e pode ser usado para tratar infecções no ouvido. Além disso, utilize alguns dentes de alho, amasse-os, e misture com um pouco de azeite. Aqueça a mistura. Quando a solução estiver morna, pingue no Ouvido Entupido, deixe por alguns minutos e retire o excesso.
4. Vinagre de Maçã:
O vinagre de maçã tem propriedades antibacterianas e pode ajudar a dissolver o muco presente no ouvido. Além disso, para tanto, pegue quantidades iguais de vinagre de maçã e álcool e coloque em um conta-gotas. Pingue no ouvido afetado, coloque um algodão para a solução não derramar, não levante a cabeça, espere alguns minutos e remova a cera com uma haste flexível.