Ovários Policístico – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos são diversos. Além disso, os ovários policístico, é um distúrbio que interfere no processo normal de ovulação em virtude de desequilíbrio hormonal que leva à formação de cistos formando assim o ovários policístico.
O aparecimento de cistos durante o processo de ovulação faz parte do funcionamento dos ovários, mas eles desaparecem a cada ciclo menstrual. Em portadoras da síndrome de ovários policísticos (SOP), esses cistos permanecem e modificam a estrutura ovariana, tornando o órgão até três vezes mais largo do que o tamanho normal o chamado ovários policístico.A disfunção pode levar à secreção de hormônios masculinos (androgênios) em excesso. A portadora dos ovários policístico ovula com menor frequência e tem ciclos, em geral, irregulares. Calcula-se que ovários policístico afeta 20% das mulheres durante a fase de vida reprodutiva.
Causas dos Ovários Policístico: Os fatores que levam ao desenvolvimento dos ovários policístico não são totalmente conhecidos, mas ela tem origem genética, em parte, pois irmãs ou filhas de uma mulher portadora do ovários policístico tem 50% de chance de desenvolver a síndrome do ovários policístico.
Quando se tem ovários policístico tudo indica que sua origem está associada com a produção da insulina em excesso pelo organismo. O aumento da quantidade dessa substância no sangue (a hiperinsulinemia) provocaria o desequilíbrio hormonal causando a o chamado ovários policístico.
Sintomas do Ovários Policístico: Os sintomas dos ovários policístico são as alterações menstruais. A mulher menstrua a cada dois ou três meses e, freqüentemente, tem apenas dois ou três episódios de menstruação por ano.
Outro sintoma ovários policístico é o hirsutismo, ou seja, o aumento de pelos no rosto, nos seios e na região mediana do abdômen. A obesidade também é um sintoma frequente de ovários policístico. Na verdade, a obesidade piora a síndrome ovários policístico. Às vezes, a paciente não tem as manifestações sintomáticas, mas quando engorda, ovários policístico podem aparece.
Os primeiros sinais ovários policístico geralmente começa a se manifestar na adolescência, mas os ovários policístico pode surgir ainda antes da primeira menstruação e perdurar por toda a vida se não for devidamente acompanhados e tratados pelo ginecologista. Por isso, a presença de pelo menos 2 ou 3 dos seguintes sintomas pode indicar a presença da síndrome dos ovários policísticos:
- Menstruação irregular ou ausência de menstruação por vários meses;
- Aumento do peso, facilidade em engordar e obesidade;
- Aumento da quantidade de pelos no corpo incluindo tórax, rosto e seios;
- Surgimento de acne;
- Enfraquecimento dos fios e queda de cabelo;
- Problemas de fertilidade e dificuldade para engravidar;
- Aumento do clitóris (raro);
- Atraso no desenvolvimento das mamas.
Tratamento do Ovários Policístico: O tratamento dos ovários policístico deve ser orientado por um ginecologista e, normalmente, varia de acordo com os sintomas da mulher, como ciclo menstrual irregular, infertilidade ou crescimento excessivo de pelos.
O tratamentos para a síndrome do ovários policístico, geralmente utilizado nos casos mais graves, é a cirurgia para retirar os cistos ou, até mesmo, os ovários para diminuir o risco de desenvolvimento de câncer no endométrio
Para manter os sintomas sob controle sem ovários policístico os médicos costumam orientar suas pacientes sobre a manutenção de dietas mais leves, especialmente quando elas apresentam obesidade, acompanhada da prática de exercício físico, que beneficia todas as portadoras da síndrome do ovário policístico.