Ovos são Laticínios? O que São, Benefícios e Malefícios. Além disso, essa é uma daquelas perguntas que você pode ter medo de perguntar, por medo de que seja uma bobagem, mas não é uma pergunta boba. Os ovos são laticínios? Muitas pessoas não têm certeza se os ovos são ou não considerados laticínios.
Afinal, os ovos são frequentemente retratados ao lado de produtos lácteos, para não mencionar vendidos no corredor de laticínios na maioria das mercearias.
Então, vamos responder a pergunta: ovos são laticínios? E depois vamos analisar por que são considerados parte integrante da maioria dos estilos de vida saudáveis.
Ovos São Laticínios?
Para começar, vamos responder a pergunta: ovos são laticínios? Não, os ovos não são produtos lácteos. No entanto, eles se encaixam em uma classe com laticínios, porque tanto leite e ovos são subprodutos de origem animal.
Um dos pontos mais importantes aqui é que os ovos não irão agravar uma alergia ao leite ou a intolerância à lactose. As reações alérgicas ao leite são devidas a uma resposta imunológica anormal às proteínas encontradas no leite animal (geralmente de vaca, mas às vezes de cabra e outros tipos de leite).
A intolerância à lactose ocorre quando o corpo não produz lactase suficiente para decompor a lactose em glicose.
Como os ovos não contêm proteínas de leite ou lactose, você provavelmente está pronto para comer ovos, mesmo que siga uma dieta sem laticínios. Claro, é possível ter uma alergia ao ovo, mas esse problema é mais raro que as outras.
Bônus: A maionese, que é feita com ovos, também não é um produto lácteo – é feita com gemas de ovos, óleo, suco de limão /vinagre e temperos.
Ovos são Considerados o Que?
Agora que respondemos a pergunta sobre se os ovos são laticínios e sabemos que não são, como são classificados?
Os ovos são conhecidos como uma classificação própria pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), listado ao lado de carnes e aves. Novamente, eles são considerados um subproduto animal, e é por isso que as pessoas com uma dieta vegana não os consome.
Em algumas novas versões da pirâmide alimentar, os ovos pertencem ao grupo de alimentos proteicos.
Eles não são carne, embora contenham uma boa quantidade de proteína. Dependendo de como você observa, os ovos também podem se encaixar em um grupo de gorduras saudáveis, já que seu conteúdo de proteína e gordura é quase igual.
O Que é Laticínios?
Os produtos lácteos incluem, mais comumente, qualquer coisa feita de leite animal: manteiga alimentada com capim, manteiga clarificada, iogurte, queijo e leite cru, só para citar alguns. Eles geralmente contêm uma grande quantidade de gordura saturada, bem como colesterol dietético.
Quando estiver confuso, pense na origem dos produtos. O leite de amêndoa e leite de coco também não são produtos lácteos, porque são originários de fontes vegetais, não do leite de um animal.
Benefícios dos Ovos para Saúde:
Os ovos são laticínios? Não. Essa é uma boa notícia para quem não tolera laticínios, pois os ovos têm alguns benefícios agradáveis. A maioria das pesquisas sobre os benefícios dos ovos para a saúde concentra-se nos ovos de galinha, pois estes são os ovos mais comumente consumidos. Vamos dar uma olhada porque os ovos são tão bons para você.
Benefícios dos Ovos para Reduzir o Risco de Doença:
Os ovos contêm nutrientes que podem ajudá-lo na proteção de uma variedade de doenças, reduzindo os fatores de risco para doenças cardíacas, diabetes e derrame.
Embora tenha havido uma noção durante algum tempo que os ovos, ou a gema de ovos, é perigosa e pode provocar doenças cardíacas, pesquisas recentes mostram que consumir os tipos certos de ovos ajuda na redução do risco de doença cardiovascular, independentemente de qualquer condições existentes.
O maior consumo de ovos também está associado a um impacto significativo na síndrome metabólica, um conjunto de problemas associadas ao desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes e derrame.
Benefícios dos Ovos para Saúde dos Olhos:
A maioria das pessoas pensam em vegetais e frutas quando procuram alimentos para melhorar a saúde dos olhos. No entanto, os ovos contêm luteína e zeaxantina, carotenoides conhecidos por proteger contra problemas como degeneração macular e glaucoma.
Benefícios dos Ovos para Perda de Peso:
Houve vários estudos descobrindo que os ovos desempenham um papel na perda de peso por alguns motivos diferentes. Por um lado, os ovos ajudam a comer menos, pois promove a saciedade, reduzindo assim o apetite e a ingestão de calorias desnecessárias.
Além disso, a luteína nos ovos pode impactar positivamente o nível de atividade.
Benefícios dos Ovos para o Auxilio do Fígado e Função Cerebral:
Outro macronutriente importante encontrado nos ovos é conhecido como colina. Há uma série de benefícios incríveis da colina na dieta, mas dois dos mais comuns se referem a forma como a colina está associada à redução do risco de doença hepática gordurosa e a maneira como pode resolver alguns problemas neurológicos, como depressão e perda de memória.
Benefícios dos Ovos para Pele, Articulações e Tecidos Conectivos:
Por conter luteína e zeaxantina, os ovos também fazem parte de uma dieta de alimentos para uma pele saudável.
Os ovos também contêm uma grande quantidade de colágeno, a proteína que ajuda na construção e fortalecimento da pele, articulações e tecido conjuntivo.
Existem muitos alimentos que promovem a produção de colágeno no corpo, mas os ovos realmente contêm colágeno, ao contrário da maioria dos alimentos.
O conteúdo de colágeno do ovo muda quando os ovos são cozidos, então pode ser benéfico tomá-lo em forma de suplemento para conseguir todos os benefícios do colágeno – a menos, é claro, que adicione os ovos nos seus smoothies.
Os Melhores e Piores Ovos para Comer:
Voltando aos ovos de galinha, um esclarecimento importante deve ser feito sobre os tipos de ovos que você está comprando.
Todos os ovos não são criados iguais.
Galinhas Criadas em Gaiolas:
Quase 87% dos ovos nos Estados Unidos são de galinhas que vivem em “gaiolas”, gaiolas minúsculas e não higiênicas, muitas vezes cercadas por poços profundos infestados por moscas, larvas e roedores.
As galinhas em gaiolas geralmente apresentam uma grande variedade de problemas de saúde, incluindo ossos quebrados e perda óssea.
Nestas gaiolas, as galinhas são incapazes de desenvolver seus comportamentos naturais e instintivos, como nidificação, banho de poeira, empoleirar-se e muito mais. De fato, a quantidade de galinhas atoladas nesses pequenos espaços impede que as aves maltratadas façam as atividades mais básicas como: deitar, levantar, esticar, virar, bater as asas ou arrume-se.
Muitas vezes, essas condições de vida apertadas e não naturais causam uma enorme quantidade de estresse e tensão nos animais indefesos que recorrem a comportamentos inéditos. Desde arrancar as penas uns dos outros ao canibalismo, estas condições de vida empurram as galinhas doentes e infelizes além dos seus limites.
É uma prática padrão do setor queimar, cortar ou retirar a laser os bicos dessas galinhas indefesas para evitar os ataques e o canibalismo – um processo doloroso, debilitante e abusivo que não pode ser suportado.
Além disso, muitas dessas fazendas participam da muda. Este é o processo pelo qual as galinhas são alimentadas”, quase até a morte, para aumentar sua produção de ovos.
Não é somente uma maneira inacreditavelmente cruel de criar qualquer coisa viva – a taxa de doenças, como a salmonela, entre galinhas criadas em gaiolas é enorme e uma séria ameaça à saúde do público.
Ovos de Galinha Caipira:
Do outro lado da moeda estão as galinhas caipiras. Essas galinhas podem passear e desfrutar da luz do sol e do ar livre, e produzem ovos que são simplesmente melhores.
Os ovos contêm 18 aminoácidos importantes necessários para as funções corporais. No entanto, os ovos caipiras não contêm somente esses mesmos aminoácidos, mas têm um melhor perfil nutricional geral. Ovos caipiras contêm:
- ⅓ menos colesterol dietético;
- ¼ menos gordura saturada;
- ⅔ mais vitamina A;
- 200% mais ômega-3;
- 300% mais de vitamina E;
- 7 vezes mais betacaroteno;
- Risco 98% menor de contaminação por salmonela.
Conhecendo Rótulos de Caixas de Ovos:
Caso esteja determinado a comprar ovos somente de galinhas saudáveis e de vida livre, como decifrar os rótulos das embalagens para saber o que está recebendo? Aqui estão alguns dos rótulos comuns e o que eles significam:
Ao ar livre: Isso pode estar em qualquer rótulo de caixa de ovos e não é apoiado por nenhuma diretriz ou auditoria específica. Caso as galinhas tenha qualquer tipo de acesso ao ar livre a qualquer momento, seus ovos podem ser rotulados em ar livre.
Pasteurizado: Dito para beneficiar pessoas com sistemas imunocomprometidos (como pacientes com HIV / AIDS ou que tiveram substituição de órgãos), esses ovos são aquecidos antes do cozimento para destruir os patógenos.
Enriquecido com Ômega-3: Essas galinhas são alimentadas com alimentos ômega-3 e contêm de 3 a 20 vezes mais ômega-3 que os ovos tradicionais.
Dieta Vegetariana: As galinhas em uma dieta vegetariana recebem apenas alimentos vegetais e não recebem suplementos ou aditivos.
Livre de Hormônio: De acordo com a lei federal brasileira não é permitido que as galinhas poedeiras recebam hormônios de qualquer tipo. Todos os ovos são livres de hormônios, uma lei regulamentada pelo governo.
História e Fatos Interessantes Sobre os Ovos:
Não há um começo claro na história para o uso do ovo como alimento porque foram comidos por muito tempo. Os historiadores geralmente concordam que as galinhas foram domesticadas devido à utilidade de seus ovos há milhares de anos.
As galinhas viajaram do sudeste da Ásia e da Índia para o Egito por volta de 1500 a.C. e depois para a Grécia em 800 a.C. e se espalhou exponencialmente em popularidade a partir daí.
Os ovos são representados em várias obras de arte antigas. Eles também participaram do folclore. Os antigos romanos acreditavam que esmagar cascas de ovos em suas placas poderia impedir que os maus espíritos se escondessem.
A caixa de ovos foi inventada em 1911 por Joseph Coyle na Colúmbia Britânica, feita de papel e criada para resolver um problema entre um agricultor e um cliente sobre a quebra comum de ovos.
Precauções e Efeitos Colaterais:
A menos que tenha uma alergia ao ovo, há poucos perigos ou riscos em comer ovos. Um crescente grupo de pesquisa refuta a teoria, em geral, de que os ovos são perigosos para o coração, como anteriormente sugerido.
Porém, a exceção à regra de perigo ao coração tem a ver com a forma como cozinha seus ovos. O colesterol dietético não se correlaciona necessariamente com níveis elevados de colesterol no corpo humano, a menos que seja colesterol oxidado.
Os ovos não contêm colesterol oxidado, mas caso sejam cozidos em fogo alto por um longo tempo, o colesterol pode oxidar, o que poderia ser um fator no desenvolvimento de doenças cardíacas.
Para evitar esse problema, cozinhe seus ovos em temperaturas mais baixas e considere cuidadosamente o que é usado para cozinhá-los.
Considerações Finais: Ovos São Laticínios?
Os ovos são laticínios? Não, mas combinam bem com muitos produtos lácteos, como queijo ou leite cru.
Os ovos não são considerados laticínios porque os laticínios são feitos do leite da glândula mamária dos mamíferos. Galinhas não produzem leite e não são mamíferos, motivo pela qual a resposta é que ovos não são laticínios.
Os ovos são ricos em gordura e proteína, então se encaixam em um rótulo de “proteína saudável” e “gordura saudável”.
Os ovos oferecem muitos benefícios para a saúde, incluindo uma redução no risco de certas doenças, apoiando a função cerebral e ajudando na construção de um bom tecido conjuntivo.
O valor nutritivo e ético do cuidado da galinha faz uma enorme diferença em que tipo de ovos comprar. Ovos convencionais são de galinhas que são mantidas em condições desumanas, aumentando o risco de doenças.
Galinhas caipiras produzem ovos com valor nutritivo maior e com menor risco de doença.
Quando possível, tente comprar ovos orgânicos certificados, garantindo que as galinhas sejam mantidas em condições seguras e saudáveis. Caso possa, compre seus ovos de um fazendeiro local, especialmente se puder ver fisicamente o lugar onde as galinhas são criadas.