A ovulação é o nome do processo que acontece geralmente uma vez em cada ciclo menstrual, quando as alterações hormonais desencadeiam um ovário para liberar um óvulo. Você só pode engravidar se um espermatozoide fertilizar um óvulo.
Além disso, a ovulação geralmente acontece de 12 a 16 dias antes do início do próximo período. Os óvulos estão contidos nos seus ovários. Durante a primeira parte de cada ciclo menstrual, um dos ovos está sendo cultivado e amadurecido.
O que é ovulação:
A ovulação ocorre quando um óvulo maduro é liberado do ovário, empurrado para baixo pelas trompas de falópio e disponibilizado para ser fertilizado. Aproximadamente todos os meses, um óvulo amadurecerá dentro de um de seus ovários. À medida que atinge a maturidade, o óvulo é liberado pelo ovário, onde entra na trompa de Falópio para chegar ao espermatozoide e ao útero .
O revestimento do útero se espessou para se preparar para o óvulo fertilizado. Se não houver concepção, o revestimento uterino, assim como o sangue, será eliminado.O derramamento de um óvulo não fertilizado e da parede uterina é o tempo da menstruação.
Como detectar:
Para detectar sua ovulação é preciso identificar seus dias mais férteis, reconhecendo os sinais de mudança hormonal em seu corpo. Você pode ser capaz de dizer que a ovulação está acontecendo quando você sente uma dor nas costas unilateral, ou uma sensibilidade na sua barriga. Isso pode durar alguns minutos a algumas horas.
Mas se você não costuma observar esses sinais de ovulação, ainda pode procurar outras mudanças em seu corpo. À medida que seu ciclo menstrual avança, verifique seu muco cervical diariamente. Esta é a descarga que você vê na sua calcinha ou no papel higiênico. Você pode notar que muda de consistência, dependendo de onde você está no seu ciclo .
Por volta da ovulação, o muco cervical fica claro, escorregadio e elástico. Além disso, a posição e a sensação do colo do útero também se alteram na época da ovulação, de dura, baixa, fechada e seca a suave, alta, aberta e úmida .
Algumas mulheres gostam de traçar a temperatura corporal. Isso pode ser uma maneira útil de detectar que a ovulação aconteceu, mas sozinha não é muito confiável e pode não ajudar você a engravidar. Conhecer seu próprio ciclo menstrual e usar uma combinação desses métodos provavelmente será mais preciso.
Qual é a diferença entre ovulação e dias férteis?
Enquanto um óvulo sobrevive apenas por até 24 horas, o espermatozoide pode permanecer ativo por até cinco dias. Portanto, pode ser surpreendente saber que um casal pode engravidar por meio de relações sexuais quatro a cinco dias antes de o óvulo ser liberado.
O ‘período de fertilidade’ total, levando em conta a vida do espermatozoide e do óvulo, é de cerca de seis dias. Os “dias férteis” são todos os dias durante o seu ciclo menstrual quando você tem a capacidade de engravidar se tiver relações sexuais desprotegidas.
A identificação da ovulação e período fértil proporciona aos casais mais flexibilidade para planejar a relação sexual em torno de seu estilo de vida e também mais oportunidades para conceber, o que pode reduzir a pressão que os casais podem experimentar ao tentar engravidar.
Sinais e sintomas da ovulação:
1. Desconforto abdominal:
Como a ovulação é o rompimento do folículo (bolsinha com líquido) para a liberação do óvulo, ocorre o derramamento de líquido do conteúdo intra folicular, acompanhado muitas vezes de um pequeno sangramento local. Esse líquido com sangue pode gerar um incomodo quando chega ao abdômen.
sinais da ovulação2. Alteração na temperatura basal:
Temperatura corporal basal nada mais é do que a temperatura do corpo em repouso que pode indicar sua ovulação. Para acompanhá-la você precisa simplesmente de um termômetro e de papel e lápis/caneta para anotar a temperatura. Além disso, deve medir todo dia, assim que acordar, colocando o termômetro embaixo da língua.
3. Muco cervical alterado:
A observação do muco cervical também pode ajudar a mulher a ter certeza de que está em sua ovulação. Vale destacar que existem vários tipos de secreção vaginal, e o muco cervical é um deles. No período próximo à ovulação, o muco cervical se torna mais transparente, viscoso e elástico, com a aparência de uma clara de ovo. Isso acontece pelo estímulo do estradiol, hormônio produzido pelo folículo em crescimento antes.
4. Mamas sensíveis:
As glândulas mamárias têm receptores hormonais. Portanto, quando ocorre a produção de estrogênio na primeira fase do ciclo, pode ocorrer um aumento do volume mamário e, na segunda fase, após a ovulação, quando há o predomínio da progesterona, as mamas podem ficar mais doloridas.
5. Posição do cérvix:
Cérvix é a porção mais baixa do útero , quando ele se une com a porção final superior da vagina.Durante o período pré-ovulação, o colo do útero fica com a consistência mais amolecida, com posição mais alta, aberto e mais úmido, também por estímulo do hormônio estradiol. Porém, com a observação de outros sinais, como temperatura basal e muco cervical, já é possível predizer a ovulação. Não é recomendado que as pacientes examinem o próprio colo do útero com esse objetivo.
Outros sinais e sintomas que indicam sua ovulação:
- Aumento de libido;
- Aumento de energia;
- Sentidos aguçados;
- Fome;
- Retenção de líquido;
- Labilidade emocional;
- Aumento da secreção vaginal.
Contudo, sabe-se que todos esses sinais são influenciados pelas mudanças hormonais, que ocorrem durante o período menstrual. Basicamente os responsáveis são o estradiol na primeira fase, e a progesterona na segunda, após a ovulação. Então, a presença destes sintomas pode sugerir que está ocorrendo a produção hormonal cíclica e, dessa forma, pode sugerir que a ovulação está acontecendo.
Como calcular sua ovulação?
Se você está planejando uma gravidez, você deve começar a registrar o primeiro dia do seu ciclo menstrual. Desta forma, você pode calcular quantos dias você tem o período. Depois de ter esse número, você pode descobrir o dia da sua ovulação.
Além disso ela ocorre no dia 14 do ciclo. Por exemplo, se seus ciclos durarem 28 dias, pegue um calendário e marque a data de sua última regra, adicione 14 dias e lá você terá o dia de sua ovulação. No entanto, você não terá apenas uma oportunidade por mês. Portanto, você deve saber que o esperma dura de 48 a 72 horas, então seu período fértil será do 12º ao 16º dia.