A ovulação tardia ocorre quando algumas mulheres têm o que é conhecido como ovulação atrasada, chega entre 5 e 7 dias mais tarde do que o normal. Ou seja, se o nosso ciclo for de 28 dias, ao invés de ovular os 14, faremos isso entre os dias 19 e 21. A fase lútea é encurtada, uma vez que menos progesterona é produzida e, em termos gerais, um óvulo liberado posteriormente pode ser de menor qualidade e, portanto, reduzir as chances de gravidez.
O que é a Ovulação Tardia:
A ovulação tardia é a ovulação que ocorre após o 21º dia do seu ciclo menstrual. A ovulação é a liberação de um óvulo maduro de um ovário. É desencadeada pelo aumento e queda mensal de certos hormônios, a saber:
- Estrogênio;
- Progesterona;
- Hormônio luteinizante;
- Hormônio folículo-estimulante.
A ovulação geralmente ocorre no meio do seu ciclo menstrual. O ciclo médio é de cerca de 28 dias, o que significa que a ovulação geralmente ocorre por volta do 14º dia do seu ciclo. Pode haver uma grande variação, no entanto.
Por que Algumas Mulheres têm uma Ovulação Tardia?
Para responder a essa questão, é necessário primeiro saber como é o ciclo menstrual e quais são as características de um ciclo regular. Um ciclo ovulatório ou menstrual chamado regular dura 28 dias e distingue-se em várias fases:
- Folículo de fase: o folículo está crescendo.
- Ovulação: O folículo quebra e libera o óvulo para o tubo (normalmente ocorre entre os dias 13 e 15).
- Fase lútea: o folículo que já ovulou é transformado no corpo lúteo e produz hormônios para facilitar a implantação do embrião. Esta fase lútea dura entre 12 e 14 dias.
Essas três fases ocorrem como resultado de alterações hormonais no corpo da mulher. Na fase de ovulação, o aumento dos níveis do hormônio luteinizante (LH) geralmente indica o tempo de fertilidade máxima. Esse hormônio é o que causa a liberação do óvulo maduro e o revestimento do útero para permitir a implantação.
O atraso na ovulação pode ser uma exceção ou a norma e os hormônios, como você viu, têm um papel fundamental na liberação do óvulo. Elementos como Estresse, dieta, perda de peso ou doença podem desequilibrar seus níveis hormonais e alterar seu período menstrual.
Causas da Ovulação Tardia:
Seus ovários são incríveis órgãos em forma de amêndoa. Eles desenvolvem folículos contendo ovos em preparação para a ovulação. A cada ciclo, o hormônio folículo estimulante (FSH) promove o desenvolvimento de cerca de 5-12 folículos. O folículo mais dominante é liberado na ovulação. Os folículos em crescimento produzem Estrogênio. Como resultado dos altos níveis de Estrogênio no sangue, o hormônio luteinizante (LH) ativa a ovulação em seu corpo.
A ovulação ocorre em torno de 12 a 24 horas após o pico de LH, quando o folículo maduro explode através da parede ovariana. Se o esperma está esperando pelo óvulo, ou se você tiver relações sexuais neste momento, você pode muito bem engravidar. Para 90% das mulheres, a duração do ciclo pode variar de 23 a 35 dias, com a ovulação ocorrendo no meio do ciclo.
Outros fatores (por exemplo, Estresse) podem resultar no atraso da ovulação até a terceira ou quarta semana. No entanto, a forma como os prestadores de cuidados calculam as datas de vencimento da gravidez é assumindo a ovulação no dia 14 de um ciclo de 28 dias. Essa é uma das principais razões pelas quais as datas de nascimento não são tão precisas!
Nem toda mulher tem um ciclo de 28 dias, nem ovula no dia 14. Um ciclo menstrual normal e saudável deve ter cerca de 26 a 32 dias de duração.
Sintomas da Ovulação Tardia:
O início da ovulação pode ser detectado por vários sinais, cada mulher particularmente, pode perceber esses sintomas facilmente se ela estiver dentro dos dias normais de seu ciclo, ou seja, entre 12 e 16 dias após seu último período. No entanto, existem mulheres que podem ter uma Ovulação Tardia em algum ciclo, o que significa que a ovulação ocorre após o 21º dia do ciclo. Neste caso, vamos dizer-lhe quais são os sintomas da ovulação tardia.
Os sintomas da Ovulação Tardia, comparados com os da ovulação regular, são geralmente os mesmos:
- Mudanças de temperatura;
- Muco Cervical;
- Um olfato agudo;
- Alterações no colo do útero;
- Desejo sexual aumentado.
Possíveis Consequências da Ovulação Tardia:
Com a ovulação muito tardia, você pode estar liberando ovos que não amadureceram adequadamente e podem estar muito velhos. Ovos impropriamente maduros (“ovos ruins”) não são tão bons para fertilização e implantação quanto os ovos que amadureceram adequadamente. Estes ovos não são fertilizados ou se são fertilizados, são menos propensos a implantar.
Os níveis hormonais não estão sincronizados quando os ovos amadurecem tarde, o que pode diminuir ainda mais a chance de engravidar.
O revestimento do útero (endométrio) precisa estar pronto para o implante do óvulo fertilizado. Se a ovulação estiver atrasada, o revestimento do útero pode não estar pronto para implantação quando já passou muito tempo desde o último período menstrual. O óvulo pode ter sido fertilizado, mas o óvulo fertilizado pode chegar tarde demais ao útero, por isso não pode ser implantado adequadamente, porque o revestimento não é apropriado. O revestimento uterino pode atrofiar a partir do comprimento após o último período e o embrião pode não ter o mesmo tipo de suporte do endométrio e, portanto, ter um risco aumentado de aborto espontâneo.
Não há informações confiáveis sobre uma possível relação entre a Ovulação Tardia e as anomalias fetais. Portanto, se o embrião se implantar após a Ovulação Tardia, não há nenhum estudo conhecido que apresente aumento dos riscos de malformações fetais.
Como a Ovulação Tardia Afeta a Fertilidade e a Concepção:
Um óvulo precisa ser fertilizado dentro de 12 a 24 horas depois de liberado para que a gravidez ocorra. Assim, enquanto a ovulação irregular dificulta a previsão do seu período fértil, isso não significa que você não vai engravidar. Pode ser mais difícil cronometrar sua janela fértil.
Se você está preocupado com sua fertilidade e ovulação, consulte um médico para avaliação. Você pode ter uma condição médica que afeta seu ciclo mensal, como:
- Insuficiência ovariana prematura;
- Hiperprolactinemia, que é uma condição em que o corpo produz muita prolactina, que inibe a ovulação;
- Um tumor tipicamente não canceroso na glândula pituitária;
- Hipotireoidismo;
- SOP.
Se você tem Ovulação Tardia e deseja engravidar, converse com seu médico sobre o uso de drogas como o clomifeno e o letrozol que estimulam a ovulação. Se a ovulação é afetada por uma condição subjacente ou pelo uso de certas drogas ou medicamentos, o tratamento da condição subjacente pode melhorar sua fertilidade em muitos casos.
Como a Ovulação Tardia Pode ser Detectada?
Para detectar a ovulação tardia, o médico geralmente usa um ultrassom para detectar o tempo do seu ciclo menstrual, além de um exame de sangue, com o objetivo de encontrar a progesterona que é secretada após a ovulação. Existem métodos mais arcaicos, como a temperatura basal .
Mas é importante saber que quem sofre com a Ovulação Tardia, ainda pode engravidar, e para isso é importante que, nestes casos, use todas as ferramentas disponíveis para determinar seus dias férteis; Além de realizar um teste de ovulação, observe as alterações no seu muco cervical e meça sua temperatura basal. Às vezes, aumentar o número de relações sexuais é suficiente para que a fertilização ocorra. Normalmente, um final de ovulação resulta em mais tempo de ciclo, dando espaço para a fase lútea de transportar para fora o seu trabalho, no entanto, quando os ciclos não são longos, e a fase lútea não é concluída como ela deve ser, pode causar Infertilidade.
Se você acha que está tendo Ovulação Tardia, consulte seu ginecologista para determinar se é conveniente ou não administrar qualquer tipo de tratamento.
Tratamentos Disponíveis Para a Ovulação Tardia:
Se você tem uma condição subjacente como SOP ou hipotireoidismo, tratá-la pode ajudar a regular a ovulação. Se nenhuma causa puder ser determinada e você quiser engravidar, seu médico poderá receitar medicamentos que ajudem a regular a ovulação. Eles podem incluir:
- Clomifeno (Clomid);
- Letrozole (Femara);
- Gonadotrofinas coriônicas humanas (Pregnyl, Novarel).
Para melhorar sua saúde menstrual e reprodutiva em geral:
- Não faça exercícios ao extremo. A pesquisa é conflitante, mas o exercício muito vigoroso pode afetar a ovulação. No entanto, se você estiver com sobrepeso ou obesidade, exercícios moderados podem melhorar a ovulação.
- Evite fumar ou expor-se ao fumo passivo. As toxinas do cigarro podem prejudicar a qualidade dos ovos.
- Gerenciar o Estresse.
- Use formas de barreira de contracepção, como preservativos. Essas formas de controle de natalidade ajudam a proteger contra doenças sexualmente transmissíveis, o que pode reduzir a fertilidade.
Ficar Grávida Com Ovulação Tardia:
Claro que é possível engravidar sofrendo de Ovulação Tardia. Neste caso, aconselhamos que você use todas as ferramentas à sua disposição para determinar seus dias férteis, isto é, que:
- Meça sua temperatura basal;
- Verifique as mudanças no seu muco cervical;
- Observe as mudanças no colo do seu útero;
- Use um teste de ovulação.
Procure um calendário de fertilidade para baixar onde você pode anotar todas as mudanças que seu corpo está passando durante o seu ciclo. Não se preocupe que em breve você vai conseguir o sonho de ser mãe…