Início » Oxicodona: O que é, bula, para que serve, como usar e efeitos colaterais

Oxicodona: O que é, bula, para que serve, como usar e efeitos colaterais

oxicodona

Oxicodona – O que é, bula, para que serve, como usar e efeitos colaterais com o uso da Oxicodona. A oxicodona é prescrita com maior frequência na forma de comprimidos para ser administrada por via oral, muitos que procuram abusar da droga vão esmagar o comprimido para inalá-lo ou dissolvê-lo em uma solução para injetá-lo em uma veia.

Isso é feito com mais frequência em tablets com uma função de liberação de tempo, pois é uma maneira de obter os efeitos de uma só vez.

oxicodona
oxicodona

O que é oxicodona?

A oxicodona é uma medicação para dor opioide, às vezes é chamado de narcótico ele é usada para tratar a dor moderada a grave. A forma de liberação prolongada é para o tratamento ininterrupto da dor e não deve ser usada conforme a necessidade de dor.

Comprimidos de liberação prolongada de oxicodona e cápsulas de liberação prolongada não devem ser usados ​​para tratar a dor que pode ser controlada com medicação que é tomada quando necessário.

Além disso, esses comprimidos devem ser usados ​​apenas para tratar pessoas que são tolerantes (acostumadas aos efeitos da medicação) a medicamentos opioides porque tomaram esse tipo de medicamento por pelo menos uma semana. A oxicodona pertence a uma classe de medicamentos chamados analgésicos opiáceos (narcóticos).

Para que serve a oxicodona?

Este medicamento é usado para aliviar a dor grave contínua (como a provocada pelo câncer). A oxicodona pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como analgésicos opiáceos (narcóticos).

funciona no cérebro mudando a forma como o seu corpo se sente e responde à dor.

As maiores concentrações desta droga (mais de 40 miligramas por comprimido) devem ser usadas somente se você estiver regularmente tomando quantidades moderadas a grandes de um analgésico opiáceo.

Esses pontos fortes podem causar overdose (até mesmo a morte) se forem tomados por uma pessoa que não tenha tomado regularmente opioides.

Não use a forma de liberação prolongada de oxicodona para aliviar a dor que é leve ou que desaparece em poucos dias. Este medicamento não é para uso ocasional (“conforme necessário”).

Como usar oxicodona?

Leia a bula fornecido pelo seu farmacêutico antes de tomar oxicodona de liberação prolongada e cada vez que receber uma nova remessa. Caso tenha alguma dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.

Tome este medicamento com ou sem alimentos, geralmente a cada 12 horas. Caso tenha náusea, pode ajudar a tomar este medicamento com alimentos.

Pergunte ao seu médico ou farmacêutico sobre outras maneiras de diminuir a náusea (como deitar por 1 a 2 horas com o mínimo de movimento da cabeça possível). Caso a náusea persista, consulte o seu médico.

  • Engula os comprimidos inteiros.
  • Não quebre, esmague, mastigue ou dissolva os comprimidos.
  • Isso pode liberar toda o remédio de uma só vez, aumentando o risco de overdose de oxicodona.

Para diminuir a chance de engasgar ou ter problemas para engolir o comprimido, tome somente um comprimido por vez caso a dose seja mais de um comprimido. Não pré-molhe, lamba ou molhe o comprimido antes de colocá-lo na boca.

Beba bastante água com cada comprimido para engoli-lo completamente.

A dosagem é baseada em seu problema médico e resposta ao tratamento. Não aumente sua dose, tome a medicação com mais frequência ou a tome por mais tempo do que o prescrito. Interrompa a medicação quando estiver dirigindo.

Antes de tomar este medicamento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico caso deva interromper ou mudar a forma como usa o seu outro medicamento opióide. Outros analgésicos (como paracetamol e ibuprofeno) também podem ser prescritos.

Pergunte ao seu médico ou farmacêutico sobre o uso seguro de oxicodona com outros remédios.

oxicodona
oxicodona

Precações:

  • Não compartilhe este medicamento com os outros. Compartilhar é contra a lei.
  • Este medicamento foi prescrito apenas para o problema atual.
  • Não use mais tarde para outro problema, a menos que seja indicado pelo seu médico.
  • Uma medicação diferente pode ser necessária nesse caso.

Pergunte ao seu médico ou farmacêutico caso tenha naloxona disponível para tratar a overdose de opiáceos. Ensine sua família ou membros da família sobre os sinais de uma overdose de opiáceos e como tratá-la.

O que devo fazer se esquecer de tomar?

Caso esqueça uma dose, pule a dose esquecida. Tome sua próxima dose no horário regular. Não duplique a dose para recuperar o atraso.

Armazenamento de oxicodona:

  • Armazene em temperatura ambiente longe de luz e umidade.
  • Não armazene no banheiro.
  • Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação.
  • Não descarte os medicamentos no vaso sanitário ou em um ralo, a menos que seja recomendado.
  • Descarte este produto adequadamente quando expirar ou não for mais necessário.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.