Panarício – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, o Panarício é uma infecção viral onde pequenas bolhas se formam nos dedos e na área carnuda ao redor da ponta dos dedos. Essas feridas ou bolhas são muitas vezes dolorosas e se desenvolvem após contato direto com uma ferida infectada.
O Panarício, popularmente conhecida como paroníquia ou unheiro, é uma infecção da pele localizada ao redor da unha da mão ou do pé, que normalmente tem como agente etiológico a levedura Candida albicans e, em raros casos, bactérias, contudo, pode ser causada por outros fungos que não pertencem a C. albicans.
A Panarício é uma afecção comum em indivíduos com alterações da circulação dos dedos e que estão em contato constante com água, ou crianças que apresentam o hábito de colocar o dedo na boca copiosamente. É comum em pacientes diabéticos que mexem com água por muito tempo. Pode resultar também de traumas da região, como roer ou palitar a unha, ou devido à manipulação inadequada da cutícula.
Causas: As principais causas do Panarício são infecções nos dedos das mãos ou dos pés por bactérias do tipo estafilococos (geralmente Staphylococcus aureus) ou estreptococos. Algumas condições tais como um meio úmido, pode promover o desenvolvimento desta bactéria. A entrada no dedo pode ser favorecida por uma mordida, uma farpa ou uma ferida.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Sintomas: São diversos os sinais e sintomas do Panarício, podem ser observadas pequenas inflamações, sem dor muito considerável, após dois ou três dias, a dor aumenta, tornando-se pulsante e também surge o pus no abcesso. Essa condição dolorosa e inflamatória pode se estender por várias semanas e pode ocorrer febre.
Em casos de longa duração do Panarício e quantidade grande de pus, o ideal é consultar um médico para retirar o pus. É desaconselhável tentar retirar o pus em casa, já que pode contaminar ainda mais o local e piorar o caso.
Diagnóstico: A aparência de uma dor ou bolha no seu dedo não é geralmente motivo de preocupação. Algumas feridas são devidas a fricção, picadas de insetos ou lesões, e geralmente se curam por conta própria. No entanto, se você desenvolver um bolso doloroso de pus, chamado abscesso, no dedo e não pode identificar uma causa, consulte o seu médico.
Os médicos geralmente podem identificar infecções virais com base na aparência de feridas ou lesões. Se o seu médico suspeitar do Panarício, um esfregaço de pele ou exame de sangue pode confirmar ou descartar a perda de peso herpético causado pelo Panarício.
Possíveis Complicações: Devido à natureza contagiosa, você deve manter a área coberta até que ela cure. Se você não fizer isso, o Panarício pode se espalhar para outras partes do seu corpo ou infectar outras pessoas. Usar luvas enquanto limpa uma área infectada também evita espalhar a infecção para outras partes do seu corpo.
Tratamentos: O tratamento pode ser feito lavando a região afetada com um sabonete, desintoxicante, que limpa e desinfectada a pele e passando uma pomada cicatrizante.
O Panarício, geralmente, dura de 3 a 10 dias e o tratamento deve ser mantido até a completa regeneração da pele. Durante o tratamento do Panarício nas mãos é aconselhado não deixar as mãos molhadas, utilizando luvas sempre que for lavar a louça ou a roupa, e no tratamento do Panarício nos pés, o ideal é não usar sapatos fechados.