Pápula – Causas, Sintomas e Tratamentos que precisamos saber. Além disso, a Pápula é um tipo de lesão que acontece na pele, sendo normalmente menor que um centímetro de diâmetro, podendo ainda caracterizar-se por mudanças na cor e na textura da pele.
Frequentemente, a Pápula podem se agrupar e gerar uma erupção cutânea. A Pápula também podem estar associados com características secundárias, como crostas ou escamas. Normalmente a Pápula não é grave e é possível resolvê-la com tratamentos caseiros.
A Pápula são provocadas pela acumulação de vários tipos de elementos nas camadas superficiais da pele, podendo tratar-se, por exemplo, de células defensivas, como acontece em alguns processos inflamatórios, de células da própria epiderme, como no caso da Pápula, ou até de lípidos, no caso dos denominados xantomas. A Pápula resulta de lesões elementares de numerosas afecções cutâneas, tais como a urticária, as febres eruptivas e o líquen (doença inflamatória de causa desconhecida que atinge a pele, mucosas visíveis, unhas e cabelos).
Causas da Pápula: São vários os fatores que podem ocasionar o aparecimento da Pápula, mas os principais são:
- Dermatites;
- Varicela;
- Eczema;
Além destes, a Pápula também pode ser causada por candidíase cutânea, que é uma infecção da pele causada por fungos. Outras possíveis causas, embora menos comum, podem também causar Pápula:
- Uma reação adversa a um medicamento;
- Líquen plano (uma doença não contagiosa da pele que muitas vezes ocorre no pulso e é caracterizada por inchaços brilhantes, vermelho-púrpura);
- Psoríase (uma doença de pele caracterizada por pele vermelha, dura e escamosa);
- Herpes (uma erupção cutânea e bolhas dolorosas causada por um vírus – herpes zoster);
- Lepra (uma doença caracterizada por feridas na pele, fraqueza muscular e danos nos nervos);
- Acrodermatite (uma condição da pele infantil que tem sido associada com os vírus como hepatite B);
- Picadas de insetos.
Sintomas de Pápula:
- Surgimento de lesões na pele;
- Crostas ou escamas no local da lesão;
- Erupção cutânea.
Tratamento da Pápula: Na maioria dos casos, pode-se tratar a Pápula eficazmente em casa. Evitar materiais que irritem a pele podem ajudar a limpar a Pápula. Alguns passos adicionais no tratamento da Pápula incluem:
- Não esfregar a pele durante a limpeza;
- Usar água morna, não quente, e sabonetes suaves quando for se lavar;
- Não colocar maquiagem ou cremes na área afetada;
- Tentar excluir qualquer maquiagem ou loção como a causa, pela interrupção do seu uso e observando os efeitos da exclusão;
- Deixar a área afetada obter o máximo de ar possível.
Obs: Se uma pessoa ou seu filho tiver Pápula, como resultado da varicela, o único tratamento é deixar a Pápula seguir seu curso. No entanto, deve conversar com o médico se o filho for um recém-nascido ou uma criança, tiver eczema, ou se possui um sistema imunológico enfraquecido.