O paracetamol e um medicamento é indicado, para a redução da febre e o alívio temporário de dores leves a moderadas, tais como: Dores associadas a resfriados comuns, dor de cabeça, dor no corpo, dor de dente, dor nas costas, dores musculares, dores leves associadas a artrites e dismenorreia.
O que é paracetamol?
O paracetamol (acetaminofeno) é um analgésico e um redutor da febre. O mecanismo exato de ação de não é conhecido. Além disso, ele é usado para tratar muitas condições, como dor de cabeça, dores musculares, artrite, dores nas costas, dores de dente, resfriados e febres.
Alivia a dor na artrite leve, mas não tem efeito sobre a inflamação subjacente e inchaço da articulação. Portanto, ele também pode ser usado para outras finalidades não listadas neste guia de medicação.
Precauções antes de tomar paracetamol:
Pergunte a um médico ou farmacêutico se é seguro tomar paracetamol se você tem:
- doença hepática;
- uma história de alcoolismo.
Não se sabe se este medicamento irá prejudicar o feto. Antes de usar -lo, informe o seu médico se estiver grávida. Este medicamento pode passar para o leite materno e pode prejudicar o bebê em amamentação. Não use esse Medicamento sem informar o seu médico se estiver a amamentar um bebé.
Como devo usar paracetamol?
Use paracetamol exatamente como indicado no rótulo ou conforme prescrito pelo seu médico. Não use mais deste medicamento do que o recomendado. Uma overdose pode causar sérios danos. A quantidade máxima para adultos é de 1 grama (1000 mg) por dose e 4 gramas (4000 mg) por dia. Usar mais esse medicamento pode causar danos ao fígado.
Se beber mais do que três bebidas alcoólicas por dia, fale com o seu médico antes de tomar paracetamol e nunca use mais de 2 gramas (2000 mg) por dia. Se você está tratando uma criança, use uma forma pediátrica. Siga cuidadosamente as instruções de dosagem na etiqueta do medicamento. Não dê a medicação a uma criança com menos de 2 anos de idade sem o conselho de um médico.
Meça a forma líquida com uma colher ou copo de medição especial, e não com uma colher de mesa normal. Se você não tiver um dispositivo de medição da dose, pergunte ao seu farmacêutico. Você pode precisar agitar o líquido antes de cada uso. Siga as instruções no rótulo do medicamento.
O comprimido mastigável de paracetamol deve ser mastigado antes de ser engolido. Certifique-se de que suas mãos estejam secas ao manusear o comprimido de desintegração. Coloque o comprimido na sua língua. Começará a dissolver imediatamente. Não engula o tablete inteiro. Deixe-o dissolver na boca sem mastigar.
Para usar os grânulos efervescentes de paracetamol, dissolver um pacote de grânulos em pelo menos 4 onças de água. Mexa essa mistura e beba tudo logo de cara. Para se certificar de que recebe a dose completa, adicione um pouco mais de água ao mesmo copo, agite suavemente e beba imediatamente.
Não tome um supositório paracetamol por via oral. É para uso somente em seu reto. Lave as mãos antes e depois de inserir o supositório. Tente esvaziar o seu intestino e bexiga antes de usar o supositório. Remova o invólucro externo do supositório antes de inseri-lo. Evite manusear o supositório por muito tempo ou ele derreterá em suas mãos.
Pare de usar paracetamol e chame seu médico se:
- você ainda tem febre depois de 3 dias de uso;
- Ainda sente dor após 7 dias de uso (ou 5 dias se estiver tratando uma criança);
- você tem uma erupção cutânea, dor de cabeça contínua ou qualquer vermelhidão ou inchaço;
- se os seus sintomas piorarem, ou se tiver novos sintomas.
Os testes de glicose na urina podem produzir resultados falsos enquanto você estiver tomando paracetamol. Fale com o seu médico se for diabético e notar alterações nos seus níveis de glicose durante o tratamento. Guarde o medicamento à temperatura ambiente longe do calor e da umidade. Os supositórios retais podem ser armazenados à temperatura ambiente ou na geladeira.
O que acontece se eu perder uma dose de paracetamol?
Como o paracetamol é frequentemente usado somente quando necessário, você pode não estar em um esquema de dosagem. Se você estiver usando a medicação regularmente, use a dose esquecida assim que se lembrar. Além disso, se estiver quase na hora da próxima dose regularmente agendada, pule a dose esquecida e use a próxima dose como indicado. Não use remédios extras para compensar a dose esquecida.
O que acontece se der overdose de paracetamol?
Procure atendimento médico de emergência se achar que usou muito esse medicamento. Os primeiros sinais de uma overdose de paracetamol incluem perda de apetite, náusea, vômito, dor de estômago, sudorese e confusão ou fraqueza. Sintomas posteriores podem incluir dor na parte superior do estômago, urina escura e amarelamento da pele ou da parte branca dos olhos.
O que devo evitar se tomar paracetamol?
Não use qualquer outro remédio para tosse, resfriado, alergia ou analgésicos sem antes consultar seu médico ou farmacêutico. Além disso, este medicamento está contido em muitos medicamentos combinados. Se você usar certos produtos juntos, você pode usar muito o medicamento acidentalmente.
Leia o rótulo de qualquer outro medicamento que você está usando para ver se ele contém, acetaminofeno ou APAP. Evite beber álcool enquanto estiver tomando este medicamento. O álcool pode aumentar o risco de danos no fígado.
Efeitos colaterais de paracetamol:
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver algum destes sinais de uma reação alérgica a este medicamento: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta. Pare de usar este medicamento e chame seu médico imediatamente se você tiver um efeito colateral grave, como:
- febre baixa com náusea, dor de estômago e perda de apetite;
- urina escura, fezes cor de argila;
- icterícia (amarelecimento da pele ou olhos).
Esta não é uma lista completa dos efeitos colaterais do paracetamol e outros podem ocorrer. Ligue para o seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA em 1-800-FDA-1088.
Dosagem do paracetamol:
Informação de dosagem habitual para adultos com febre:
- Diretrizes gerais de dosagem: 325 a 650 mg a cada 4 a 6 horas ou 1000 mg a cada 6 a 8 horas por via oral ou retal.
- Paracetamol 500mg comprimidos: Dois comprimidos de 500 mg por via oral a cada 4 a 6 horas
- Dose habitual em adultos para a dor:
- Diretrizes gerais de dosagem: 325 a 650 mg a cada 4 a 6 horas ou 1000 mg a cada 6 a 8 horas por via oral ou retal.
- Paracetamol 500mg comprimidos: Dois comprimidos de 500 mg por via oral a cada 4 a 6 horas
Que outras drogas afetarão o paracetamol?
Pode haver outras drogas que podem interagir com o paracetamol. Além disso, informe o seu médico sobre todos os medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas, minerais, produtos à base de plantas e medicamentos prescritos por outros médicos. Não comece um novo medicamento sem informar o seu médico.
Outras informações:
- Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use este medicamento apenas para a
- indicação prescrita.
- Sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas circunstâncias pessoais.